duvida na potencia a escolher para moradia

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por damon »

Boas,

Estou na fase final da instalação de uma moradia, e tenho que saber se preparo os quadros em mono ou trifasico...
Estou com duvida na potencia a certificar para uma moradia 100m2
tem piscina e ar condicionado, e paineis solares para aguas, o restante é o normal (forno, placa, micro ondas, MLR, MSR, MLL...), todos os receptores vão ser monofasicos
mas como nunca sabemos ao certo as potencias, e se o cliente vai querer ligar tudo ou não?

Estou na duvida entre monofasico 13,8kva ou trifasico 20,7kva (que este dá de certeza), mas o cliente pede 10,35 mono, eu acho pouco...

Mas para ramal aereo será que a EDP fornece os 13,8kva em monofasico??
A EDP não me sabe informar, a uma telefonista que me disse que no maximo em monofasico é 10,35kva, outro disse que sim talvez 13,8kva, mas também não sabia...

Como costumam fazer?

Obg


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por Josecalado »

A E-Redes em instalações novas o ramal, é sempre em trifásiço com um mínimo de seção de 16mm2.

Na minha opinião a instalação também poderá ficar preparada desde o contador até ao quadro geral com a cablagem em trifásico, com seção adequada à queda de tensão correspondente para que possa efetuar contrato em monofásico para 10,35KVA, os 13,8KVA em monofásico não tenho conhecimento que a E-Redes aqui em Setúbal viabilize esta potência.

Se o seu cliente concordar poderá equipar o quadro elétrico com equipamento trifásico tendo em atenção a In em monofásico.

Cumprs.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por damon »

Josecalado Escreveu: 30 set 2021, 09:51 A E-Redes em instalações novas o ramal, é sempre em trifásiço com um mínimo de seção de 16mm2.

Na minha opinião a instalação também poderá ficar preparada desde o contador até ao quadro geral com a cablagem em trifásico, com seção adequada à queda de tensão correspondente para que possa efetuar contrato em monofásico para 10,35KVA, os 13,8KVA em monofásico não tenho conhecimento que a E-Redes aqui em Setúbal viabilize esta potência.

Se o seu cliente concordar poderá equipar o quadro elétrico com equipamento trifásico tendo em atenção a In em monofásico.

Cumprs.
Obrigado José,
Sim vou seguir o seu conselho para deixar preparado para triafsico, neste caso se optar para isso, escolharia 20,7kva TRI, se não ficara 10,35 MONO
Se a EDP não viabiliza os 13,8kva em MONO, porque será?
por ser ramal aereo?
e não sobrecargar as fases? para não haver um desequilibro elevado entre as fases?

obg
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por Josecalado »

Note que ao optar junto da E-Redes por 20,7KVA obriga a ter projeto elétrico da instalação; e só assim poderá certificar essa potência, pelo que deve optar por 10,35KVA ficando a certificação pendente de inspeção efetuada por entidade inspetora.

Relativamente à possível não viabilização da E-Redes em determinados locais isso terá a ver com as condições da rede de distribuição não esquecer que 13,8KVA em monofásico são 60 Amp.

Cumprs.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por Pedro Barradas »

damon Escreveu: 29 set 2021, 21:49 Boas,

Estou na fase final da instalação de uma moradia, e tenho que saber se preparo os quadros em mono ou trifasico...
Estou com duvida na potencia a certificar para uma moradia 100m2
tem piscina e ar condicionado, e paineis solares para aguas, o restante é o normal (forno, placa, micro ondas, MLR, MSR, MLL...), todos os receptores vão ser monofasicos
mas como nunca sabemos ao certo as potencias, e se o cliente vai querer ligar tudo ou não?

Estou na duvida entre monofasico 13,8kva ou trifasico 20,7kva (que este dá de certeza), mas o cliente pede 10,35 mono, eu acho pouco...

Mas para ramal aereo será que a EDP fornece os 13,8kva em monofasico??
A EDP não me sabe informar, a uma telefonista que me disse que no maximo em monofasico é 10,35kva, outro disse que sim talvez 13,8kva, mas também não sabia...

