230v para contacto NC

sergioems
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 16 jul 2021, 07:47
Localização: Aveiro

230v para contacto NC

Mensagem por sergioems »

Boa tarde a todos.

Tenho um venriloconvector que me faz aquecimento e arrefecimento e preciso de na saída de cada uma das válvulas motorizadas que trabalha a 230v dar saída para a bomba de calor que e activada através de um contacto NC ou seja contacto seco.

Como consigo transformar uma alimentação de 230v num sinal de NC?

Obrigado a todos


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por ohmico »

Boas,

"contacto NC ou seja contacto seco"

Uma "coisa" é uma coisa, outra "coisa" é outra coisa.

Claro que pode facilmente criar um contacto seco, aberto ou fechado, interpondo um relé.

Ohmico
sergioems
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 16 jul 2021, 07:47
Localização: Aveiro

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por sergioems »

Peço desculpa pelo engano.

Basicamente o que preciso e de um contacto ou basicamente um shunt sem corrente.

Existe alguma forma de ter 3 entradas de 230v que activem o mesmo shunt? Preciso de 3 relés diferentes?

Basicamente são 3 convectores e qualquer um deles em caso de necessidade faria activar a bomba de calor através desse shunt.

Obrigado desde já pela ajuda
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por asalopes »

Caro "sergioems",

Simplificaria a questão, e obteria provavelmente ajudas mais expeditas e completas, se definisse melhor o problema que pretende resolver:

- Controlo de temperatura de uma ou mais salas;
- Proteção e segurança do sistema;
- "Feedback" da posição das válvulas;
- Modulação com regulação de caudal;
- etc.

Poderia também indicar qual a marca e tipo de válvula (algumas têm contactos auxiliares) bem como marca e tipo de "chiller" e, melhor ainda, anexar o esquema de controlo em causa indicando onde pretende alterar.

Ao dispor.
Cumprimentos.
sergioems
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 16 jul 2021, 07:47
Localização: Aveiro

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por sergioems »

Obrigado pela resposta.

No entanto não pretendo nada tão complicado. Toda a temperatura e restante é controlado no venriloconvector.

No entanto para ter água quente no venriloconvector a bomba de calor tem de a estar a bombear. O que pretendo e sempre que a corrente de 230v que abre a válvula de abertura de água para entrar no convector, converter esse sinal de 230v num shunt para nesse mesmo momento ligar a bomba.

Em termos basicos e isto. O único adicional que questionei e se conseguia os 230v de 3 válvulas motorizadas a " entrar" no mesmo shunt.

Obrigado
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por asalopes »

Caro "sergioems",

Embora tenha vontade em o ajudar vejo que da sua parte não faz grande esforço para colocar o problema em linguagem comum, simples.

A sua tentativa de usar linguagem técnica, que não domina, leva a expressões sem sentido, tais como:

- venriloconvector (!?);
- contacto NC ou seja contacto seco (!?);
- transformar uma alimentação de 230v num sinal de NC (!?);
- preciso e de um contacto ou basicamente um shunt sem corrente (!?);
- 3 entradas de 230v que activem o mesmo shunt (!?);
- a corrente de 230v (!?);
- converter esse sinal de 230v num shunt (!?);
- 230v de 3 válvulas motorizadas a " entrar" no mesmo shunt (!?).

Qual a marca da bomba de calor?
Qual a marca das válvulas motorizadas?
O sistema é novo, avariou, nunca trabalhou, é experimental?

Parece-me que o problema se resolve no próprio painel de comando sem necessitar de "feedback" das válvulas motorizadas.

P.s. nem Aveiror escapou!
Cumprimentos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por rainbow »

asalopes Escreveu: 17 nov 2021, 22:57
- venriloconvector (!?);
- contacto NC ou seja contacto seco (!?);
- transformar uma alimentação de 230v num sinal de NC (!?);
- preciso e de um contacto ou basicamente um shunt sem corrente (!?);
- 3 entradas de 230v que activem o mesmo shunt (!?);
- a corrente de 230v (!?);
- converter esse sinal de 230v num shunt (!?);
- 230v de 3 válvulas motorizadas a " entrar" no mesmo shunt (!?).
Boa noite.

...E disse tudo. O que eu não percebo é como, depois de tanta bacorada dita pelo "sergioems", ainda continuam a responder.

Nota: num sistema de aquecimento com bomba de calor e ventiloconvectores, que eu saiba, o que controla as válvulas é a bomba e não o contrário (com a regulação do termostato). E há situações em que há um "quadro de válvulas", que podem abrir ou fechar os diferentes circuitos hidráulicos que vão para as diferentes divisões da habitação, em que a água circula com o auxilio de uma bomba.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por Mário »

Boas "sergioems"

Vamos por partes, a resposta do "ohmico" está correcta!.

Depois já é para 3.

O "asalopes" tenta dar apoio.
O "rainbow" explica o funcionamento, de um sistema convencional.

Com relés fazes o que pretendes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por ohmico »

Boas,

a resposta que dei acima tanto é válida para um, como para três.

Se tem que usar um ou três relés, o amigo é que sabe se pode juntar os três sinais no mesmo relé.

Às vezes o medicamento tem de ser outro porque pode fazer bem a uma coisa mas muito mal a outra.

Ohmico
sergioems
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 16 jul 2021, 07:47
Localização: Aveiro

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por sergioems »

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Em segundo lugar peço desculpa pela "spelling" errada e pelos ternos técnicos errados.

