Quadro eléctrico/disjuntores CC para autocaravana

Responder
mariamascas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 12 jun 2017, 17:56
Agradecimento recebido: 1 vez

Quadro eléctrico/disjuntores CC para autocaravana

Mensagem por mariamascas »

Olá a todos!

Tenho um cliente que transformou uma carrinha em autocaravana e pretende colocar um quadro eléctrico, uma vez que tem as ligações todas feitas através de dados de junção e sem qualquer protecção. Estou habituada a instalações residenciais e de CC tenho pouca ou nenhuma prática. Já desenhei o esquema com o transformador 230V CA - 12V CC, as linhas que vêm da bateria e o inversor para alimentar os circuitos da autocaravana através da rede ou através da bateria, mas estou farta de pesquisar e ainda não consegui perceber se há disjuntores próprios para 12V CC ou se tanto faz, uma vez que eles disparam por corrente, e não por tensão. Depois há a questão da terra, não deveria haver uma ligação equipotencial e respectiva ligação à terra? Ou não é preciso por ser CC? Por um lado, todos os equipamentos são de corrente contínua e como tal, tem só + e -, por outro, tinha pensado meter-lhe um chicote com ficha CE para alimentação pela rede...portanto, ou faço um circuito de terra ou anulo a terra à entrada na ficha CE... alguma dica? Desculpem a ignorância, mas nunca fiz uma coisa destas... além disso gostava mesmo de agarrar este trabalho, naturalmente pelo dinheiro, mas acima de tudo pela aprendizagem.

Obrigada!
Anexos
20210513_115842.jpg


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Quadro eléctrico/disjuntores CC para autocaravana

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Diz na sua apresentação que é estudante, e no entanto refere que está "habituada a instalações residenciais". E fala em cliente.
Afinal, é estudante ou é electricista?
1- Atenção que a "saída" ou secundário do transformador (assumindo que é isso e não uma fonte de alimentação) vai ser em CA.
2- Bateria e inversor??? rede??? afinal em que ficamos?
3- Há disjuntores próprios para CC, não sei é se há para 12V.
4- Não há terra em CC, mas sim massa, que normalmente é a parte metálica do veículo.
monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Quadro eléctrico/disjuntores CC para autocaravana

Mensagem por monkey »

Boa tarde,
Não sou especialista neste tipo de instalações, mas poderá existir alguma informação que poderá consultar, pelo menos no que diz respeito à ligação ao exterior em:
- Regulamento de segurança de instalações eléctricas de parques de campismo e marinas;

Também existe legislação internacional, salvo erro a 60364-7-721 aborda as instalações elétricas no interior de caravanas.

Na internet existem alguns folhetos que tem uma abordagem às instalações elétricas no interior de caravanas ao nível de requisitos, no entanto devem ser lidos com cautela, pois tem origem em legislação externa.
https://www.caravanclub.co.uk/media/102 ... ons-mo.pdf

Salvo erro o condutor de proteção deveria estar ligado à carcaça de forma a que caso exista uma fuga o diferencial exterior possa disparar. No entanto isto é uma opinião, nunca tive de trabalhar neste tipo de instalações.

Lamento não ter informação adicional. Eventualmente outro colega poderá ter mais/melhor informação.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”