Projeto de linha de MT

Responder
eoroc21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 21 ago 2021, 20:04
Localização: Guidões
Enviou: 1 vez

Projeto de linha de MT

Mensagem por eoroc21 »

Boa tarde a todos, Sou novo por cá e sou estudante de Engenharia Eletrotécnica e Sistemas Elétricos de Energia.
Estou a fazer o meu projeto de licenciatura que é um projeto de uma linha de MT de 30KV.
Estou com muita dificuldade em encontrar material sobre este assunto, nomeadamente regras técnicas e coisas desse género.
Já procurei imenso e estou com dificuldades em dimensionar a cabelagem, escolher apoios, escolher isoladores etc...
Se alguém tivesse experiencia na área ou tivesse documentos que eu pudesse consultar eu ficava muito agradecido pois foi uma área que não abordei ainda em ambiente universitário.
Muito obrigado, estou meio preocupado.


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Projeto de linha de MT

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " eoroc21 "

Diga em concreto do que precisa, e assim talvez o possamos ajudar!


Cptos

JAG
eoroc21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 21 ago 2021, 20:04
Localização: Guidões
Enviou: 1 vez

Re: Projeto de linha de MT

Mensagem por eoroc21 »

Boas meu caro "Faiante",
Precisava de, caso exista, o documento de regras técnicas para os projetos de linhas de média e alta tensão e precisava de encontrar as tabelas que determinam os condutores pré-definidos pela EDP.
Por fim andava na procura de documentos informativos para que eu pudesse aprender a definir qual dos condutores seria o mais adequado para o meu projeto.
Quanto aos cálculos mecânicos e elétricos vou realizar tudo á mão então nessa parte estou tranquilo.
Espero ter conseguido explicar-me pois o mundo das linhas de transporte é completamente novo para mim.
Obrigado
Cumprimentos.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Projeto de linha de MT

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “eoroc21 “
Olá “eoroc21 “
Depois de me responder às questões que abaixo lhe deixo, irei tentar deixar-lhe o endereço das publicações tidas por convenientes para
a execução desse trabalho.
1º - Qual a potência a transportar em média tensão?
2º - Qual a distância da potência a Transportar?
3º - Só depois de saber estas premissas em falta, deverá partir para o executar o trabalho solicitado.

Cptos

JAG
eoroc21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 21 ago 2021, 20:04
Localização: Guidões
Enviou: 1 vez

Re: Projeto de linha de MT

Mensagem por eoroc21 »

Faiante Escreveu: 22 ago 2021, 15:23 Boas meu caro “eoroc21 “
Olá “eoroc21 “
Depois de me responder às questões que abaixo lhe deixo, irei tentar deixar-lhe o endereço das publicações tidas por convenientes para
a execução desse trabalho.
1º - Qual a potência a transportar em média tensão?
2º - Qual a distância da potência a Transportar?
3º - Só depois de saber estas premissas em falta, deverá partir para o executar o trabalho solicitado.

Cptos

JAG
Boa tarde caro "Faiante"
A linha consiste numa linha de MT de 30kv com 60 km de extensão
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Projeto de linha de MT

Mensagem por Faiante »

Meu caro “eoroc21 “
1º - Sabe explicar o porquê do transporte se realizar em média tensão?
2º - Também sabe explicar como se determina o cálculo do aparecimento dessa distância.
3º - Também lhe ensinaram na Universidade ou Instituto Politécnico, a calcular a queda de tensão a essa distância.
Depois de responder a estas perguntas volte a contactar-me por favor.
Cptos
JAG
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Projeto de linha de MT

Mensagem por luisilva78 »

Faiante, não vejo qual é o objectivo deste tipo de respostas. Se sabe e quer ajudar porque não o faz?
Em 3 posts que faz neste tópico o unico que faz é "chutar para canto".

Em relação às questões levantadas pelo eoroc21, já leu o regulamento de segurança de linhas eléctricas de alta tensão (DR 1/92 de 18 de Fevereiro)? Eu nunca trabalhei nesta área, mas diria que deve ser um bom ponto de partida.
eoroc21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 21 ago 2021, 20:04
Localização: Guidões
Enviou: 1 vez

Re: Projeto de linha de MT

Mensagem por eoroc21 »

Boa tarde a todos os que responderam

Trata-se de uma linha de média tensão porque assim foi pedido pelo orientador que sinceramente não sei se percebe muito do assunto. Quanto a cálculos de quedas de tensão eu sei sim realizar os cálculos de quedas de tensão e também os mecânicos á mão mas sei que existem programas que rapidamente fazem todos os cálculos de dimensionamento e até equações de estados ao longo do ano para avaliar as diferenças que o clima do local podes interferir com a linha.
Todo o cálculo do traçado da linha foi realizado no autocad numa de imagem aérea na escala 1:1500 em que realizei o traçado o mais reto possível para que seja mais simples para os apoios suportarem a tensão mecânica Da linha.
Quanto a regulamentos apenas encontrei o regulamento presente no diário da repubublica e tem sido nesse que me tenho apoiado pois não existe muita bibliografia on-line sobre esta área.
Agradeço muito a ajuda a todos!
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”