No entanto no sistema de ventiloconvectores normais o comando do mesmo apenas controla a abertura e fecho da válvula motorizada de entrada e o funcionamento do ventilador. Ou seja isto permite que o ventiloconvector seja operada por uma bomba de calor ou caso se pretenda por uma bomba de condensação ou qualquer outro.

Neste caso em concreto os ventiloconvectores que são da marca Olimpia Splendid o modelo em causa não faz saída para a bomba de calor através do que a bomba pede ( e peço desculpa de não acertar no termo) um contacto seco. Para complementar a informação a bomba de calor é uma Daikin.

O que pretendo é através da alimentação da válvula motorizada a 230v de abertura de água que abre quando o ventiloconvector liga activar a bomba de calor.

E este processo repete-se por vários ventiloconvectores.

Basicamente já percebi pelas respostas que consigo retirar esse contacto seco através de um relé.

A questão seguinte que coloquei é se tenho basicamente de ter um relé por cada ventiloconvector a dar sinal a um contacto seco sendo que basicamente o contacto seco é o mesmo de todos os ventiloconvectores no então os 230V de cada um são doferentes.

Esperto ter conseguido explicar e mais uma vez pedindo desculpa pelos lapsos de termos técnicos que possa ter indicado.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por Mário »

ohmico Escreveu: 18 nov 2021, 13:06 Boas,
a resposta que dei acima tanto é válida para um, como para três
Se tem que usar um ou três relés, o amigo é que sabe se pode juntar os três sinais no mesmo relé.
Às vezes o medicamento tem de ser outro porque pode fazer bem a uma coisa mas muito mal a outra.
Ohmico
Correcto

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por Mário »

sergioems Escreveu: 18 nov 2021, 13:17
o modelo em causa não faz saída para a bomba de calor através do que a bomba pede ( e peço desculpa de não acertar no termo) um contacto seco. Para complementar a informação a bomba de calor é uma Daikin.

Já falaste com a Daikin?

O que pretendo é através da alimentação da válvula motorizada a 230v de abertura de água que abre quando o ventiloconvector liga activar a bomba de calor.

E este processo repete-se por vários ventiloconvectores.

Basicamente já percebi pelas respostas que consigo retirar esse contacto seco através de um relé.

Vais que ter tantos relés como sinais que queres.

A questão seguinte que coloquei é se tenho basicamente de ter um relé por cada ventiloconvector a dar sinal a um contacto seco sendo que basicamente o contacto seco é o mesmo de todos os ventiloconvectores no então os 230V de cada um são doferentes.
Obrigado.
A azul

Já agora, o que é bomba de condensação?

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.
sergioems Escreveu: 18 nov 2021, 13:17 No entanto no sistema de ventiloconvectores normais o comando do mesmo apenas controla a abertura e fecho da válvula motorizada de entrada e o funcionamento do ventilador.
Mas um ventiloconvector é isso mesmo. Duma maneira muito simplificada, é um radiador com uma ventoinha.
sergioems Escreveu: 18 nov 2021, 13:17 Neste caso em concreto os ventiloconvectores que são da marca Olimpia Splendid o modelo em causa não faz saída para a bomba de calor através do que a bomba pede ( e peço desculpa de não acertar no termo) um contacto seco. Para complementar a informação a bomba de calor é uma Daikin.
Não faz saída do quê? Da água (mais provavelmente será água + glicol)? Então onde fica a água?

O tipo de sistema que eu conheço funciona assim: a água entra no ventiloconvector, aquece ou arrefece o circuito hidráulico do mesmo (emitindo calor ou frio para o ambiente com o auxilio do ventilador), sai do ventiloconvector e regressa à bomba de calor, para ser aquecido ou arrefecido novamente (aqui pelo meio podemos ter depósitos, dependendo da instalação e da bomba). E há também as pequenas bombas de circulação para ajudarem o fluido a percorrer os circuitos hidráulicos.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Desculpem, mas hà aqui qualquer coisa que nao bate certa! A Bomba de calor nao precisa de comando das valvulas para ser acionada!
Idem para os chillers!
Estas màquinas estao preparadas para trabalharem por temperatura da àgua, independentemente das valvulas dos
ventiloconvectores estarem abertas ou fechadas!
Mas hà mais incongruencias:
Como é que o ventiloconvector tem 2 valvulas se so tem uma bomba de calor?
Se o ventiloconvector tem 2 valvulas, deve ter duas redes de àgua, logo, deverà ter um grupo "àgua fria" e outro "àgua quente"...
Pode esclarecer esta ssituaçao, sr Sergioems?

Cpms
A. Castro
sergioems
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 16 jul 2021, 07:47
Localização: Aveiro

Re: 230v para contacto NC

Mensagem por sergioems »

Boa noite a todos.

Respondendo ao Mário

Não seria bomba de condensação mas sim caldeira de condensação. Quanto ao contacto com a Daikin sim já o fiz e indicaram-me onde basicamente fazer o shunt para controlar através comando no interior da moradia.

Respondendo ao CF, Lda. eu não disse que que precisava do comando das válvulas para ser acionada. A máquina será acionada por esse shunt.
O venticonvector não tem 2 válvulas e acho que não disse que tinha ( Se disse peço desculpa). Tem apenas uma válvula motorizada a 230V que basicamente abre o fluxo de água para o interior. O que se pretende é que o ventiloconvector a ligar ( que significa que abre a válvula de 230V) transformar esse mesmo sinal num shunt para esse mesmo shunt dar sinal à bomba. ( e sim já me clarificaram que faço isso com um relé - Apenas estou a prestar o esclarecimento ao Sr. A. Castro).

Terei então de usar 3 relés 1 para cada ventiloconvector e ter o shunt para a bomba a sair de cada um.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”