Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boa tarde a todos,
Tenho tido, ao longo da minha pouca experiência em projectos de electricidade, alguns problemas de compreensão das ligações à terra, condutores de protecção e equipotencialidades.
Venho por isso aqui pedir ajuda sobre este tópico aos mais entendidos.
Tendo em conta o anexo VII das regras técnicas, que coloquei em anexo, elaborei um pequeno esboço de uma instalação com vários pisos, em que em cada piso existe uma barra de terras e vários consumidores eléctricos que representei como motores.
Notas prévias,
- Todos os motores possuem condutor de protecção integrado no cabo de alimentação.
O traço verde representa o condutor de terra que liga o eléctrodo de terra à barra de terras principal
O traço laranja representa a ligação entre a barra de terra principal e a primeira das barras de terra secundárias, assim como como a ligação entre barras de terra secundárias
O traço azul representa a ligação entre as barras de terra e, neste caso, a carcaça de um motor
As minhas questões são as seguintes,
1-Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja"?
2-Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "azul" ?
3-As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
4-Qual será a designação do traço "laranja"?
Obrigado desde já pela ajuda e peço desculpa se estiver a fazer perguntas básicas, mas este tema sempre me fez alguma confusão.
Tenho tido, ao longo da minha pouca experiência em projectos de electricidade, alguns problemas de compreensão das ligações à terra, condutores de protecção e equipotencialidades.
Venho por isso aqui pedir ajuda sobre este tópico aos mais entendidos.
Tendo em conta o anexo VII das regras técnicas, que coloquei em anexo, elaborei um pequeno esboço de uma instalação com vários pisos, em que em cada piso existe uma barra de terras e vários consumidores eléctricos que representei como motores.
Notas prévias,
- Todos os motores possuem condutor de protecção integrado no cabo de alimentação.
O traço verde representa o condutor de terra que liga o eléctrodo de terra à barra de terras principal
O traço laranja representa a ligação entre a barra de terra principal e a primeira das barras de terra secundárias, assim como como a ligação entre barras de terra secundárias
O traço azul representa a ligação entre as barras de terra e, neste caso, a carcaça de um motor
As minhas questões são as seguintes,
1-Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja"?
2-Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "azul" ?
3-As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
4-Qual será a designação do traço "laranja"?
Obrigado desde já pela ajuda e peço desculpa se estiver a fazer perguntas básicas, mas este tema sempre me fez alguma confusão.
- Anexos
-
- Ligações à terra.pdf
- Anexo VII
- (70.09 KiB) Transferido 181 vezes
Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Apenas para dar visibilidade ao tópico.
Será que alguém me consegue ajudar neste assunto?
Obrigado.
Será que alguém me consegue ajudar neste assunto?
Obrigado.
- Mário
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boas
Nas ligações do motor o condutor de "terra" pode ser metade do condutor de fase ( se fase é de 50mm a terra pode ser de 25mm como mínimo, se a fase for de 90mm a terra tem que ser de 50mm como mínimo).
"mm é quadrados"
Cump.
Mário
Nas ligações do motor o condutor de "terra" pode ser metade do condutor de fase ( se fase é de 50mm a terra pode ser de 25mm como mínimo, se a fase for de 90mm a terra tem que ser de 50mm como mínimo).
"mm é quadrados"
Cump.
Mário
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Caro "nyoxis",
1 e 2 - Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja" e do condutor “azul”?
A) Por cálculo (se o condutor de proteção tiver que suportar correntes de curto-circuito):
em que:
S é secção do condutor de proteção, em milímetros quadrados;
I é o valor eficaz da corrente de defeito que pode percorrer o dispositivo de proteção em consequência de um defeito de impedância desprezável, em amperes;
t é o tempo de funcionamento do dispositivo de corte, em segundos (para t ≤ 5 s);
k é um fator cujo valor depende da natureza do metal do condutor de proteção, do isolamento e de outros componentes do condutor, bem como das temperaturas inicial e final;
B) Garantindo que a secção dos condutores de proteção não é inferior aos valores indicados no Quadro 54F:
(Reler a Secção 543 das RTIEBT)
3 - As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
Não, o seu esboço não tem nenhum condutor de equipotencialidade.
4-Qual será a designação do traço "laranja"?
Condutor de proteção da instalação (PE) – RTIEBT 241.1
Cumprimentos
1 e 2 - Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja" e do condutor “azul”?
