Inscrição ANPC

Responder
tecnico@contratec.pt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 mai 2022, 16:30
Localização: Aveiro

Inscrição ANPC

Mensagem por tecnico@contratec.pt »

Caros Colegas,
Apesar de ser técnico eletricicta há algum tempo, nunca senti a necessidade de complementar o meu trabalho com a area da segurança.
No entanto numa reunião de obra recente com o Engenheiro Projectista, este alertou-me que agora para poder montar (e apenas para esta situação), os blocos autonomos de emeregência (que sempre foram da responsabilidade da especialidade de eletricidade), é obrigatorio a inscrição na ANPC ??? mesmo que não se faça sistemas de segurança.
Algum dos meus colegas tem alguma informação sobre esta situação? infelizmente não consegui encontrar qualquer tipo de informação a este respeito.

Obrigado

Jorge Melo


Jorge Melo
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Inscrição ANPC

Mensagem por luisilva78 »

tecnico@contratec.pt Escreveu: 27 mai 2022, 16:52 Caros Colegas,
Apesar de ser técnico eletricicta há algum tempo, nunca senti a necessidade de complementar o meu trabalho com a area da segurança.
No entanto numa reunião de obra recente com o Engenheiro Projectista, este alertou-me que agora para poder montar (e apenas para esta situação), os blocos autonomos de emeregência (que sempre foram da responsabilidade da especialidade de eletricidade), é obrigatorio a inscrição na ANPC ??? mesmo que não se faça sistemas de segurança.
Algum dos meus colegas tem alguma informação sobre esta situação? infelizmente não consegui encontrar qualquer tipo de informação a este respeito.

Obrigado

Jorge Melo
Essa informação está correcta. Eu, por exemplo, já fiz a formação geral e vou fazer brevemente a de iluminação de emergência (são sempre necessárias estas 2 formações para se poder inscrever na ANEPC). A lei que define a formação que o técnico responsável deve fazer entrou em vigor em 28/02/2022 (Despacho nº 11832/ 2021 de 30 de novembro). A lei que define a iluminação de emergência como equipamento de SCIE é mais antiga (Portaria n.º 208/2020 de 1 de setembro). A nota técnica da ANEPC que resume a regulamentação de iluminação de emergência no contexto de SCIE e a compara com as RTIEBT já tem perto de 1 ano também (pode ver a nota técnica #23 [ur=http://www.prociv.pt/bk/SEGCINCENDEDIF/ ... 21.09.pdfl]aqui[/url]).

Não se esqueça que mais dia menos dia, também vai ter que fazer formação para continuar inscrito na DGEG.

Não é só preciso estar inscrito na ANEPC para montar iluminação de emergência. Esta inscrição serve para passar o termo de responsabilidade da instalação do equipamento de segurança contra incêndios (neste caso a iluminação de emergência). Se tiver uma loja aberta ao público e vender aparelhos de iluminação de emergência ao balcão, por exemplo, também tem que estar inscrioa. Mas também serve para a manutenção destes equipamentos (tal e qual como os extintores e centrais de incêndio, etc.). Já agora, outro equipamento que normalmente é da especialidade de electricidade que está nas mesmas condições que a iluminação de emergência é o pára-raios. (também há outro mas é mais específico: a sinalização para aviação).
tecnico@contratec.pt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 mai 2022, 16:30
Localização: Aveiro

Re: Inscrição ANPC

Mensagem por tecnico@contratec.pt »

Muito obrigado p'ela informação.
Cumprimentos,
Jorge Melo
Jorge Melo
mfs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 21 fev 2011, 16:04

Re: Inscrição ANPC

Mensagem por mfs »

Boa tarde.
terá que fazer formação em centro de formação. que esteja acreditado pela ANEPC
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Inscrição ANPC

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Como técnico projetista, é necessário alguma formação/inscrição para projetar as instalações de iluminação de segurança?


Cumps!
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Inscrição ANPC

Mensagem por Pedro Barradas »

Gil82 Escreveu: 03 jun 2022, 10:38 Boas!

Como técnico projetista, é necessário alguma formação/inscrição para projetar as instalações de iluminação de segurança?


Cumps!
Não. Tem a aobragação de seguir as instruçoes do projetista SCIE e as do RTBBIreT...
Quem cria renasce todos os dias...
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”