Automatizar estores elétricos

Responder
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

Na minha moradia tenho os estores todos a vir a um quadro central e daí saiem para os seus interruptores individuais. Tenho ainda na cozinha (open space) um botão geral para subir/descer os 6 estores desse espaço e na zona de entrada um outro botão geral para subir/descer os estores todos da casa (14). A esse quadro dos estores estão ainda passadas tubagens para o quadro do ATI, quadro da central de incêndio e a uma caixa de espera (tubagens para se quiser mais tarde colocar video-vigilância no exterior). Basicamente aquilo que mais daremos uso no dia-a-dia serão os comandos individuais de cada estore e os dois comandos gerais. No entanto gostava de posteriormente adicionar algumas "funções" como por exemplo colocar sensor de luminosidade para os estores baixarem quando fica noite; controlar os estores no telemóvel quando não estiver em casa; emparelhar os estores com a central de incêndio para que se o alarme disparar os estores subirem.
Sugeriram-me colocar os comandos da efapel 21312/45312 (comandos locais) e 21311/45311 (comandos gerais). Acham que isso me permite o que pretendo?

https://ibb.co/n7CmfWd

https://ibb.co/gWgjSdc

https://www.efapel.pt/pt/pesquisa?p=81900


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por joao-pt »

Sim, esses comandos Efapel fazem o que pretendes, estará sempre dependente é da cablagem, serão necessários mais condutores do que o normal. Deixa isso tudo previsto com um quadro dedicado que mais tarde te permita alterares funções. A parte de automatização terás de ver com a empresa que fará essa parte mas não vejo grandes problemas em interligarem outros sistemas com os comandos Efapel.
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

O meu eletricista falou-me em colocar um automato na caixa central e que assim apenas seria necessário colocar botões de pressão nos interruptores individuais dos estores. Isso seria melhor solução?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por rainbow »

vp17 Escreveu: 18 set 2021, 08:23emparelhar os estores com a central de incêndio para que se o alarme disparar os estores subirem.
Boa tarde.

Só por curiosidade, porque pretende isto que escreveu?
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

rainbow Escreveu: 20 set 2021, 17:05
vp17 Escreveu: 18 set 2021, 08:23emparelhar os estores com a central de incêndio para que se o alarme disparar os estores subirem.
Boa tarde.

Só por curiosidade, porque pretende isto que escreveu?
Se o alarme disparar (coisa que eu espero que nunca venha a acontecer por mau motivo) é porque haverá incêndio. Nesse caso é uma questão de tempo até haver falha de luz, e sendo os estores elétricos seria para que eles abrissem antes dessa falha acontecer.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por joao-pt »

vp17 Escreveu: 20 set 2021, 16:43 O meu eletricista falou-me em colocar um automato na caixa central e que assim apenas seria necessário colocar botões de pressão nos interruptores individuais dos estores. Isso seria melhor solução?
Do ponto de vista financeiro e a curto prazo, é melhor solução, o problema é que se mais tarde quiseres criar rotinas independentes, não consegues sem alterares a instalação.

Imagina que queres os estores da cozinha e da sala a abrir ás 7h00 mas os dos quartos a abrirem apenas quando for dada ordem ordem manual pelo telemóvel ou comando local, com a solução do eletricista não consegues.
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

joao-pt Escreveu: 20 set 2021, 20:46
vp17 Escreveu: 20 set 2021, 16:43 O meu eletricista falou-me em colocar um automato na caixa central e que assim apenas seria necessário colocar botões de pressão nos interruptores individuais dos estores. Isso seria melhor solução?
Do ponto de vista financeiro e a curto prazo, é melhor solução, o problema é que se mais tarde quiseres criar rotinas independentes, não consegues sem alterares a instalação.

Imagina que queres os estores da cozinha e da sala a abrir ás 7h00 mas os dos quartos a abrirem apenas quando for dada ordem ordem manual pelo telemóvel ou comando local, com a solução do eletricista não consegues.
Essa distinção não dá para fazer no quadro central dos estores? Eu tenho cabo de 4 condutores a vir de todos os estores da casa até ao quadro. Vem também o cabo de todos os interruptores (locais e gerais) ao quadro. Ou seja, as ligações, independentemente do sistema a adotar serão feitas no quadro.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por joao-pt »

Erro meu que não li autómato.

