Avaria LED t8

Responder
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Avaria LED t8

Mensagem por maxxis »

Boa noite,

Há cerca de 1 ano instalei num pequeno comércio 20 lâmpadas t8 (de boa qualidade), substituído as antigas fluorescente, foi removido arrancador e balastro.

Agora passado este tempo as lâmpadas aos poucos estão a ir à vida 🙁 já se foram 10...

O próprio fornecedor não está a facilitar a troca das mesmas...

Já aconteceu a alguém? Tenho valores de tensão dentro do normal e a instalação é relativamente recente e apresenta ter sido feita por um profissional.
Anexos
IMG_20211028_220709.jpg
IMG_20211028_220709.jpg (21.45 KiB) Visto 1263 vezes


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por mromeiro »

Já me aconteceu algo parecido com lâmpadas de casquilho E27 que duravam 2 a 3 meses com pouco uso.
Na embalagem dizia que tinham garantia, e fui ao supermercado onde as tinha comprado e devolveram-me o dinheiro.
Dessas T8 também já me avariaram 2 mas duraram mais tempo (não sei ao certo quantos anos).
Começaram a piscar aparentando ter um mau contacto interno.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por Varejo »

Que marca são?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por mromeiro »

É da marca ThreeLine, mas agora não sei onde comprar.
Esta foi comprada julgo que por encomenda numa loja em Espanhola.
Anexos
lampada_led_T8_ThreeLine.jpg
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Avaria LED t8

Mensagem por lcmmonteiro »

Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por maxxis »

Sinceramente a marca não sei comprei numa loja online, que são meus fornecedores.

É estranho das 20 lâmpadas estarem praticamente todas sem acender.

A ligação que foi feita foi F + N direto.

Cheira-me a algum pico de tensão ou então é mesmo a qualidade do material que é fraca... É uma chatice ainda para mais sendo um local comercial.
Anexos
IMG_20211031_190849.jpg
IMG_20211031_190849.jpg (31.14 KiB) Visto 1116 vezes
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por pedro caetano »

boas. deve haver algum misterio para as lampadas se avariarem. tenho colocado lampadas led de marcas reles e ate ao momento não tem havido problemas , e são mais baratas, o problema ai não deve ser das lampadas. cump
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por maxxis »

Sim é muito estranho... Vou substituir e logo se vê 😜

pedro caetano Escreveu: 31 out 2021, 20:07 boas. deve haver algum misterio para as lampadas se avariarem. tenho colocado lampadas led de marcas reles e ate ao momento não tem havido problemas , e são mais baratas, o problema ai não deve ser das lampadas. cump
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por Varejo »

mromeiro Escreveu: 29 out 2021, 00:34 É da marca ThreeLine, mas agora não sei onde comprar.
Esta foi comprada julgo que por encomenda numa loja em Espanhola.
Eu gasto dessa marca e não tenho problemas, mesmo em locais de uso profissional em que estão ligadas mais de 14 horas por dia.

Esse modelo é antigo, se comprou em 2020 (foi para escoar), já existia a nova referência, mesmo desse modelo tenho algumas instaladas em 2016 que ainda estão a funcionar com poucas avarias, numa instalação tem lá 30 instaladas desde 2016, este ano substitui 3.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por travassos »

Já usei muitas vezes lampadas ThreeLine e não tenho razão de queixa (avaria uma de quaaaaaando em vez). Não me parece que o problema esteja nas lampadas. Alguma coisa aconteceu que provocou essa situação.
Terá acontecido após uma trovoada?
Algum equipamento com grande consumo nas redondezas que provoque alterações na rede ao ligar e ao desligar que retire tempo de vida às lampadas? ...
Travassos
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por mromeiro »

Varejo Escreveu: 31 out 2021, 23:08
mromeiro Escreveu: 29 out 2021, 00:34 É da marca ThreeLine, mas agora não sei onde comprar.
Esta foi comprada julgo que por encomenda numa loja em Espanhola.
Eu gasto dessa marca e não tenho problemas, mesmo em locais de uso profissional em que estão ligadas mais de 14 horas por dia.

