Dúvida sobre tensão de tomada

Responder
faggurgle
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 jan 2023, 20:03
Profissão: Estudante
Localização: Minas Gerais

Dúvida sobre tensão de tomada

Mensagem por faggurgle »

Boa tarde.

Preciso converter essa tomada de 220v para 110v. Vi tutorias no YouTube de como fazer, mas os tutoriais sempre falam que a tomada vai ter dois fios vermelhos ou pretos, que carregam a tensão, e um azul, que é o neutro. Mas, nessa tomada e nas outras do meu quarto também, eu tenho dois brancos, um amarelo (ou verde, não sei porque sou daltônico kk) e um azul. Já tentei de todas as combinações possíveis, mas a tomada só acende meu medidor de tensão se for o branco e o amarelo conectados, e sempre dá 220v.

Então como eu faço pra mudar pra 110v? Obrigado!!
Anexos
16727762571296653299771098961619.jpg


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Dúvida sobre tensão de tomada

Mensagem por mromeiro »

Viva,

Já em muitos outros tópicos do fórum se falou que no Brasil é comum não serem respeitadas as cores, o que dificulta a tarefa.
O fio verde / amarelo/ amarelo e verde, deveria ser para a terra, pelo que deve ser apenas usado para esse fim, e não para passar corrente.
Se ligar errado pode acontecer que ao ligar algo nessa tomada, passe a dar choque elétrico se tocar num qualquer equipamento que até pode estar ligado noutra divisão da casa!

Quando à questão de ter a tomada a 110V.
Na sua região, qual é a tensão disponibilizada?
- monofasico 127V / bifasico 220V / trifasico 220V?
- monofasico 220V / bifasico 380V / trifásico 380V?
- monofásico 110V / bifasico 220V?
- outra combinação que desconheço (pois no brasil cara região pode ter uma combinação diferente)?

Se na sua região não tiver a combinação monofásico 110 ou monofásico 127 (que apesar de não ser 110, é próximo e pelo menos alguns equipamentos funcionam), então não vai conseguir.
Se tive a combinação dos 100(ou 127), então terá de procurar a combinação certa dia fios sem usar o fio de terra.
Pode apenas usá-lo para medir, até encontrar um fio com 110 (ou 127) e outro com 0 (e que não seja também a terra).

Como apresenta não estar muito à vontade com a eletricidade, o melhor mesmo é chamar um eletricista.
Responder

Voltar para “Regras e instruções de funcionamento”