Dependendo de que autómato estamos a falar, podes conseguir fazer tudo o que pretendes, desde rotinas, controlo por telemóvel, abertura em caso de incêndio, etc. não sei é se irás poupar assim tanto. Tens o orçamento de cada uma das opções?
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

joao-pt Escreveu: 23 set 2021, 20:31 Erro meu que não li autómato.

Dependendo de que autómato estamos a falar, podes conseguir fazer tudo o que pretendes, desde rotinas, controlo por telemóvel, abertura em caso de incêndio, etc. não sei é se irás poupar assim tanto. Tens o orçamento de cada uma das opções?
Tenho para a opção dos comandos locais e 2 gerais da efapel, à volta dos 700€.
Eu apenas com estes comandos consigo controlar por telemóvel e estabelecer essas rotinas e "emparelhar" com o alarme de incêndio?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por joao-pt »

Não, tal como referes são apenas comandos, falta o restante. A parte do alarme de incêndio penso que seja resolvida pelos comandos gerais, o restante terá de ser feito por outros equipamentos.
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

joao-pt Escreveu: 24 set 2021, 19:56 Não, tal como referes são apenas comandos, falta o restante. A parte do alarme de incêndio penso que seja resolvida pelos comandos gerais, o restante terá de ser feito por outros equipamentos.
Ok. Que equipamentos? Se me puder esclarecer agradeço
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por joao-pt »

Depende do que queres gastar e das funções que pretendes. Queres Mordomus? KNX? Queres algo simples e barato? Chega um relé com controlo por telemóvel? E mais um com relógio ou crepuscular? Tanto podes gastar 200€ como 1000€ ou mais, vai depender do que pretendes.

A melhor recomendação que te posso dar é pedires orçamentos com base no que pretendes. Não fiques só pela ideia do eletricista, ouve outras ideias e sonda os valores, formas de funcionamento, manutenção, etc.
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

joao-pt Escreveu: 24 set 2021, 23:33 Depende do que queres gastar e das funções que pretendes. Queres Mordomus? KNX? Queres algo simples e barato? Chega um relé com controlo por telemóvel? E mais um com relógio ou crepuscular? Tanto podes gastar 200€ como 1000€ ou mais, vai depender do que pretendes.

A melhor recomendação que te posso dar é pedires orçamentos com base no que pretendes. Não fiques só pela ideia do eletricista, ouve outras ideias e sonda os valores, formas de funcionamento, manutenção, etc.
Zona centro, conhece alguma empresa que falha isso a quem possa pedir orçamento?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por joao-pt »

Não conheço mas, por exemplo, em Coimbra tens a Projedomus e a Domonext. Tenta falar com vizinhos ou amigos que tenham sistemas do género, com o construtor ou o arquiteto, normalmente conhecem empresas que conseguem recomendar.
vp17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2019, 14:28
Localização: Cantanhede

Re: Automatizar estores elétricos

Mensagem por vp17 »

Bom dia! Pedi um orçamento a uma empresa de domotica para controlar os estores. Como eu tenho o cabo (4 fios) de todos os estores a vir a um quadro e daí é que vai para cada interruptor individual (3 fios) a minha ideia seria ser um sistema cablado que tivesse o controlador/módulos etc (não percebo nada disso) nesse quadro. Que me permitisse controlar os estores de forma individual quer no botão local como na app (ou eventualmente mais tarde com controlo de voz tipo alexa).
Este orçamento que me deram parece-me que é tudo com as pastilhas e tudo sem fios, sendo que assim me parece demasiado caro para o que é pois sendo sem fios até eu mais tarde compro as pastilhas, o controlador e faço eu mesmo com alguma pesquisa e uns videos do youtube kkk
Imagem

O que acham? Que tipo de sistema devo eu procurar tendo em conta que pretendia mesmo que fosse tudo cablado?
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”