Disjuntor para Corte à Terra?

Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Disjuntor para Corte à Terra?

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “ zeef “

Permita-me que lhe deixe informação relativamente à sua dúvida.
1º- Um disjuntor, seja ele de um ou mais pólos (três fases e um neutro) portanto de 4 pólos, também conhecido por disjuntor tetrapolar,
têm apenas como principal missão, a protecção térmica ou magnética de uma canalização (também conhecida como circuito elétrico).
2º - Daí que não devamos colocar disjuntores a proteger a terra ou o circuito de neutro. Ambos devem estar sem qualquer protecção (seja
ela assegurada por fusível ou disjuntor.
Aqui chegados, importa referir que de acordo com a legislação em vigor e segundo as regras da boa arte, devemos ter um disjuntor
tetrapolar que corte também o condutor de neutro, apenas e tão só, sempre que tenhamos de proceder ao corte das três fases. Daí lhe
advindo o nome de tetrapolar.
3º - O condutor de protecção ou seja o condutor de terra nunca, mas nunca, deve ser desligado enquanto a instalação estiver em serviço,
isto é ligada.
4º - Sempre que se pretenda medir a terra de protecção com a instalação em serviço, devemos criar uma terra à parte e liga-la no borne
de saída da caixa de terra, nunca no borne de saída do ligador amovível.
Existe ainda outra possibilidade de executar esta medição sem desligar um condutor que seja da instalação em serviço, que é a utilização
de uma pinça especial amperimétrica para medir o valor do circuito de terra.
Voltando ao cerne da questão, isto é, ao disjuntor a cortar o condutor de terra, sempre que haja uma trovoada e, acima de tudo, o raio
caia nas imediações da nossa casa (habitação).
Ora bem, a este tipo de ocorrência se dá o nome de descarga atmosférica indireta.
Perguntar-me- à então o amigo porquê?
Porque numa ocorrência desta natureza, a descarga atmosférica (vulgo raio) não atinge diretamente a nossa habitação.
Tal como outros colegas disseram anteriormente, existe apenas um dispositivo capaz de neutralizar um defeito dessa natureza, o qual, dá
pelo nome de descarregador de sobretensão, sendo aplicado em cada um dos quadros elétricos de uma instalação de Baixa Tensão de
uma habitação.
Contudo, apesar da aplicação deste tipo de equipamento, devemos ter sempre uma boa terra de protecção. Isto sim, evita esse tipo de
danos.
Estou de acordo com o colega e amigo “energy”, quando diz que uma terra deve ser inferior a 20 ohm.
Sei que é muito complicado obter valores de terra baixos, mas consegue-se, independentemente do local onde a executamos.
Ora numa situação destas, apenas bastará possuir um Diferencial de acordo com o valor da terra de protecção.
Por outro lado, atendendo às questões da natureza, sempre que haja um defeito deste tipo e, atendendo à estratificação da terra, pode
muito bem acontecer a imprevisibilidade da ocorrência de danos numa habitação desprotegida de descarregadores (vulgarmente
conhecidos por para-raios).
Peço-vos mil desculpas pela extensão do texto

Cptos
JAG


Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”