ITED - Livro de obra

Responder
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

ITED - Livro de obra

Mensagem por amoreira »

Tenho uma "curiosidade" que também é uma preocupação.

No outro dia ao ler as FAQs da ANACOM deparei-me com a seguinte questão:
Quem é o responsável por confirmar no livro de obra que a execução da infraestrutura ITED está de acordo com o projeto ?

O responsável é o projetista ITED ou o seu mandatário -Assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento da obra, assinalando no respectivo livro de obra o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo com o projecto., conforme alínea c), n.º 1, do artigo 69.º, do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, e subsequentes alterações.

Posto isto questiono quantos de vocês acompanham as obras, assinam o livro e se quando dão preço para projeto incluem €€€ para dar cumprimento ao artigo 69.

E se algum de vocês já foi ou tem conhecimento que a ANACOM tenha multado alguém por falta de assinar o livro de obra.


Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: ITED - Livro de obra

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Não sei, porque nunca fui chamado para assinar um livro de obra. Nem sequer fui informado da execução de uma obra da qual tenha feito o projeto ITED.
Nunca dei preço para acompanhamento da obra, pois nunca mo pediram. Colocava lá quantas visitas? E para quê tanta burocracia se existe um termo de responsabilidade de execução?
Acho que é mais um "pormenor" e que poucos colegas devem cumprir.


Cumps!
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: ITED - Livro de obra

Mensagem por luisilva78 »

É por essa particularidade que o preço que eu poderei fazer para um projecto não se enquadra no mercado (que aqui é de 150€ por projecto). Mas respondendo à questão, sim penso nisso quando dou preço.
Já agora, respondendo ao Gil82, a ideia que eu tenho é que devem ser pelo menos 2 visitas. Uma quando terminam a instalação de tubos e caixas e outra no final da obra.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: ITED - Livro de obra

Mensagem por amoreira »

A perceção que tenho do mercado é mesmo essa que quase ninguém cumpre com isto até porque o cliente também não quer pagar estes custos.

Por outro lado estou a tentar perceber se a ANACOM está em cima do assunto e a pressionar os técnicos ou se faz vista grossa.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”