Melhor forma de Substituir cabo enterrado?

Responder
silva29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 09 nov 2017, 21:49
Enviou: 1 vez

Melhor forma de Substituir cabo enterrado?

Mensagem por silva29 »

Ola pessoal

Tenho uma pequena instalacao nos arrumos a uns 15 metros da casa (uma tomada e uma lampada com interruptor).
Primeiro fazia disparar o disjuntor, substituiu-se o disjuntor, verificou-se a instalação nos arrrumos e continuava a disparar.
Desliguei tudo nos arrumos, e dispara na mesma, desliguei o fio terra no quadro e deixou de disparar, voltei a ligar a tomada e tudo funcionou durante um dia, agora nao tem eletricidade de todo.

Quero substituir o cabo mas tenho receio de que este corte tenha sido algum rato que come o cabo, e ao puxar para passar a guia rebente e depois nao consiga passar a guia.

Cabo 3x1,5 H07RN-F
Tubo de 16 (ja sei que é pouco, mas é o existente e nao da para mudar)

Algumas dicas?


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Melhor forma de Substituir cabo enterrado?

Mensagem por pedro caetano »

boas. o tubo devia ter diametro superior. a melhor maneira era engatar a guia logo no cabo e puxar assim ela fica logo enfiada só se depois não conseguir enfiar isso aí é outro caso. cump
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Melhor forma de Substituir cabo enterrado?

Mensagem por Josecalado »

Deve e pode efetuar uma medida de isolamento do cabo e avaliar também a continuidade de condutores, caso tenha dois condutores com condições de utilização, utiliza estes condutores, e pode construir elétrodo de terra no local; desta forma se tiver estas condições resolve o problema sem retirar o cabo.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Melhor forma de Substituir cabo enterrado?

Mensagem por Mário »

Boas

Se os ratos comeram o cabo, também comeram o tubo, vais ter que substituir o tubo onde está comido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”