Como costumam fazer?

Obg
13.9kVA, em MONOFASICO chega e sobeja. è necessário projecto de I.E. preparar para carregamento VE, é obrigatório.
O amigo deve ter aí , pelo menosa ficha electrotecnica do projecto!? já falou com o eng. electrotecnico responsavel?

De qualquer das foram para essa casinha, com o equipamento que indica, 6.9kVA chega. MEta 10.35kVA MONOFASICO.
E nada de trifásico.
Qual é a potência que a e.redes disponibiliza sem encargos adicionais?
Quem cria renasce todos os dias...
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por damon »

Pedro Barradas Escreveu: 01 out 2021, 10:49
damon Escreveu: 29 set 2021, 21:49 Boas,

Estou na fase final da instalação de uma moradia, e tenho que saber se preparo os quadros em mono ou trifasico...
Estou com duvida na potencia a certificar para uma moradia 100m2
tem piscina e ar condicionado, e paineis solares para aguas, o restante é o normal (forno, placa, micro ondas, MLR, MSR, MLL...), todos os receptores vão ser monofasicos
mas como nunca sabemos ao certo as potencias, e se o cliente vai querer ligar tudo ou não?

Estou na duvida entre monofasico 13,8kva ou trifasico 20,7kva (que este dá de certeza), mas o cliente pede 10,35 mono, eu acho pouco...

Mas para ramal aereo será que a EDP fornece os 13,8kva em monofasico??
A EDP não me sabe informar, a uma telefonista que me disse que no maximo em monofasico é 10,35kva, outro disse que sim talvez 13,8kva, mas também não sabia...

Como costumam fazer?

Obg
13.9kVA, em MONOFASICO chega e sobeja. è necessário projecto de I.E. preparar para carregamento VE, é obrigatório.
O amigo deve ter aí , pelo menosa ficha electrotecnica do projecto!? já falou com o eng. electrotecnico responsavel?

De qualquer das foram para essa casinha, com o equipamento que indica, 6.9kVA chega. MEta 10.35kVA MONOFASICO.
E nada de trifásico.
Qual é a potência que a e.redes disponibiliza sem encargos adicionais?
Boas,
ficha electrotecnica? tenho sim, mas é 6,9kva, (os eng electrotecnico poe sempre 6,9kva) mas não chega para motor piscina + AC+ equipamentos cozinha...
Diz para não por trifasico, mas qual a razão? se passar a 20,7kva tem de ser trifasico!
Quando diz deixar preparado para VE, basta uma tomada dedicada com protecção adequada ID+disj ? certo?
Se não tiver garagem, pode ser no logradouro? onde estaciona o carro
Não sei os encargos? tenho que me informar com E-redes,
mas certamente vou preparar o ramal para trifasico (do contador até QE) e pedir o ramal em monofasico 45A MONO
obrigado
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por Pedro Barradas »

Homem, Essa potencia, acima de 10.35kVA, OBRIGA a REALIZAÇÃO DE PROJECTO. e certificar a instalação para essa potencia,
Fale com o autor da Ficha electrotécnica. e não, os eng. electrotecnicos não metem sempre 6.9kVA...( os que eu trabalho não o fazem, aliás o assunto é discutido com o dono de obra antes. Por norma, já à alguns anos, a coisa vai para sempre para 10.35kVA.

Aconselhe-se com o Eng. electrotecnico que for efectuar o projecto de instalações electricas obrigatório.
Quem cria renasce todos os dias...
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Moradias sempre 20,7KVA em trifásico (com áreas "generosas")! É o que aconselho nos meus processos. É usual depois os clientes quererem apenas os 10,35KVA por causa do projeto (poupar) e certificação. Mas fica logo a instalação resolvida, porque depois lembram-se de meter uma cozinha equipada, climatização, piscinas, carregamento de VE's, etc...


Cumps!
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: duvida na potencia a escolher para moradia

Mensagem por Duzia12 »

Podes contatar 45 A mono, e circuito de delastre de cargas nao prioritárias , que desative ao chegar aos 45A
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”