Balastro em quadro elétrico

Responder
Jmmagomes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 20 nov 2022, 21:16
Profissão: Engenheiro
Localização: Porto

Balastro em quadro elétrico

Mensagem por Jmmagomes »

Boa noite,

Tenho a ideia de que os consumos de eletricidade na habitação em que vivo são elevados, tendo, desde que aqui vivo, procurado substituir os equipamentos que consomem mais energia por outros mais eficientes.

No entanto, continuo a achar que os consumos são elevados.

Tive recentemente um problema num disjuntor, e um amigo ajudou-me a substituí-lo. Ao abrir o quadro verificou que este tinha um balastro no circuito. O meu amigo não percebeu a necessidade desse elemento.

Trata-se de uma instalação residencial de um T2. O quadro tem 14 disjuntores, sendo que o fogão tem 3 disjuntores. Os restantes são para a iluminação, distribuída por 2 circuitos, tomadas, distribuídas por 3 circuitos, máquina de lavar a louça, máquina de lavar a roupa, campainha e
cilindro.

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar a perceber a função do balastro no quadro, se é um elemento essencial ou se o posso retirar e se será essa a razão para os consumos me parecerem elevados.

Muito obrigado
Anexos
9BBB0F87-E901-4B45-A773-E3FDF4A546C3.jpeg
F63A37E4-9D98-4EE4-8E6C-179C94DA499F.jpeg
D3C2E0A9-10E7-48BF-BFB8-E357CDAEAF6D.jpeg
F15B17D1-794F-4651-AA09-6B035BF75B63.jpeg


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Balastro em quadro elétrico

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " Jmmagomes"

Desejo a todo os foristas uma boa tarde!
Tal como muitos outros colegas, gostava de saber se o sobredito balastro se encontra ligado a algum equipamento
específico.

Outra questão, porque será que o amigo tem um circuito trifásico protegido por três disjuntores monofásicos, porquanto
o circuito devia estar protegido por disjuntor trifásico corte às três fases.
Uma última pergunta, será que o amigo tem algum equipamento trifásico?

Talvez depois destas perguntas respondidas,haja por aqui alguém para lhe falar sobre a questão colocada acima.



Cptos
JAG
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Balastro em quadro elétrico

Mensagem por pedro caetano »

boas.é balastro ou é transformador? parece-me mais transformador muitas vezes colocava-se no quadro, mas não deve misturar-se correntes fracas com fortes. quanto aos dijuntores tem id trifasico e dois mono que saem dum barramento de escada á partida deve ser assimque se faz agora se é preciso ter corrente trifasica isso é outro aspecto cump
Jmmagomes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 20 nov 2022, 21:16
Profissão: Engenheiro
Localização: Porto

Re: Balastro em quadro elétrico

Mensagem por Jmmagomes »

Agradeço as prontas respostas.
Quanto às questões colocadas, vou procurar responder da melhor forma, ainda que não possa ter a certeza.
1) não sei se o balastro (se é que é mesmo um balastro) protege algum equipamento; eu não tenho qualquer equipamento fora do comum; só o fogão e máquina de lavar louça é que penso que não estão ligados a tomada normal
2) a instalação está assim de origem, não tendo feito qualquer alteração à mesma; por isso não sei qual a razão de esta ter sido feita desta forma
3) penso que o fogão é trifásico
Cumprimentos,
J Gomes
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Balastro em quadro elétrico

Mensagem por rui14 »

será um transformador ? esses fios (branco e verde) de onde vem ?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Balastro em quadro elétrico

Mensagem por nelmindo »

Cheira a transformador.
Não tem 4 fios lá ligado?
Não há uma campainha por aí?
Jmmagomes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 20 nov 2022, 21:16
Profissão: Engenheiro
Localização: Porto

Re: Balastro em quadro elétrico

Mensagem por Jmmagomes »

Sim, ha uma campainha. Faz sentido que seja um transformador.
O problema é que baixei a potência contratada de 10,35kva para 4,60kva. Agora, quando ligo o forno ou a maquina de lavar a louça (sem ser em simultâneo), a eletricidade vai abaixo passados 2 ou 3 minutos.
Já desliguei todos os disjuntores, à exceção dos 3 do fogão, e só com o forno a eletricidade é cortada.
Não me parece ser possível que só um forno consuma mais do que a potência contratada de 4,60 kva.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Balastro em quadro elétrico

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “ Jmmagomes “

Será que o colega quando solicitou à E-Redes para lhe baixar a potência, disse à pessoa que o atendeu, que tinha uma instalação trifásica?
Pergunto isto porquê?
Porque ao verificar as fotos postadas, vejo nelas um disjuntor trifásico regulado para 15 A ou seja para 10.35 KVA, enquanto que a potência por si contratada de 4.6 não existe em trifásico.
Para essa potência, correspondem os seus 15 A iniciais, esta tipologia de disjuntores começa em 10, 15, 20, e 30 A. Depois existe uma outra versão, podendo esta ser diferencial ou não tal como na primeira versão, esta segunda versão começa em 30 A,
podendo ir até aos 60 A e, passando este a ser considerado cliente em BTNE.

Devo ainda referir que, o colega deve continuar com os três condutores ligados ao diferencial da E-Redes, shantados no borne interior do contador monofásico, sendo o contador trifásico sido substituído por monofásico, daí persistir a anomalia que descreve.

Permita-me que lhe faça uma ou duas perguntas referentes ao caso citado.
1º- Como fez o pedido? Verbal ou por escrito.
2º- Informou o atendedor explicando ter uma baixada e contador trifásico? Se sim o receptor, tendo a possibilidade de acesso ao seu contrato, explicou-se-lhe mal ou o colega poderá ter interpretado mal a conversa.
Isto porquê?
Porque o colega apesar de ter solicitado a presença de um amigo para substituir o dito disjuntor, o informou de que o quadro não estaria nas melhores condições elétricas.
Relativamente aos consumos elevados, talvez possam existir contagens em atraso, daí a existência de consumos elevados.
Os contadores modernos, chamados inteligentes, enviam os consumos para o centro de contagens da E-Redes.
Mais informo que só depois da E-Redes confirmar por escrito a mudança de contador, mais ou menos uma semana e, também confirmar por escrito que essa alteração foi efectuada, o contador passa a enviar a contagem diretamente para o centro de contagens. Só a partir desse momento, terá a factura mensal correspondente aos consumos efectuados.
Cptos


Cptos
JAG
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”