A) Por cálculo (se o condutor de proteção tiver que suportar correntes de curto-circuito):
em que:
S é secção do condutor de proteção, em milímetros quadrados;
I é o valor eficaz da corrente de defeito que pode percorrer o dispositivo de proteção em consequência de um defeito de impedância desprezável, em amperes;
t é o tempo de funcionamento do dispositivo de corte, em segundos (para t ≤ 5 s);
k é um fator cujo valor depende da natureza do metal do condutor de proteção, do isolamento e de outros componentes do condutor, bem como das temperaturas inicial e final;
B) Garantindo que a secção dos condutores de proteção não é inferior aos valores indicados no Quadro 54F:
(Reler a Secção 543 das RTIEBT)
3 - As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
Não, o seu esboço não tem nenhum condutor de equipotencialidade.
4-Qual será a designação do traço "laranja"?
Condutor de proteção da instalação (PE) – RTIEBT 241.1
Cumprimentos
Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Obrigado aos dois pelas respostas.
Não sei se estamos a falar da mesma coisa.
Eu refiro-me a este tipo de ligações/cabos:
Não sei se estamos a falar da mesma coisa.
Eu refiro-me a este tipo de ligações/cabos:
- Mário
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boas
Podes aplicar o que escrevi acima.
Se a secção dos condutores for igual ou inferior a 16mm, tens que usar a mesma secção, não pode ser metade.
Cump.
Mário
Podes aplicar o que escrevi acima.
Se a secção dos condutores for igual ou inferior a 16mm, tens que usar a mesma secção, não pode ser metade.
Cump.
Mário
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Caro “nioxys”,
A sua afirmação “Todos os motores possuem condutor de proteção integrado no cabo de alimentação.”, levaram-me a concluir exatamente o contrário ao pretendido, pelos vistos!
Aceitando que os cabos de alimentação incorporam o condutor de proteção PE (terra) e existe mais um condutor verde/amarelo a interligar os equipamentos podemos afirmar então que os seus ”traços azul e laranja” representam os condutores de equipotencialidade (suplementar) (RTIEBT 244.2) e o “traço verde” representa o condutor de terra da instalação (RTIEBT 241.3).
Sendo assim:
1 e 2 - Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja" e do condutor “azul”?
Deve aplicar o indicado na subsecção 547.1.2 das RTIEBT
3-As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
Não, já respondido acima.
4-Qual será a designação do traço "laranja"?
Já respondido acima.
Cumprimentos.
A sua afirmação “Todos os motores possuem condutor de proteção integrado no cabo de alimentação.”, levaram-me a concluir exatamente o contrário ao pretendido, pelos vistos!
Aceitando que os cabos de alimentação incorporam o condutor de proteção PE (terra) e existe mais um condutor verde/amarelo a interligar os equipamentos podemos afirmar então que os seus ”traços azul e laranja” representam os condutores de equipotencialidade (suplementar) (RTIEBT 244.2) e o “traço verde” representa o condutor de terra da instalação (RTIEBT 241.3).
Sendo assim:
1 e 2 - Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja" e do condutor “azul”?
Deve aplicar o indicado na subsecção 547.1.2 das RTIEBT
3-As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
Não, já respondido acima.
4-Qual será a designação do traço "laranja"?
Já respondido acima.
Cumprimentos.
Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Mais uma vez obrigado aos dois pelas respostas.
@asalopes, peço desculpa se a minha descrição o induziu em erro.
Sendo assim, estamos a falar de ligações equipotenciais suplementares.
Permitam-me colocar um exemplo para verificar a aplicabilidade das regras.
Imaginando que em cada piso existem vários motores, cada um deles com diferentes potências, a ligação equipotencial suplementar (cabo azul) será sempre "calculada" em comparação com o condutor de protecção incorporado no cabo de alimentação de cada motor.
Para um motor com um cabo de protecção de 50mm2 poderei utilizar uma ligação suplementar de 25mm2.
Sendo o "cabo laranja" também considerado uma ligação equipotencial suplementar, neste caso, interligando as várias ligações equipotenciais de cada piso e, no geral, da instalação, este deve ser "calculado" tendo em conta o condutor de protecção de maior secção?
Ou seja, se num determinado piso da instalação existir um motor com um condutor de potecção de 120mm2 (estou a exagerar para facilitar as comparações) o meu "cabo laranja" que passa nos diversos pisos deverá ser de 70mm2 ?
Obrigado.
@asalopes, peço desculpa se a minha descrição o induziu em erro.
Sendo assim, estamos a falar de ligações equipotenciais suplementares.
Permitam-me colocar um exemplo para verificar a aplicabilidade das regras.
