Quadro eletrico oficina

pedroborges
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 09 jun 2011, 11:31
Localização: Mirandela

Quadro eletrico oficina

Mensagem por pedroborges »

Boa tarde, dimensionei um quadro eletrico para uma oficina .

Vem um cabo do quadro geral que vai ligar no quadro que dimensionei.

Querem que dentro da oficina a instalação seja a vista com calhas de eletricidade , so que eu no quadro tenho tubos vd.

que alterações tenho que fazer no quadro para passar de tubos vd para calhas de eletricidade ?

veja se quadro esta bem dimensionado e que alterações devo fazer se faz favor

Link do esquema do quadro eletrico : https://postimg.cc/jwMk6Hxp
Anexos
QUADRO ELETRICO OFICINA.png


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por Josecalado »

Caríssimo,

Deverá rever os disjuntores tripolares que é aconselhável não ser de In >16A, em função da seção dos condutores; na minha opinião poderia e devia dividir a iluminação e tomadas pelos dois Interruptores diferenciais, deverá ter em conta o valor da terra de proteção, para determinar a sensibilidade dos diferenciais.
Não esquecer que é obrigatório que a sensibilidade dos diferenciais em WCs e locais de risco elevado, não deverá ser superior a 30mA.

Cumprs.
pedroborges
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 09 jun 2011, 11:31
Localização: Mirandela

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por pedroborges »

Obrigado, no disjuntor tripolar o cabo que uso para a tomada trifasica é de 5 fios de secção 2,5 mm

o cabo de secção de 2,5mm de 5 fios nao aguenta 16 A por fase ?

mas eu tenho um diferencial de 2x25 A de 300mA para a iluminação .
Tenho um diferencial de 4x40 A de 300mA para tomadas monofasicas e tomadas trifasicas

ta a dizer acrescentar mais um interruptor diferencial ?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por rainbow »

pedroborges Escreveu: 13 ago 2021, 13:34 Obrigado, no disjuntor tripolar o cabo que uso para a tomada trifasica é de 5 fios de secção 2,5 mm

o cabo de secção de 2,5mm de 5 fios nao aguenta 16 A por fase ?

mas eu tenho um diferencial de 2x25 A de 300mA para a iluminação .
Tenho um diferencial de 4x40 A de 300mA para tomadas monofasicas e tomadas trifasicas

ta a dizer acrescentar mais um interruptor diferencial ?
Boa tarde.

pedroborges, você é estudante? Isto é um trabalho escolar? Ou você está mesmo a projectar / desenhar um quadro eléctrico?
Porque estou a ficar um bocadinho "preocupado" com o que se está aqui a passar, embora não tenha nada a ver com isso.
Você criou um tópico a fazer uma pergunta básica sobre disjuntores e está a desenhar um quadro???
pedroborges
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 09 jun 2011, 11:31
Localização: Mirandela

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por pedroborges »

Estou mesmo a projetar um quadro elétrico.

Não tenho experiência e tenho algumas dúvidas
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por ohmico »

pedroborges Escreveu: 13 ago 2021, 14:42 Estou mesmo a projetar um quadro elétrico.

Não tenho experiência e tenho algumas dúvidas
Boas,

está a acontecer com bastante frequência, apresentarem a desculpa de falta de experiência, mas na verdade o que está a constatar-se é que há muita ignorância no que diz respeito à especialidade.

É preciso é ser afirmativo: Estou mesmo a projetar um quadro elétrico.

Como é que alguém se pode propor projectar um quadro elétrico, quando não tem noção nenhuma de electricidade e muito menos das regras a que tem de obedecer.

Face à questão levantada pelo colega José Calado: - Deverá rever os disjuntores tripolares que é aconselhável não ser de In >16A, em função da seção dos condutores; - a resposta foi: Obrigado, no disjuntor tripolar o cabo que uso para a tomada trifasica é de 5 fios de secção 2,5 mm

Se calhar não têm culpa, talvêz seja do "sistema", com tantos milhões gastos em formação profissional.

Ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Exactamente ohmico.
pedroborges, o que é aquele "ligador de massa" e o "ET" no desenho?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “pedroborges “
Permita-me que lhe diga o seguinte:
Ninguém nasce ensinado, logo tem de aprender a fazer bem, e só existem duas formas de o fazer.

1º - Aprender com quem sabe, aqui farei uma pequena observação, quanto à forma com se aprende.

Aqui chegados, importa referir quais os tipos de aprendizagem existentes no mundo do trabalho.

Existem nada mais nada menos que três tipos de aprendizagem;

São elas:
a) - Aprendizagem clássica – aprendida através do ensino, acabando por ter vantagens e limitações
b) - Aprendizagem operacional adquirida através do ver fazer bem em que muitas das nossas descobertas do processo crescimento
continuo, têm origem na observação direta e na imitação dos outros.
c) – Aprendizagem social, em que muitos do nossos comportamentos foram adquiridos pelo processo de socialização, vendo fazer e
imitando em tudo o que os outros fazem.

