Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Responder
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Localização: Porto
Contacto:

Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por nioxys »

Boa tarde a todos,

Tenho tido, ao longo da minha pouca experiência em projectos de electricidade, alguns problemas de compreensão das ligações à terra, condutores de protecção e equipotencialidades.
Venho por isso aqui pedir ajuda sobre este tópico aos mais entendidos.
Tendo em conta o anexo VII das regras técnicas, que coloquei em anexo, elaborei um pequeno esboço de uma instalação com vários pisos, em que em cada piso existe uma barra de terras e vários consumidores eléctricos que representei como motores.

Notas prévias,
- Todos os motores possuem condutor de protecção integrado no cabo de alimentação.

Imagem

O traço verde representa o condutor de terra que liga o eléctrodo de terra à barra de terras principal
O traço laranja representa a ligação entre a barra de terra principal e a primeira das barras de terra secundárias, assim como como a ligação entre barras de terra secundárias
O traço azul representa a ligação entre as barras de terra e, neste caso, a carcaça de um motor

As minhas questões são as seguintes,

1-Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja"?
2-Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "azul" ?
3-As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
4-Qual será a designação do traço "laranja"?

Obrigado desde já pela ajuda e peço desculpa se estiver a fazer perguntas básicas, mas este tema sempre me fez alguma confusão.
Anexos
Ligações à terra.pdf
Anexo VII
(70.09 KiB) Transferido 174 vezes


nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Localização: Porto
Contacto:

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por nioxys »

Apenas para dar visibilidade ao tópico.
Será que alguém me consegue ajudar neste assunto?
Obrigado.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por Mário »

Boas

Nas ligações do motor o condutor de "terra" pode ser metade do condutor de fase ( se fase é de 50mm a terra pode ser de 25mm como mínimo, se a fase for de 90mm a terra tem que ser de 50mm como mínimo).
"mm é quadrados"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por asalopes »

Caro "nyoxis",

1 e 2 - Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja" e do condutor “azul”?

A) Por cálculo (se o condutor de proteção tiver que suportar correntes de curto-circuito):

Condprotec.jpg
Condprotec.jpg (1.3 KiB) Visto 1703 vezes

em que:
S é secção do condutor de proteção, em milímetros quadrados;
I é o valor eficaz da corrente de defeito que pode percorrer o dispositivo de proteção em consequência de um defeito de impedância desprezável, em amperes;
t é o tempo de funcionamento do dispositivo de corte, em segundos (para t ≤ 5 s);
k é um fator cujo valor depende da natureza do metal do condutor de proteção, do isolamento e de outros componentes do condutor, bem como das temperaturas inicial e final;

B) Garantindo que a secção dos condutores de proteção não é inferior aos valores indicados no Quadro 54F:

quadro54F.jpg
quadro54F.jpg (26.66 KiB) Visto 1703 vezes

(Reler a Secção 543 das RTIEBT)

3 - As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?

Não, o seu esboço não tem nenhum condutor de equipotencialidade.

4-Qual será a designação do traço "laranja"?

Condutor de proteção da instalação (PE) – RTIEBT 241.1


Cumprimentos
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Localização: Porto
Contacto:

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por nioxys »

Obrigado aos dois pelas respostas.

Não sei se estamos a falar da mesma coisa.
Eu refiro-me a este tipo de ligações/cabos:

Imagem
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por Mário »

Boas

Podes aplicar o que escrevi acima.
Se a secção dos condutores for igual ou inferior a 16mm, tens que usar a mesma secção, não pode ser metade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por asalopes »

Caro “nioxys”,

A sua afirmação “Todos os motores possuem condutor de proteção integrado no cabo de alimentação.”, levaram-me a concluir exatamente o contrário ao pretendido, pelos vistos!

Aceitando que os cabos de alimentação incorporam o condutor de proteção PE (terra) e existe mais um condutor verde/amarelo a interligar os equipamentos podemos afirmar então que os seus ”traços azul e laranja” representam os condutores de equipotencialidade (suplementar) (RTIEBT 244.2) e o “traço verde” representa o condutor de terra da instalação (RTIEBT 241.3).
Sendo assim:

1 e 2 - Qual é o critério a seguir para o dimensionamento do condutor "laranja" e do condutor “azul”?
Deve aplicar o indicado na subsecção 547.1.2 das RTIEBT

3-As regras técnicas falam em condutor principal de equipotencialidade, este condutor é o meu traço azul?
Não, já respondido acima.

4-Qual será a designação do traço "laranja"?
Já respondido acima.


Cumprimentos.
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Localização: Porto
Contacto:

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por nioxys »

Mais uma vez obrigado aos dois pelas respostas.

@asalopes, peço desculpa se a minha descrição o induziu em erro.

Sendo assim, estamos a falar de ligações equipotenciais suplementares.
Permitam-me colocar um exemplo para verificar a aplicabilidade das regras.

Imaginando que em cada piso existem vários motores, cada um deles com diferentes potências, a ligação equipotencial suplementar (cabo azul) será sempre "calculada" em comparação com o condutor de protecção incorporado no cabo de alimentação de cada motor.
Para um motor com um cabo de protecção de 50mm2 poderei utilizar uma ligação suplementar de 25mm2.

