Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " Ruivo"

O que me levou a dizer que o amigo não percebia nada de eletricidade, foi o facto de verificar tantas perguntas sobre o tema em questão.

Contudo, dir-me-á que é licenciado em engenharia informática.

Então não deveria ter colocado as questões que colocou sobre a anomalia. Mas já agora, permita-me que lhe diga que sendo licenciado em eng.
tivesse postado a imagem de um relé com tanta ferrugem. Isto demonstra bem a qualidade de ensino que temos em Portugal.

Caso esteja enganado, apresento-lhe as minhas mais sinceras desculpas, por ter sido inapropriado no assunto versado.


Cptos

JAG


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por Mário »

Boas
ruivo Escreveu: 02 jun 2021, 14:56 IMG_5410.jpg
Já "descolei" o veio do motor. Já roda sem dificuldade, no entanto depois de ligar o motor este não deu qualquer sinal de vida... qual será agora o problema?
Estava algum obejecto estranhoa fazer prisão da turbina? É que se não estava, pode ser o retentor colado, e aí tem que ser reparado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 31 mai 2021, 03:34
Localização: Lisboa

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por ruivo »

O motor já consegui po-lo a trabalhar. Parece é que o circuito da piscina não está a funcionar.. ou seja a água não está a circular.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por Mário »

ruivo Escreveu: 02 jun 2021, 18:28 O motor já consegui po-lo a trabalhar. Parece é que o circuito da piscina não está a funcionar.. ou seja a água não está a circular.
Se esteve muito tempo a funcionar sem fluido, o retentor pode estar queimado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 31 mai 2021, 03:34
Localização: Lisboa

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por ruivo »

O retentor não deve estar queimado porque o motor não esteve a trabalhar em seco tanto tempo assim. Aliás o relé térmico disparou quando aqueceu salvaguardando o motor. Penso que o problema tem a ver com o facto da piscina ter estado parada muito tempo sem fazer filtragens e limpezas. Provavelmente entupiu em algum lado.. como resolver isso agora..
ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 31 mai 2021, 03:34
Localização: Lisboa

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por ruivo »

..parece-me que é o ralo de fundo que está entupido.. como resolver?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por Mário »

Boas
ruivo Escreveu: 02 jun 2021, 19:43 O retentor não deve estar queimado porque o motor não esteve a trabalhar em seco tanto tempo assim. Aliás o relé térmico disparou quando aqueceu salvaguardando o motor.
Se entendes que um motor sem carga, faz actuar o relé térmico!.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por Mário »

ruivo Escreveu: 02 jun 2021, 19:44 ..parece-me que é o ralo de fundo que está entupido.. como resolver?
Desentupir
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 31 mai 2021, 03:34
Localização: Lisboa

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por ruivo »

Mário Escreveu: 02 jun 2021, 20:00 Boas
ruivo Escreveu: 02 jun 2021, 19:43 O retentor não deve estar queimado porque o motor não esteve a trabalhar em seco tanto tempo assim. Aliás o relé térmico disparou quando aqueceu salvaguardando o motor.
Se entendes que um motor sem carga, faz actuar o relé térmico!.

Cump
Mário
Não foi isso que eu disse. O que disse é que o motor trabalhou a seco pouco tempo até porque o salto térmico está bastante sensível.
ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 31 mai 2021, 03:34
Localização: Lisboa

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por ruivo »

Mário Escreveu: 02 jun 2021, 20:00
ruivo Escreveu: 02 jun 2021, 19:44 ..parece-me que é o ralo de fundo que está entupido.. como resolver?
Desentupir
Certo... mas como com a piscina cheia. Não a queria vazar.
ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 31 mai 2021, 03:34
Localização: Lisboa

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por ruivo »

Faiante Escreveu: 02 jun 2021, 16:12 Boas meu caro " Ruivo"

O que me levou a dizer que o amigo não percebia nada de eletricidade, foi o facto de verificar tantas perguntas sobre o tema em questão.

Contudo, dir-me-á que é licenciado em engenharia informática.

Então não deveria ter colocado as questões que colocou sobre a anomalia. Mas já agora, permita-me que lhe diga que sendo licenciado em eng.
tivesse postado a imagem de um relé com tanta ferrugem. Isto demonstra bem a qualidade de ensino que temos em Portugal.

Caso esteja enganado, apresento-lhe as minhas mais sinceras desculpas, por ter sido inapropriado no assunto versado.


Cptos

JAG
Caro "Falante",

Você realmente deve gostar muito de falar, mas certamente já ouviu um ditado português dizer que quem muito fala pouco acerta. O que lhe recomendo é que antes de querer falar deverá pensar no que vai dizer porque muito provavelmente vai sair asneira como foi o caso. Já agora informo, caso não saiba, que um Fórum serve precisamente para colocar as questões que considerar pertinentes, se não quiser participar construtivamente simplesmente fique quieto e não se ponha a "falar" só para dizer asneiras. Para terminar e sem querer ser muito assertivo aconselho-o a fechar a matraca e não ser um "grilo falante".

Cpts
VR
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por pedro caetano »

boas. diga-me, quando tempo teve a bomba parada ate ao momento que descobriu que o veio não rodava? logo quando a ligou pois o termico dispara. tive um caso desses parecido em que a bomba colou mas foi devido a ter ficado submersa pois a casa encheu de agua tudo erros, de construção que não deviam existir. agora diz que a agua não circula? mas tudo o resto esta normal? cump
ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 31 mai 2021, 03:34
Localização: Lisboa

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por ruivo »

pedro caetano Escreveu: 03 jun 2021, 08:36 boas. diga-me, quando tempo teve a bomba parada ate ao momento que descobriu que o veio não rodava? logo quando a ligou pois o termico dispara. tive um caso desses parecido em que a bomba colou mas foi devido a ter ficado submersa pois a casa encheu de agua tudo erros, de construção que não deviam existir. agora diz que a agua não circula? mas tudo o resto esta normal? cump
Caro Pedro Caetano,

Já tenho o problema totalmente resolvido. Está tudo a funcionar. Agradeço as suas contribuições.

Cpts
VR
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico

Mensagem por Mário »

Resolvido, fechado.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”