Importa referir o princípio orientador da aprendizagem na vida de cada um.
O ensino clássico, bem como todos os outros ensinamentos, apresentam algumas limitações. Isto é, porque o comportamento humano se
apresenta em função de um estímulo. Por este facto, o ensino deverá apresentar estímulos adequados ao comportamento do aluno,
enquanto aprendiz de uma formação profissional ou académica.
Já a aprendizagem operacional tem um cariz puramente enraizado na forma como o mestre sabe fazer e transmite os seus conhecimentos
ao aprendiz. Este processo implica uma ação deliberada do saber fazer bem.
Quanto ao conhecimento social, este advém da forma em como todos nós aprendemos no nosso dia-a-dia reproduzindo aquilo que nos é
transmitido pelos pais, família amigos e, sociedade em geral.


Espero ter ajudado a dissipar algumas dúvidas sobre esta temática tão importante.

Cptos
JAG
pedroborges
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 09 jun 2011, 11:31
Localização: Mirandela

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por pedroborges »

Eu não disse que não ter experiência era desculpa.

Só disse que não tenho experiência.

Para um disjuntor tripolar de 16A a secção do cabo é 2,5mm e a tomada trifásica é de 16A.

O disjuntor tripolar de 16A aguenta no máximo por fase 16A ? Ou seja com o total das três fases aguenta no máximo 48 A ?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por rainbow »

pedroborges Escreveu: 13 ago 2021, 20:49 Eu não disse que não ter experiência era desculpa.

Só disse que não tenho experiência.

Para um disjuntor tripolar de 16A a secção do cabo é 2,5mm e a tomada trifásica é de 16A.

O disjuntor tripolar de 16A aguenta no máximo por fase 16A ? Ou seja com o total das três fases aguenta no máximo 48 A ?
O que é aquele "ligador de massa" e o "ET" no desenho?
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr Pedroborges, um conselho: analize o seu projecto com olhos de ver e vai chegar à mesma conclusao a que os demais utilizadores jà chegaram: Hà incorrecçoes no seu desenho ( o copipaste é f...iscado!)
Cps
A. Castro
pedroborges Escreveu: 13 ago 2021, 20:49 Eu não disse que não ter experiência era desculpa.

Só disse que não tenho experiência.

Para um disjuntor tripolar de 16A a secção do cabo é 2,5mm e a tomada trifásica é de 16A.

O disjuntor tripolar de 16A aguenta no máximo por fase 16A ? Ou seja com o total das três fases aguenta no máximo 48 A ?
pedroborges
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 09 jun 2011, 11:31
Localização: Mirandela

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por pedroborges »

Pois , Quero alterar no desenho do quadro elétrico de tubo vd para calha elétrica . Deve existir algum documento como existe para o tubo vd para saber qual é o tipo de calha elétrica que devo usar em função dos fios que passam .

Agradecia ajuda de como faço devo fazer esta alteração
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por lcmmonteiro »

Creio que esse ponto que foca e o menor de suas preocupações.

Existem erros totalmente descabidos na concepção desse pequeno quadro que um projetista não pode cometer. Se para cabo de 2.5 mm protege com disjuntor 32A então pergunto eu qual sera a proteção a montante do cabo que alimenta esse quadro parcial?!


Muita atenção aos cálculos...

Cumprimentos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por luisilva78 »

Em relação à questão original, chamo a atenção para o facto de que deve ser mantido o IP e o IK tanto do quadro como da canalização.

Em relação às outras questões já abordadas, se está a projectar, o mais importante é que seja garantida a protecção tanto contra sobre-intensidades como contra curto-circuitos, assim como a proteção contra contactos directos e indirectos. Qual é a corrente de serviço de cada circuito? É qual é a corrente admissível de cada canalização? Foi verificado o critério da queda de tensão no dimensionamento? Qual o IP e o IK do quadro? Qual é o PdC dos disjuntores? Há disjuntores tripolares a proteger cabos de 5 condutores, isso está correcto ou é uma gralha? Os diferenciais são todos de 300mA mas isso é um edifício recebendo público. Se é um edifício recebendo público, deveria haver pelo menos 2 diferenciais para os circuitos de iluminação. Se é um edifício recebendo público não me parece que fio v em calha técnica seja uma solução admissível para a canalização (admito que "calha para electricidade" seja calha técnica, ou será esteira?!)
pedroborges
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 09 jun 2011, 11:31
Localização: Mirandela

Re: Quadro eletrico oficina

Mensagem por pedroborges »

Obrigado, É calha técnica . Para tomadas trifásicas penso que se usa um disjuntor tripolar para cada tomada trifásica como proteção, os restantes dois fios é neutro e terra.

É uma oficina que vai receber público

Como é que altero no quadro elétrico o tubo vd para calhas técnicas ?

Qual é o tipo de cabo que devo usar para instalação a vista com calhas técnicas ?
Bloqueado

Voltar para “Projetos Elétricos”