Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Responder
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por amoreira »

Boas,

Estou a desenvolver um projeto para carregamento de veiculos elétricos usando o cabo "especial" trifásico (flat cable ver anexo).

O cabo é trifásico as alimentações/derivações para os pontos de carregamento são monofásicos (7,4 kW) neste caso como é que vocês fariam os cálculos da queda de tensão ?

Como se trata-se de um circuito trifásico ou fase a fase como se fossem cargas monofásicas?
Anexos
TOPCABLE_CATALOGUE_EVC_ENG_V2_2020.pdf
(6.55 MiB) Transferido 131 vezes


Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por Faiante »

Ora boas meu caro " amoreira "


A queda de tensão entre a origem da instalação e o ponto de conexão de VE não deve ser superior a 5 %. Veja por favor a CTE 64 - Instalações
Elétricas em Edifícios da DGEG sobre este assunto.


Espero ter ajudado


CPtos

JAG
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por amoreira »

Faiante Escreveu: 13 dez 2021, 16:56 Ora boas meu caro " amoreira "


A queda de tensão entre a origem da instalação e o ponto de conexão de VE não deve ser superior a 5 %. Veja por favor a CTE 64 - Instalações
Elétricas em Edifícios da DGEG sobre este assunto.


Espero ter ajudado


CPtos

JAG
Sim eu sei que a QdT máxima é de 5% a minha questão é se uso a fórmula da cálculo da QdT para circuitos trifásicos ou monofásicos uma vez que tenho uma linha tri/mono (cabo trifásico que deriva para alimentar cargas monofásicas)
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por Faiante »

Olá " amoreira "

Na minha opinião deverá usar a fórmula monofásica ainda que a instalação seja trifásica.


Digo isto porquê?

Por se tratar de uma alimentação onde existem equipamentos eletrónicos, logo, há harmónicos de tensão e de corrente.


Cptos

JAG
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por angel_of_diablo »

amoreira Escreveu: 13 dez 2021, 13:30 Boas,

Estou a desenvolver um projeto para carregamento de veiculos elétricos usando o cabo "especial" trifásico (flat cable ver anexo).

O cabo é trifásico as alimentações/derivações para os pontos de carregamento são monofásicos (7,4 kW) neste caso como é que vocês fariam os cálculos da queda de tensão ?

Como se trata-se de um circuito trifásico ou fase a fase como se fossem cargas monofásicas?
Boas "amoreira.
Já me tinham apresentado (FFonseca) esse sistema para ligar os V.E.'s, mas pus logo de parte porque não sei como cumprir o Guia Técnico na parte que diz que cada carregador tem de ser protegido individualmente contra sobreintensidades.
Verifica se esse sistema é cá permitido.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por amoreira »

angel_of_diablo Escreveu: 13 dez 2021, 20:25
amoreira Escreveu: 13 dez 2021, 13:30 Boas,

Estou a desenvolver um projeto para carregamento de veiculos elétricos usando o cabo "especial" trifásico (flat cable ver anexo).

O cabo é trifásico as alimentações/derivações para os pontos de carregamento são monofásicos (7,4 kW) neste caso como é que vocês fariam os cálculos da queda de tensão ?

Como se trata-se de um circuito trifásico ou fase a fase como se fossem cargas monofásicas?
Boas "amoreira.
Já me tinham apresentado (FFonseca) esse sistema para ligar os V.E.'s, mas pus logo de parte porque não sei como cumprir o Guia Técnico na parte que diz que cada carregador tem de ser protegido individualmente contra sobreintensidades.
Verifica se esse sistema é cá permitido.

Para dar cumprimento a esse tema das proteções individuais para cada ponto de carregamento neste caso será instalado na própria wallbox condição permitida segundo o anexo I da DGEG que envio em anexo onde no ponto 2.4 alínea a)diz o seguinte :

"a) Dispositivos de proteção contra os contactos indiretos por corte automático da alimentação, Dispositivos diferenciais (DR), no QVE ou no equipamento dotado de pontos de conexão(PC)2, que devem ter as seguintes características:"

O documento diz que é para "... (PCVE) ligados à rede da mobilidade elétrica..." mas julgo que também é valido para situações em que os PC não estão ligados á rede Mobi.e algo que vou tentaresclarecer junto da DGEG
Anexos
i016987 - Procedimentos Inspeçao.pdf
(874.16 KiB) Transferido 94 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por angel_of_diablo »

amoreira Escreveu: 14 dez 2021, 11:43
angel_of_diablo Escreveu: 13 dez 2021, 20:25
amoreira Escreveu: 13 dez 2021, 13:30 Boas,

Estou a desenvolver um projeto para carregamento de veiculos elétricos usando o cabo "especial" trifásico (flat cable ver anexo).

O cabo é trifásico as alimentações/derivações para os pontos de carregamento são monofásicos (7,4 kW) neste caso como é que vocês fariam os cálculos da queda de tensão ?

Como se trata-se de um circuito trifásico ou fase a fase como se fossem cargas monofásicas?
Boas "amoreira.
Já me tinham apresentado (FFonseca) esse sistema para ligar os V.E.'s, mas pus logo de parte porque não sei como cumprir o Guia Técnico na parte que diz que cada carregador tem de ser protegido individualmente contra sobreintensidades.
Verifica se esse sistema é cá permitido.

