Disjuntor S8 Ref. 123.730

Responder
micdes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 08 jul 2022, 04:30
Localização: Cascais

Disjuntor S8 Ref. 123.730

Mensagem por micdes »

Caros membros,
Alguém me consegue descrever o que faz este componente, e com que o devo substituir num novo quadro elétrico.

A mim parece-me ser disjuntor trifásico com corte de neutro com uma corrente nominal de corte de 15A.
Parece-me que também inclui disjuntor diferencial de 500mA.

As minhas perguntar são:
1) Esses 15A são por fase, ou é a soma das 3 fases (e na realidade é de 5A por fase)?
2) Qual um exemplo de um componente atual que o substitua?
Anexos
20190827_133048.jpg


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor S8 Ref. 123.730

Mensagem por Mário »

Boas
micdes Escreveu: 08 jul 2022, 04:39 Caros membros,
Alguém me consegue descrever o que faz este componente, e com que o devo substituir num novo quadro elétrico.
A mim parece-me ser disjuntor trifásico com corte de neutro com uma corrente nominal de corte de 15A.
Parece-me que também inclui disjuntor diferencial de 500mA.
As minhas perguntar são:
1) Esses 15A são por fase, ou é a soma das 3 fases (e na realidade é de 5A por fase)?
2) Qual um exemplo de um componente atual que o substitua?
Os 15A são por fase
Esse não é da EDP?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Disjuntor S8 Ref. 123.730

Mensagem por maxxis »

micdes Escreveu: 08 jul 2022, 04:39 Caros membros,
Alguém me consegue descrever o que faz este componente, e com que o devo substituir num novo quadro elétrico.

A mim parece-me ser disjuntor trifásico com corte de neutro com uma corrente nominal de corte de 15A.
Parece-me que também inclui disjuntor diferencial de 500mA.

As minhas perguntar são:
1) Esses 15A são por fase, ou é a soma das 3 fases (e na realidade é de 5A por fase)?
2) Qual um exemplo de um componente atual que o substitua?
Como o colega disse são 15A por fase.

Esse disjuntor tinha a principal função de limitar a potência contratada (nesse caso eram os tais 15A), quando instalado pela EDP distribuição. Atualmente estão em desuso, pois esse controlo de potência é feito pelo contador.

Caso esteja a ser utilizado num equipamento pode substituir por um comum tetrapolar, segue um exemplo
Anexos
images.jpeg
images.jpeg (6.54 KiB) Visto 1074 vezes
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntor S8 Ref. 123.730

Mensagem por nelmindo »

Sendo um equipamento que normalmente é da propriedade da EDP, deve solicitar mais informações sobre a sua ou não substituição.
Por outro lado, pelas fotos verifico que o mesmo não tem os selos, logo a responsabilidade da EDP talvez tenha terminado no momento que foram quebrados...

Não querendo saber mais do que sei, este disjuntor foi instalado por quem? É que alguém podia ter este disjuntor por aí, e instalou-o como se fosse um disjuntor diferencial normal (que é, que cumpre a sua função para que foi estipulado!)
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”