Geladeira nao gela após inverter a polaridade

Responder
decrate
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 28 nov 2022, 21:43
Profissão: Músico
Localização: belém-pa

Geladeira nao gela após inverter a polaridade

Mensagem por decrate »

Boa tarde, sou novo no forum, tive um problema um tanto curioso com a minha geladeira Electrolux duas portas df45

minha geladeira estava gelando perfeitamente, um dia um eletricista veio em casa fazer uns reparos em algumas tomadas e aproveitei pra perguntá-lo se era comum tomar choques na geladeira, ele falou que as vezes era só inverter a posição da tomada, fez isso e continuou dando choque. acontece que percebi que depois disso a geladeira não gela mais. a função de mudar de temperatura não funciona, os bips na porta quando deixa ela aberta também não acontecem mais. A unica coisa que resta é as lampadas que continuam acesas e o led fica piscando na temperatura minima. alguma ideia de como resolver ou o que pode ter acontecido?

Seria possível só inverter o plug da tomada ter causado isso? O que será que o led piscando na temperatura minima quer dizer? só acho informações a respeito de piscar na temperatura máxima.


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Geladeira nao gela após inverter a polaridade

Mensagem por mromeiro »

Tem a certeza que era mesmo um eletricista?

Essa técnica de inverter a tomada já foi falada noutros tópicos aqui no fórum, e não resolve problema nenhum, e no máximo pode esconde-lo, e tratando-se de um problema que pode ser fatal, não convém continuar com ele.

Assim, para continuar a usar essa geladeira, deverá resolver o problema efetivo.

Para responder à questão que coloca, numa situação normal, inverter a tomada não tem qualquer problema, mas nesse caso, tem uma avaria e será sempre difícil de prever o que poderá acontecer ao inverter a tomada, ou fazer outra coisa qualquer.
Pode ter sido apenas coincidência, ou que o contacto que atualmente está a ser feito com a parte metálica, que antes estivesse mais próximo do neutro e ao inverter fique não próximo da fase e que possa ter queimado alguma coisa, etc.
Isto é apenas teoria do que possa ter acontecido, mas sem qualquer certeza, e provavelmente até nem foi isso que aconteceu.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”