Sendo o "cabo laranja" também considerado uma ligação equipotencial suplementar, neste caso, interligando as várias ligações equipotenciais de cada piso e, no geral, da instalação, este deve ser "calculado" tendo em conta o condutor de protecção de maior secção?
Ou seja, se num determinado piso da instalação existir um motor com um condutor de potecção de 120mm2 (estou a exagerar para facilitar as comparações) o meu "cabo laranja" que passa nos diversos pisos deverá ser de 70mm2 ?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por Mário »

Boas

"Ou seja, se num determinado piso da instalação existir um motor com um condutor de potecção de 120mm2 (estou a exagerar para facilitar as comparações) o meu "cabo laranja" que passa nos diversos pisos deverá ser de 70mm2 ?"

Há aí uma confusão,

Por Ex:

Tens uma fábrica com Pt em média tensão 2500kVA.
Tens terra de proteção que percorre toda a fábrica (quadro geral de baixa e por aí fora).
A terra vai tendo a secção referente à chegada de cada quadro.
A distribuição das fases, neutro e terra será sempre de acordo com o projecto, de montante até jusante.

Tens um motor em cima de uma estrutura metálica, de 75Kw, 160A, com condutores (cabo3x70+T35) 70mm2.
Tens o condutor de terra (35mm2) ligado (dentro) na caixa de bornes do motor elétrico.
Ligação equipotencial, vais ligar a carcaça do motor (chicote exterior) à estrutura metálica com cabo de 35mm2.
Situação resolvida. Mas se for ATEX muda de figura.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Localização: Porto
Contacto:

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por nioxys »

Boas Mário,

No meu exemplo o "chicote exterior" não liga a uma estrutura metálica mas sim a um barramento de terras em cada piso da instalação.
A minha dúvida, neste momento, está em como dimensionar o(s) cabo(s) que interliga(m) todos estes repartidores de terra ("parciais") onde ligam as ligações equipotênciais de cada piso.
No meu entender este cabo entre repartidores deverá ser igual ao cabo do anel de terras do edifício.

Já agora qual seria a diferença numa isntalção ATEX?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por Mário »

Boas

O cabo que alimenta o motor tem condutor de terra?
Se sim, é esse que liga no barramento.
Se não, tens que ter um condutor separado com o terra que vai ligar ao barramento (com pelo menos metade da secção do condutor).

Se for ATEX todas as interrupções mecânicas têm que estar com ligação equipotencial (uma falange de ligação tem que ter chicote de ligação equipotencial)
Ex: Um tubo metálico tem uma falange, essa falange tem que ter ligação equipotencial.

Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Localização: Porto
Contacto:

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por nioxys »

Boas

Sim, o cabo que alimenta os motores tem condutor de terra.

Neste caso falo de ligações equipotenciais suplementares.
Normalmente só para ATEX é que tem que ter

A ligação equipotencial suplementar do motor não podendo ser ligada a uma estrutura metálica, como no exemplo que deram aqui, tem de ser ligada a algum lado, por exemplo a uma "barra de equipotencializações" (repartidor de terra) do piso.

A minha pergunta é sobre os cabos que interligam estas barras.
Condutor com a seção metade do condutor de fase


Se analisarmos a imagem acima as barras de equipotencialização estão ligadas à terra através das "tomadas" de terra no betão. No caso onde não existam estas tomadas de terra, o cabo que interliga as barras terá de partir do barramento de terras principal até à primeira barra de equipotencialização e depois seguir para a próxima, etc.
Este cabo, o meu "cabo laranja", terá então a mesma secção do condutor de terra da instalação, é isso?
Sim

Voltando ao meu exemplo,
Cabo azul - Condutor de equipotencialidade - Calculado por comparação com o cabo de protecção (PE) do equipamento
Cabo laranja - Condutor de terra - Através de cálculo
Metade do condutor de fase
Cabo verde - condutor de terra - Através de cálculo
Metade do condutor de fase

Os chicotes para ligação aos tubos, escadas, esteiras etc. normalmente é feito a 6mm.
A azul

Cump.
Mário
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por asalopes »

Caro “nioxys”,

Como já sugeri, deve aplicar o indicado na subsecção 547.1.2 das RTIEBT.

Mesmo não conhecendo detalhes da instalação, para as duas situações que apresentou penso que deverá seguir a regra:

Quando duas massas forem interligadas por meio de condutores de equipotencialidade suplementar, a secção desses condutores não deve ser inferior à menor das secções dos condutores de proteção ligados a essas massas.

Que aparece graficamente no comentário da referida subsecção:

a.jpg
a.jpg (7.77 KiB) Visto 1409 vezes

Que me parece que não corresponde ao que apresentou.


Cumprimentos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligações à Terra, Condutor de Protecção, Equipotencialidade

Mensagem por ohmico »

Boas,

Quanto às secções parece estar já esclarecido.

No desenho apresentado há um pormenor que não está considerado é que o condutor laranja deverá ser contínuo.

Ohmico
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”