Para dar cumprimento a esse tema das proteções individuais para cada ponto de carregamento neste caso será instalado na própria wallbox condição permitida segundo o anexo I da DGEG que envio em anexo onde no ponto 2.4 alínea a)diz o seguinte :

"a) Dispositivos de proteção contra os contactos indiretos por corte automático da alimentação, Dispositivos diferenciais (DR), no QVE ou no equipamento dotado de pontos de conexão(PC)2, que devem ter as seguintes características:"

O documento diz que é para "... (PCVE) ligados à rede da mobilidade elétrica..." mas julgo que também é valido para situações em que os PC não estão ligados á rede Mobi.e algo que vou tentaresclarecer junto da DGEG
Boa tarde "amoreira".
Estamos a falar de proteções diferentes.
Eu falo em proteções contra sobreintensidades (disjuntores neste caso) e você está a falar em proteções contra contatos indiretos (interruptores diferenciais).
No caso dos ID, sim podem ser dispensados no Quadro Elétrico se a wallbox for de classe II e tiver ID interno.
Mas a proteção individual, por disjuntor, para cada wallbox tem de ser feita.
O sistema que apresenta aparenta ligar várias wallbox num mesmo cabo trifásico, tendo somente um disjuntor no quadro elétrico para todas as wallbox. É este ponto que acho que colide com o Guia Técnico das Instalações Elétricas para Alimentação de Veículos Elétricos (Versão 2.0: 2017-09-19).
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por amoreira »

Sim tens razão eu referi-me à alínea a) do ponto 2.4 do documento no caso das proteções contra sobretensões de acordo com a alínea b) do mesmo ponto também pode ser instalado no PCVE.

Deixo aqui o artigo completo para "discussão"

2.4- Aparelhagem (proteção, comando e seccionamento)
O PCVE deve ser equipado com:

a) Dispositivos de proteção contra os contactos indiretos por corte automático da alimentação, Dispositivos diferenciais (DR), no QVE ou no equipamento dotado de pontos de conexão(PC)2, que devem ter as seguintes características:
i. IΔn não superior a 30 mA;
ii. interromper todos os condutores ativos, incluindo o neutro;
iii. ser, no mínimo, do tipo A;
iv. nas alimentações trifásicas, se a característica da carga não for conhecida, deve ser
utilizado, por exemplo, um DR tipo B3.

b) Dispositivos de proteção contra as sobreintensidades, no QVE ou no equipamento dotado de pontos de conexão(PC);

c) Dispositivo de proteção contra sobretensões (recomendado), no QVE ou no equipamento dotado de pontos de conexão(PC);

d) Dispositivos de corte e seccionamento, no QVE;

e) Dispositivo de corte de emergência instalado em cada equipamento dotado de pontos de conexão (PC) 4, com potências superiores a 22 kVA;
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por luisilva78 »

Em relação à questão original eu calculava a corrente que existe em cada ponto do circuito e calculava a queda de tensão com esses valores.
A diferença entre as fórmulas da queda de tensão em trifásico e monofásico é a variável "b" que existe porque num sistema trifásico equilibrado não existe corrente no neutro. Se o sistema trifásico for desequilibrado o cálculo com essa fórmula já não devolve valores reais porque no neutro circula corrente que também provoca queda de tensão. De que serve fazer os cálculos de uma certa forma e "mostrar" que cumpre e depois em obra quando se realizam os ensaios verificar que não é assim?!
Se não quiser ter trabalho e cumprir os critérios deve usar a fórmula dos sistemas monofásicos.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por amoreira »

luisilva78 Escreveu: 14 dez 2021, 21:51 Em relação à questão original eu calculava a corrente que existe em cada ponto do circuito e calculava a queda de tensão com esses valores.
A diferença entre as fórmulas da queda de tensão em trifásico e monofásico é a variável "b" que existe porque num sistema trifásico equilibrado não existe corrente no neutro. Se o sistema trifásico for desequilibrado o cálculo com essa fórmula já não devolve valores reais porque no neutro circula corrente que também provoca queda de tensão. De que serve fazer os cálculos de uma certa forma e "mostrar" que cumpre e depois em obra quando se realizam os ensaios verificar que não é assim?!
Se não quiser ter trabalho e cumprir os critérios deve usar a fórmula dos sistemas monofásicos.
bom dia luisilva78,

Eu pessoalmente partilho da mesma opinião, aqui na empresa tenho colegas que partilham de opinião contrária dizendo que na qdt deve ser utilizada a formula para circuitos trifásicos.

Achei o tema muito interessante e por existir esta divergência resolvi abrir este tópico com dois objetivos claros, 1º tentar dissipar as dúvidas, 2º quem sabe no futuro ajudar outros colegas que tenham em mãos situações similares.

Se alguém tiver uma opinião contrária pf comentem pois todas as observações são bem vindas.

Obrigado.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por fiat_uno »

A secção 525 diz:

"b é um coeficiente igual a 1 para os circuitos trifásicos e a 2 para os monofásicos (os circuitos trifásicos com o neutro completamente desequilibrado, isto é, com uma só fase carregada, são considerados como sendo monofásicos);"

Assim sendo, neste caso específico em que existem cargas monofásicas independentes em que pode existir em funcionamento normal apenas uma fase carregada, será b=2 sem margem para dúvidas.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por amoreira »

Vou deixar aqui uma informação complementar que entretanto consegui obter, liguei para uma EIIE (Entidade Inspetora de Instalações Elétricas ) e tive conhecimento de que já existem algumas instalações executadas e certificadas com o referido "FLATCABLE" e respetivos componentes do sistema.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por luisilva78 »

Em relação ainda à queda de tensão, como o cabo é "flatcable" o valor da reactância linear deve ser ajustada em relação aos 0,08 mOhm/m que se usam por defeito, certo?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Calculo queda de tensão em circuitos tri/mono

Mensagem por amoreira »

luisilva78 Escreveu: 16 dez 2021, 19:02 Em relação ainda à queda de tensão, como o cabo é "flatcable" o valor da reactância linear deve ser ajustada em relação aos 0,08 mOhm/m que se usam por defeito, certo?
Confesso que não disponho dessa informação, para responder teria de falar com o fabricante.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Dúvidas”