Cabo de alimentação ao quadro geral

Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por Cyberthug »

Bom dia a todos,

Que cabo aconselham para alimentação do contador ao quadro geral ?

Enterrado, distância 70m, potência 10,35KVA e vai ter certificação.

Obrigado


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. para 10.35 kva a 70m tem de ser cabo de 70mm em aluminio, com duas caixas de transição,digo aluminio por ser mais economico.a entrada é monofasico. cump
Avatar do Utilizador
PVolt
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 20 nov 2022, 15:32
Profissão: Electricista
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por PVolt »

Bom dia!

Alguns factores a ter em conta:

- Tipo de isolamento e bainha (materiais);

- Natureza (cobre ou alumínio - o caro colega Pedro Caetano tinha proposto, no comentário anterior, condutores em alumínio, o que, dado o comprimento dos mesmos, é uma boa hipótese em termos de preço);

- Características do solo (temperatura, níveis de humidade, resistividade térmica, ...).

Umas boas entradas e feliz ano novo para todos!
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por Promax »

Boas,

Fiquei com dúvidas em relação ao primeiro post.

Fiz cálculos básicos, numa app e deu 16mm2, com 70m 40 °C. Está certo?

Obrigado
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por elfo106 »

Ia fazer a mesma pergunta. Para 10,35kVA e 70m deu-me secção de 16mm.
Há legalmente alguma secção mínima que se tem de respeitar quando o cabo está enterrado e daí terem sugerido os 70mm ou as minhas contas estão mal?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
Avatar do Utilizador
PVolt
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 20 nov 2022, 15:32
Profissão: Electricista
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por PVolt »

pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 21:08 boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
Verdade! Nestas coisas, tem que se seguir o estipulado.
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por elfo106 »

pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 21:08 boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
Peço desculpa por ter incomodado com a minha pergunta.
PVolt Escreveu: 31 dez 2022, 21:51 Verdade! Nestas coisas, tem que se seguir o estipulado.
Precisamente por querer seguir o estipulado é que questionamos...

Promax Escreveu: 31 dez 2022, 17:33 Boas,

Fiquei com dúvidas em relação ao primeiro post.

Fiz cálculos básicos, numa app e deu 16mm2, com 70m 40 °C. Está certo?

Obrigado
As minhas contas estavam mal feitas. Estava a considerar um máximo de 5% de queda de tensão mas os condutores à entrada das instalações têm regras específicas. Segundo as RTIEBT:

"803.2.4.4.2 As secções dos condutores usados nos diferentes troços das instalações colectivas e
entradas devem ser tais que não sejam excedidos os valores de queda de tensão seguintes:
a) 1,5 %, para o troço da instalação entre os ligadores da saída da portinhola e a origem da
instalação eléctrica (de utilização), no caso das instalações individuais; "

Portanto se refizer o cálculo considerando uma queda de tensão máxima de 1,5% verá que a secção mínima deverá ser de 50mm se utilizar um condutor de cobre ou 70mm se for de alumínio.
Avatar do Utilizador
PVolt
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 20 nov 2022, 15:32
Profissão: Electricista
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por PVolt »

elfo106 Escreveu: 31 dez 2022, 22:24
pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 21:08 boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
Peço desculpa por ter incomodado com a minha pergunta.
PVolt Escreveu: 31 dez 2022, 21:51 Verdade! Nestas coisas, tem que se seguir o estipulado.
Precisamente por querer seguir o estipulado é que questionamos...

Promax Escreveu: 31 dez 2022, 17:33 Boas,

Fiquei com dúvidas em relação ao primeiro post.

Fiz cálculos básicos, numa app e deu 16mm2, com 70m 40 °C. Está certo?

Obrigado
As minhas contas estavam mal feitas. Estava a considerar um máximo de 5% de queda de tensão mas os condutores à entrada das instalações têm regras específicas. Segundo as RTIEBT:

"803.2.4.4.2 As secções dos condutores usados nos diferentes troços das instalações colectivas e
entradas devem ser tais que não sejam excedidos os valores de queda de tensão seguintes:
a) 1,5 %, para o troço da instalação entre os ligadores da saída da portinhola e a origem da
instalação eléctrica (de utilização), no caso das instalações individuais; "

Portanto se refizer o cálculo considerando uma queda de tensão máxima de 1,5% verá que a secção mínima deverá ser de 50mm se utilizar um condutor de cobre ou 70mm se for de alumínio.
Espero que não me leve a mal, caro colega.

Olhe, sem querer desmerecer qualquer software, ou a sua utilidade prática para certas coisas, não há nada como as regras. É um apoio e essencial para o ofício, se bem que este fórum também existe para que haja entreajuda e troca de informação, o que é excelente.

Pessoalmente, considero que o livro das RTIEBT, que é boa leitura, só peca por não ser tão organizado quanto isso a nível do índice. Mas, como tudo, com o uso e com a experiência, lá se vai conhecendo "os cantos à casa".

Boas entradas e bom 2023 para todos!
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por elfo106 »

PVolt Escreveu: 31 dez 2022, 22:46 Espero que não me leve a mal, caro colega.