Imaginando que em cada piso existem vários motores, cada um deles com diferentes potências, a ligação equipotencial suplementar (cabo azul) será sempre "calculada" em comparação com o condutor de protecção incorporado no cabo de alimentação de cada motor.
Para um motor com um cabo de protecção de 50mm2 poderei utilizar uma ligação suplementar de 25mm2.
Sendo o "cabo laranja" também considerado uma ligação equipotencial suplementar, neste caso, interligando as várias ligações equipotenciais de cada piso e, no geral, da instalação, este deve ser "calculado" tendo em conta o condutor de protecção de maior secção?
Ou seja, se num determinado piso da instalação existir um motor com um condutor de potecção de 120mm2 (estou a exagerar para facilitar as comparações) o meu "cabo laranja" que passa nos diversos pisos deverá ser de 70mm2 ?
Obrigado.
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boas
"Ou seja, se num determinado piso da instalação existir um motor com um condutor de potecção de 120mm2 (estou a exagerar para facilitar as comparações) o meu "cabo laranja" que passa nos diversos pisos deverá ser de 70mm2 ?"
Há aí uma confusão,
Por Ex:
Tens uma fábrica com Pt em média tensão 2500kVA.
Tens terra de proteção que percorre toda a fábrica (quadro geral de baixa e por aí fora).
A terra vai tendo a secção referente à chegada de cada quadro.
A distribuição das fases, neutro e terra será sempre de acordo com o projecto, de montante até jusante.
Tens um motor em cima de uma estrutura metálica, de 75Kw, 160A, com condutores (cabo3x70+T35) 70mm2.
Tens o condutor de terra (35mm2) ligado (dentro) na caixa de bornes do motor elétrico.
Ligação equipotencial, vais ligar a carcaça do motor (chicote exterior) à estrutura metálica com cabo de 35mm2.
Situação resolvida. Mas se for ATEX muda de figura.
Cump.
Mário
"Ou seja, se num determinado piso da instalação existir um motor com um condutor de potecção de 120mm2 (estou a exagerar para facilitar as comparações) o meu "cabo laranja" que passa nos diversos pisos deverá ser de 70mm2 ?"
Há aí uma confusão,
Por Ex:
Tens uma fábrica com Pt em média tensão 2500kVA.
Tens terra de proteção que percorre toda a fábrica (quadro geral de baixa e por aí fora).
A terra vai tendo a secção referente à chegada de cada quadro.
A distribuição das fases, neutro e terra será sempre de acordo com o projecto, de montante até jusante.
Tens um motor em cima de uma estrutura metálica, de 75Kw, 160A, com condutores (cabo3x70+T35) 70mm2.
Tens o condutor de terra (35mm2) ligado (dentro) na caixa de bornes do motor elétrico.
Ligação equipotencial, vais ligar a carcaça do motor (chicote exterior) à estrutura metálica com cabo de 35mm2.
Situação resolvida. Mas se for ATEX muda de figura.
Cump.
Mário
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boas Mário,
No meu exemplo o "chicote exterior" não liga a uma estrutura metálica mas sim a um barramento de terras em cada piso da instalação.
A minha dúvida, neste momento, está em como dimensionar o(s) cabo(s) que interliga(m) todos estes repartidores de terra ("parciais") onde ligam as ligações equipotênciais de cada piso.
No meu entender este cabo entre repartidores deverá ser igual ao cabo do anel de terras do edifício.
Já agora qual seria a diferença numa isntalção ATEX?
Obrigado
No meu exemplo o "chicote exterior" não liga a uma estrutura metálica mas sim a um barramento de terras em cada piso da instalação.
A minha dúvida, neste momento, está em como dimensionar o(s) cabo(s) que interliga(m) todos estes repartidores de terra ("parciais") onde ligam as ligações equipotênciais de cada piso.
No meu entender este cabo entre repartidores deverá ser igual ao cabo do anel de terras do edifício.
Já agora qual seria a diferença numa isntalção ATEX?
Obrigado
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boas
O cabo que alimenta o motor tem condutor de terra?
Se sim, é esse que liga no barramento.
Se não, tens que ter um condutor separado com o terra que vai ligar ao barramento (com pelo menos metade da secção do condutor).
Se for ATEX todas as interrupções mecânicas têm que estar com ligação equipotencial (uma falange de ligação tem que ter chicote de ligação equipotencial)
Ex: Um tubo metálico tem uma falange, essa falange tem que ter ligação equipotencial.
Mário
O cabo que alimenta o motor tem condutor de terra?
Se sim, é esse que liga no barramento.
Se não, tens que ter um condutor separado com o terra que vai ligar ao barramento (com pelo menos metade da secção do condutor).