Esse modelo é antigo, se comprou em 2020 (foi para escoar), já existia a nova referência, mesmo desse modelo tenho algumas instaladas em 2016 que ainda estão a funcionar com poucas avarias, numa instalação tem lá 30 instaladas desde 2016, este ano substitui 3.
Já estão aqui a misturar situações.
As lâmpadas ThreeLine foi as que usei e que duraram vários anos (é possível que sejam mesmo de 2016).
Quem teve o problema foi o @maxxis, com lâmpadas que não eram desta marca
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por travassos »

OK, confusão da minha parte então.
Sendo assim, sem conhecer a marca das lampadas não posso excluir a hipótese da causa ser realmente a qualidade das lampadas sem prejuízo de uma analise mais cuidada. A verdade é que o mercado está inundado de marcas sem qualquer garantia de qualidade e ir para marcas desconhecidas é na verdade uma roleta russa.
Travassos
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por Varejo »

mromeiro Escreveu: 01 nov 2021, 08:44
Varejo Escreveu: 31 out 2021, 23:08
mromeiro Escreveu: 29 out 2021, 00:34 É da marca ThreeLine, mas agora não sei onde comprar.
Esta foi comprada julgo que por encomenda numa loja em Espanhola.
Eu gasto dessa marca e não tenho problemas, mesmo em locais de uso profissional em que estão ligadas mais de 14 horas por dia.

Esse modelo é antigo, se comprou em 2020 (foi para escoar), já existia a nova referência, mesmo desse modelo tenho algumas instaladas em 2016 que ainda estão a funcionar com poucas avarias, numa instalação tem lá 30 instaladas desde 2016, este ano substitui 3.
Já estão aqui a misturar situações.
As lâmpadas ThreeLine foi as que usei e que duraram vários anos (é possível que sejam mesmo de 2016).
Quem teve o problema foi o @maxxis, com lâmpadas que não eram desta marca
Como tinha perguntado pela marca das lâmpadas, nem reparei que não foi o maxxis que respondeu.
Provavelmente o maxxis colocou lâmpadas de pior qualidade.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
M Campos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 13 fev 2021, 12:08
Localização: Porto

Re: Avaria LED t8

Mensagem por M Campos »

Boa noite,

Trabalho numa loja de venda de material elétrico, e todo o material LED tem no mínimo (por lei) 2 anos de garantia, sendo assim não tem como o fornecedor dificultar a troca ou devolução do dinheiro por avaria das mesmas durante esse período, a não ser que consigam provar que o motivo para essa avaria foi a má instalação ou utilização das mesmas...

Deve também estar atento à embalagem onde vêm as lâmpadas pois muitas vezes indica o período de garantia, vendo lâmpadas T8 da marca V-TAC que chegam aos 5 anos de garantia.

Se das 20 que comprou 10 já foram à vida, pode realmente ser um problema da sua instalação, mas também pode ser um defeito de lote que saiu pior...

Espero ter ajudado de alguma forma, e não ter dito nenhuma asneira pois sou novo nesta área.

Abraço.
Última edição por M Campos em 02 nov 2021, 11:15, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Avaria LED t8

Mensagem por maxxis »

Sim, parece que a qualidade fica um pouco à quem...

Existe um diferença de valores abismal entre tubos t8 e neste caso o cliente pediu o melhor preço e realmente foram muito baratas. Agora o resultado está à vista.

Varejo Escreveu: 01 nov 2021, 22:07
mromeiro Escreveu: 01 nov 2021, 08:44
Varejo Escreveu: 31 out 2021, 23:08
mromeiro Escreveu: 29 out 2021, 00:34 É da marca ThreeLine, mas agora não sei onde comprar.
Esta foi comprada julgo que por encomenda numa loja em Espanhola.
Eu gasto dessa marca e não tenho problemas, mesmo em locais de uso profissional em que estão ligadas mais de 14 horas por dia.

Esse modelo é antigo, se comprou em 2020 (foi para escoar), já existia a nova referência, mesmo desse modelo tenho algumas instaladas em 2016 que ainda estão a funcionar com poucas avarias, numa instalação tem lá 30 instaladas desde 2016, este ano substitui 3.
Já estão aqui a misturar situações.
As lâmpadas ThreeLine foi as que usei e que duraram vários anos (é possível que sejam mesmo de 2016).
Quem teve o problema foi o @maxxis, com lâmpadas que não eram desta marca
Como tinha perguntado pela marca das lâmpadas, nem reparei que não foi o maxxis que respondeu.
Provavelmente o maxxis colocou lâmpadas de pior qualidade.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”