Competências do Eng. Eletrotécnico

Responder
fatavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 18 mar 2021, 17:18
Localização: Lisboa

Competências do Eng. Eletrotécnico

Mensagem por fatavares »

Boa tarde,


A minha questão tem por base principalmente questões de segurança e saúde no trabalho. Para além das competências de direção de obra, coordenação de projetos, coordenação de execução de trabalhos, entre outras, que estão claramente definidas na legislação em vigor. Gostaria de saber se um engenheiro (inscrito na Ordem) pode executar manobras em quadros elétricos, ter acesso ao interior dos quadros elétricos (cablagem, aparelhagem, etc... com acesso a equipamentos com contactos diretos), realizar medições, etc. E para que níveis de tensão.

Obrigado.
Cumprimentos.


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Competências do Eng. Eletrotécnico

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Acho que sim. Pelo menos, em BT.
No entanto, para TET acho que é necessário formação especifica, tal como é necessário o Passaporte de Segurança (não sei se ainda tem este nome) para estar em local de obra. E é possível que para trabalhos em MT também seja necessária formação especifica. Em AT, nem tenho dúvidas que precisa mesmo de formação.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Competências do Eng. Eletrotécnico

Mensagem por luisilva78 »

fatavares Escreveu: 09 set 2021, 12:24 Boa tarde,


A minha questão tem por base principalmente questões de segurança e saúde no trabalho. Para além das competências de direção de obra, coordenação de projetos, coordenação de execução de trabalhos, entre outras, que estão claramente definidas na legislação em vigor. Gostaria de saber se um engenheiro (inscrito na Ordem) pode executar manobras em quadros elétricos, ter acesso ao interior dos quadros elétricos (cablagem, aparelhagem, etc... com acesso a equipamentos com contactos diretos), realizar medições, etc. E para que níveis de tensão.

Obrigado.
Cumprimentos.
Depende. Qual é a ordem em que esse engenheiro está inscrito? Qual é o valor do seguro de responsabilidade civil que tem? Um técnico responsável por instalações eléctricas de serviço particular deve possuir um seguro de responsabilidade civil de 50.000€ e estar inscrito na OE ou na OET.
Se for o caso, se achar que não está "à vontade" com a situação deve fazer formação específica, se não tiver ninguém que o possa orientar no início.
Responder

Voltar para “Dúvidas”