Olhe, sem querer desmerecer qualquer software, ou a sua utilidade prática para certas coisas, não há nada como as regras. É um apoio e essencial para o ofício, se bem que este fórum também existe para que haja entreajuda e troca de informação, o que é excelente.

Pessoalmente, considero que o livro das RTIEBT, que é boa leitura, só peca por não ser tão organizado quanto isso a nível do índice. Mas, como tudo, com o uso e com a experiência, lá se vai conhecendo "os cantos à casa".

Boas entradas e bom 2023 para todos!
Não levo a mal :)
Para esclarecer, eu não usei nenhum software. Fiz as contas com base na parte 5 e considerando as quedas de tensão descritas na secção 525 (neste caso considerei os 5%) porque não sabia que o condutor à entrada estava sujeito a regras diferentes que estão descritas na parte 8 das RTIEBT.

Refazendo as contas já bate certo, eu é que simplesmente não estava a perceber o porquê da diferença entre o meu resultado e o vosso.
Avatar do Utilizador
PVolt
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 20 nov 2022, 15:32
Profissão: Electricista
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por PVolt »

elfo106 Escreveu: 31 dez 2022, 23:04
PVolt Escreveu: 31 dez 2022, 22:46 Espero que não me leve a mal, caro colega.

Olhe, sem querer desmerecer qualquer software, ou a sua utilidade prática para certas coisas, não há nada como as regras. É um apoio e essencial para o ofício, se bem que este fórum também existe para que haja entreajuda e troca de informação, o que é excelente.

Pessoalmente, considero que o livro das RTIEBT, que é boa leitura, só peca por não ser tão organizado quanto isso a nível do índice. Mas, como tudo, com o uso e com a experiência, lá se vai conhecendo "os cantos à casa".

Boas entradas e bom 2023 para todos!
Não levo a mal :)
Para esclarecer, eu não usei nenhum software. Fiz as contas com base na parte 5 e considerando as quedas de tensão descritas na secção 525 (neste caso considerei os 5%) porque não sabia que o condutor à entrada estava sujeito a regras diferentes que estão descritas na parte 8 das RTIEBT.

Refazendo as contas já bate certo, eu é que simplesmente não estava a perceber o porquê da diferença entre o meu resultado e o vosso.
Peço desculpa, nem sei de onde tirei a ideia de que tinha recorrido a um software. Perdoe-me o lapso.

Fez o cálculo analiticamente, o que é sempre bom (para mim, que também gosto dessas coisas).

Bom, isso foi apenas uma distração, coisas normais quando se fazem cálculos no papel, que foi rapidamente emendada da sua parte! :V

Sinceros cumprimentos, caros colegas!
Avatar do Utilizador
PVolt
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 20 nov 2022, 15:32
Profissão: Electricista
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por PVolt »

PVolt Escreveu: 01 jan 2023, 00:59
elfo106 Escreveu: 31 dez 2022, 23:04
PVolt Escreveu: 31 dez 2022, 22:46 Espero que não me leve a mal, caro colega.

Olhe, sem querer desmerecer qualquer software, ou a sua utilidade prática para certas coisas, não há nada como as regras. É um apoio e essencial para o ofício, se bem que este fórum também existe para que haja entreajuda e troca de informação, o que é excelente.

Pessoalmente, considero que o livro das RTIEBT, que é boa leitura, só peca por não ser tão organizado quanto isso a nível do índice. Mas, como tudo, com o uso e com a experiência, lá se vai conhecendo "os cantos à casa".

Boas entradas e bom 2023 para todos!
Não levo a mal :)
Para esclarecer, eu não usei nenhum software. Fiz as contas com base na parte 5 e considerando as quedas de tensão descritas na secção 525 (neste caso considerei os 5%) porque não sabia que o condutor à entrada estava sujeito a regras diferentes que estão descritas na parte 8 das RTIEBT.

Refazendo as contas já bate certo, eu é que simplesmente não estava a perceber o porquê da diferença entre o meu resultado e o vosso.
Peço desculpa, nem sei de onde tirei a ideia de que tinha recorrido a um software. Perdoe-me o lapso.

Fez o cálculo analiticamente, o que é sempre bom (para mim, que também gosto dessas coisas).

Bom, isso foi apenas uma distracção, coisas normais quando se fazem cálculos no papel, que foi rapidamente emendada da sua parte! :V

Sinceros cumprimentos, caros colegas!
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por Cyberthug »

pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 12:12 boas. para 10.35 kva a 70m tem de ser cabo de 70mm em aluminio, com duas caixas de transição,digo aluminio por ser mais economico.a entrada é monofasico. cump
Bom Ano a todos…

Que tipo de cabo ?
Para que servem as caixas de transição e que tipo de caixas são ?

Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. terá de pedir a um tecnico para executar esse trabalho, as caixas são para fazer a transição do cabo de aluminio para o de cobre, e só ele é que sabe como executar, assim como o cabo. cump
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cabo de alimentação ao quadro geral

Mensagem por Cyberthug »

pedro caetano Escreveu: 02 jan 2023, 12:04 boas. terá de pedir a um tecnico para executar esse trabalho, as caixas são para fazer a transição do cabo de aluminio para o de cobre, e só ele é que sabe como executar, assim como o cabo. cump
Boas, então pode ser fio V em tubo enterrado ?
Responder

Voltar para “Dúvidas”