Diferencial de 300ma

Luisfpio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 dez 2022, 10:34
Profissão: Comercial
Localização: Aveiro

Diferencial de 300ma

Mensagem por Luisfpio »

Bom dia a todos,

Antes demais quero agradecer a vossa atenção, e como sou leigo nestas matérias, solicito a vossa ajuda, e compreensão para a falta de domínio dos termos.

Tenho uma situação em casa, em que o diferencial salta recorrentemente. Demora até cerca de 1hora para acontecer. O diferencial salta, mesmo com todos os disjuntores da casa desligados, o que leva a querer que será algo exterior.

Por sugestão e explicação de técnico que me foi avaliar o problema, substituímos para um diferencial de 300mas, que efetivamente, deixou de saltar, mas naturalmente que o problema não ficou resolvido, porque simplesmente o técnico após muitas horas não o conseguiu identificar.

A minha pergunta é: será perigoso ficar com esse diferencial de 300ma se não conseguirmos identificar e resolver o problema?

P.s. Não tenho banheiras de hidromassagem, que pelo que li, é o mais perigoso.

Obrigado,


elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

Caro Luis, diagnosticar isso à distância não é fácil mas comece por nos mostrar uma foto do quadro eléctrico para ver se algum consegue ajudar.
Qual era o diferencial que tinha antes?
Se diz que desliga os disjuntores todos e mesmo assim o diferencial dispara, pode ser uma passagem entre neutro e terra...
Luisfpio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 dez 2022, 10:34
Profissão: Comercial
Localização: Aveiro

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por Luisfpio »

Em anexo coloquei foto do quadro, neste caso quando, momentaneamente sem o diferencial (não estou em casa para tirar nova foto). O diferencial era um hager CDC 240p de 30mA. Agora o que está colocado é um de 300mA, enquanto não conseguimos descobrir o que causa o problema.

Compreendo que o diagnóstico à distância é quase impossível, e por isso a minha pergunta era até mais pela v/ opinião, relativamente ao problema de ficar com um diferencial de 300mA, no caso de continuarmos sem detetar o problema. Claro que se me derem input sobre eventuais causas, ainda melhor!

Muito obrigado.
Anexos
received_875870670279471.jpeg
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por Promax »

Boa tarde,

Como foi dito pode ser entre neutro e terra.

Se colocasse um de 30mA novo e o problema persistisse seria do diferencial de 30mA antigo.

O técnico viu alguma tomada?
Pode ser humidade em tomadas, entre neutro e terra, num diferencial de 30mA deve ser o suficiente para ele atuar.

Isto na minha humilde opinião.


Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por pedro caetano »

boas. uma das causas é ter muitos dijuntores pendurados num diferencial neste caso 30ma. neste caso tem 17 dijuntores devia ter pelo menos 2 diferenciais nesse quadro assim é quase de certo que vai dar problema, e não se devia de alterar o valor, isto colocar outro mais alto. cump
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

Luisfpio Escreveu: 27 dez 2022, 12:32 e por isso a minha pergunta era até mais pela v/ opinião, relativamente ao problema de ficar com um diferencial de 300mA,
Muito obrigado.
Não tendo nenhum termoacumulador, nem banheira de hidromassagem ou tomadas ou toalheiro eléctrico na zona de banhos etc, penso que por lei não precisa de ter o diferencial de 30mA. Alguém me corrija se estiver enganado pf! No entanto, mesmo assim, ficava muito melhor servido com um de 30mA porque em caso de descarga eléctrica numa pessoa, quando mais mA tiver o diferencial, maior a probabilidade dessa descarga ter consequências permanentes ou até provocar a morte e 300mA já dá para apanhar um valente "esticão".

Eu no seu lugar preferia corrigir o problema e ficar com o de 30mA mas pronto, digamos que não é o fim do mundo se mantiver os 300mA...
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

pedro caetano Escreveu: 27 dez 2022, 15:52 boas. uma das causas é ter muitos dijuntores pendurados num diferencial neste caso 30ma. neste caso tem 17 dijuntores devia ter pelo menos 2 diferenciais nesse quadro assim é quase de certo que vai dar problema, e não se devia de alterar o valor, isto colocar outro mais alto. cump
O OP diz que o diferencial vai abaixo mesmo com os disjuntores todos desligados.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por pedro caetano »

boas. seja como for isso não se faz acha bem colocar 17 dijuntores num diferencial como eu vejo por ai não se devia por mais de 8 cump
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

pedro caetano Escreveu: 27 dez 2022, 16:00 boas. seja como for isso não se faz acha bem colocar 17 dijuntores num diferencial como eu vejo por ai não se devia por mais de 8 cump
Concordo consigo, mas não será isso que está a causar o disparo neste caso em concreto. Ou pelo menos não será só isso.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por pedro caetano »

boas. pois isso agora pode ser uma passagem como diz entre o neutro e a terra dentro de algum tubo que venche de agua por condensação. mas é como digo se tiver 2 diferenciais fica com luz num setor dai ser benefico. se fosse utilizado dijuntores bipolares era facil de detetar o problema
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por Promax »

Fiquei curioso, porquê 8 disjuntor por diferencial?

E porquê não pode ter por exemplo 20 disjuntores no mesmo diferencial?


Cumps
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por pedro caetano »

boas porque tantos? leia o artigo certiel. na frança só se pode por o max 8. é por isso que dá buraco é tudo a poupar . cump
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

Não dá buraco pela certa mas pode dar. O motivo prende-se essencialmente com a existência de filtros EMI existentes nos aparelhos que no seu funcionamento normal fazem uma fuga de corrente. Ora um diferencial de 30mA pode disparar a partir dos 15mA. Se estiverem muitos disjuntores pendurados no mesmo diferencial, isso quer dizer que podem estar muitos destes filtros a serem usados e somando as pequenas fugas em cada um deles pode dar-se o caso de atingir um valor suficiente para o diferencial disparar. Pelo menos a teoria é esta...
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por Promax »

Obrigado pela resposta, não sabia que os disjuntores faziam uma pequena fuga.

Perguntei mesmo porque não sabia.

Cumprimentos
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

Não são os disjuntores propriamente ditos, são os equipamentos que ligamos aos disjuntores.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”