e-redes ou enredos

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

e-redes ou enredos

Mensagem por pedro caetano »

boas. tenho uma obra de restauro aqui em messines, que desde junho que anda de lá para lá uma vez é uma coisa outra vez é outra. a obra esta acabada so falta por o contador na rua,apesar da baixada ser antiga a 3x2.5, com o respetivo fusivel na parte de cima da porta. o cliente foi tratar da papelada e alguem lhe perguntou que potencia queria e ele disse que era 4.6 kva e a potencia atual é 3.45kva.mais tarde pedem-lhe um termo, que foi entregue, tudo bem, agora dizem-lhe que não precisava. agora foi a faro porque só em faro que dista 50km, dizem-lhe que esta tudo bem só não sabem porque não é feito, e não dizem mais nada. posto isto pergunto não será que eles querem uma baixada nova, mas em qualquer dos casos porque é que não dizem, fazem as pessoas passar por parvos. para mim tem de levar uma baixada nova. cump


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: e-redes ou enredos

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " pedro caetano "

Atendendo a que o cliente tem uma baixada antiga 4X2,5 mm2 de secção, actualmente, esta baixada não se enquadra na actual legislação.

Daí que haja necessidade de recolocar uma nova baixada.

Isto porquê?

Porque na nova legislação sobre Redes de Distribuição as quedas de tensão baixaram, sendo agora de 2 por cento desde o qualquer ponto da
rede de distribuição pública em baixa tensão.

Daí que haja necessidade de nova baixada. Para mais existe um aumento de potência, solicitado pelo cliente, cuja seção nominal não
permita realizar tal aumento de potência para os 4.6 KVA.
Os quais em monofásico, permitem o cliente contratar 4.6 KVA X 1000 /230 V = 20 Amperes

Cptos


JAG
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: e-redes ou enredos

Mensagem por pedro caetano »

boas. peço desculpa mas não é 3x2.5, mas 2x2.5, então se é assim porque é que não se diz o se pretende pedem uma coisa trata-se pedem outra trata-se e andamos assim há 3 meses e não se faz nada, será que falar custa não me venham com tretas. amanhã vem outro ver sera que falta agora outra coisa, andamos a conta -gotas. cump
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: e-redes ou enredos

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Para aumento de potência precisa de novo ramal e certificar a instalação.


Cumps!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: e-redes ou enredos

Mensagem por lcmmonteiro »

Consulte no sriesp a pma máxima para esse nip que a partida deverá rondar 3.45KVA.

Se tiver a sorte de lá estar um número maior pode ser que consiga passar a responsabilidade para eles mas certamente não estará mais do que 3.45KVA e cabe ao técnico responsável pela alteração analisar a pma e os custos associados ao aumento de potência uma vez que o ramal não o permitirá.

Sei que e uma situação delicada mas fica já com o registo de que sempre que se trate de um aumento de potência deverá consultar o registo da instalação e a sua pma e ou certificação.

Mais adiciono a conversa que sempre que necessite de provas no futuro de respostas por parte destas entidades tente obter sempre por escrito caso contrário não terá como provar as respostas via telefone.

Cumprimentos
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: e-redes ou enredos

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “ pedro caetano ”

Atendendo a que entregou todo os documentos solicitados pelas agências da EDP, hoje E-Redes.
Sugiro –lhe o seguinte:
1º - Que o cliente solicite junto de um balcão E-Redes, a mesma potência anteriormente contratada.
Isto para quê?
Para evitar de pagar uma baixada nova para a potência a contratar.
2º - Como havia dito em posts anteriores, volto a dizer que a EDP/E-Redes não se sobrepõe à normalização existente no País. Sempre
que exista uma alteração regulamentar como foi o caso do novo (RSRDEEBT): - Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição
em Baixa Tensão (Decreto Regulamentar nº 90/84 de 26 de Dezembro), inserido na legislação técnica da (DGEG) e, transposto
para a EDP/E-Redes através de DMA específica.
3º - Esta legislação impõe um prazo de 3 anos para que a EDP/E-Redes legalize a rede elétrica de baixa tensão em imcumprimento.
4º - Depois da E-Redes ter alteado a alimentação, deverá então proceder de acordo com o que diz o colega engenheiro “Gil82 “ no seu post
sobre esta matéria.
5º- E último, já o referi por diversas vezes que a EDP/E-Redes não está acima da lei. O que existe são os donos das quintas e quintais que
não querem perder privilégios e, alguns nem seuer sabem interpretar a legislação existente.
Daí o meu apelo, para que instrua o cliente para se dirigir à AO (área operacional) da zona e solicitar ao abrigo deste decreto
regulamentar a modificação do ramal existente e, só depois solicitar então o aumento de potência para 4.6 KVA.

Cptos

JAG
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: e-redes ou enredos

Mensagem por pedro caetano »

boas. se é assim como diz, pedia para o contador ir para o exterior e eles tinham de fazer a baixada? pois ela como esta não tem condições está solta e os fios do ligador aereo estão defeituosos, agora isso que me diz devia ter sido feito antes, pois o cliente foi pedir para colocarem o contador na rua, e ao mesmo tempo pediu aumento de potencia e eles penso que foi na edp fizeram o pedido de aumento logo, tanto que o cliente tem um documento tipo ficha eletrotecnica já com esse aumento. agora será possivel voltar atrás. a gente quando não sabe cai. cump
Responder

Voltar para “Dúvidas”