Se for ATEX todas as interrupções mecânicas têm que estar com ligação equipotencial (uma falange de ligação tem que ter chicote de ligação equipotencial)
Ex: Um tubo metálico tem uma falange, essa falange tem que ter ligação equipotencial.
Mário
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boas
Sim, o cabo que alimenta os motores tem condutor de terra.
Neste caso falo de ligações equipotenciais suplementares.
Normalmente só para ATEX é que tem que ter
A ligação equipotencial suplementar do motor não podendo ser ligada a uma estrutura metálica, como no exemplo que deram aqui, tem de ser ligada a algum lado, por exemplo a uma "barra de equipotencializações" (repartidor de terra) do piso.
A minha pergunta é sobre os cabos que interligam estas barras.
Condutor com a seção metade do condutor de fase
Se analisarmos a imagem acima as barras de equipotencialização estão ligadas à terra através das "tomadas" de terra no betão. No caso onde não existam estas tomadas de terra, o cabo que interliga as barras terá de partir do barramento de terras principal até à primeira barra de equipotencialização e depois seguir para a próxima, etc.
Este cabo, o meu "cabo laranja", terá então a mesma secção do condutor de terra da instalação, é isso?
Sim
Voltando ao meu exemplo,
Cabo azul - Condutor de equipotencialidade - Calculado por comparação com o cabo de protecção (PE) do equipamento
Cabo laranja - Condutor de terra - Através de cálculo
Metade do condutor de fase
Cabo verde - condutor de terra - Através de cálculo
Metade do condutor de fase
Os chicotes para ligação aos tubos, escadas, esteiras etc. normalmente é feito a 6mm.
A azul
Cump.
Mário
Sim, o cabo que alimenta os motores tem condutor de terra.
Neste caso falo de ligações equipotenciais suplementares.
Normalmente só para ATEX é que tem que ter
A ligação equipotencial suplementar do motor não podendo ser ligada a uma estrutura metálica, como no exemplo que deram aqui, tem de ser ligada a algum lado, por exemplo a uma "barra de equipotencializações" (repartidor de terra) do piso.
A minha pergunta é sobre os cabos que interligam estas barras.
Condutor com a seção metade do condutor de fase
Se analisarmos a imagem acima as barras de equipotencialização estão ligadas à terra através das "tomadas" de terra no betão. No caso onde não existam estas tomadas de terra, o cabo que interliga as barras terá de partir do barramento de terras principal até à primeira barra de equipotencialização e depois seguir para a próxima, etc.
Este cabo, o meu "cabo laranja", terá então a mesma secção do condutor de terra da instalação, é isso?
Sim
Voltando ao meu exemplo,
Cabo azul - Condutor de equipotencialidade - Calculado por comparação com o cabo de protecção (PE) do equipamento
Cabo laranja - Condutor de terra - Através de cálculo
Metade do condutor de fase
Cabo verde - condutor de terra - Através de cálculo
Metade do condutor de fase
Os chicotes para ligação aos tubos, escadas, esteiras etc. normalmente é feito a 6mm.
A azul
Cump.
Mário
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Caro “nioxys”,
Como já sugeri, deve aplicar o indicado na subsecção 547.1.2 das RTIEBT.
Mesmo não conhecendo detalhes da instalação, para as duas situações que apresentou penso que deverá seguir a regra:
“Quando duas massas forem interligadas por meio de condutores de equipotencialidade suplementar, a secção desses condutores não deve ser inferior à menor das secções dos condutores de proteção ligados a essas massas.”
Que aparece graficamente no comentário da referida subsecção:
Que me parece que não corresponde ao que apresentou.
Cumprimentos
Como já sugeri, deve aplicar o indicado na subsecção 547.1.2 das RTIEBT.
Mesmo não conhecendo detalhes da instalação, para as duas situações que apresentou penso que deverá seguir a regra:
“Quando duas massas forem interligadas por meio de condutores de equipotencialidade suplementar, a secção desses condutores não deve ser inferior à menor das secções dos condutores de proteção ligados a essas massas.”
Que aparece graficamente no comentário da referida subsecção:
Que me parece que não corresponde ao que apresentou.
Cumprimentos
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Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade
Boas,
Quanto às secções parece estar já esclarecido.
No desenho apresentado há um pormenor que não está considerado é que o condutor laranja deverá ser contínuo.
Ohmico
Quanto às secções parece estar já esclarecido.
No desenho apresentado há um pormenor que não está considerado é que o condutor laranja deverá ser contínuo.
Ohmico