Diferencial Dispara

Responder
Inkedpie
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 abr 2021, 12:30
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes

Diferencial Dispara

Mensagem por Inkedpie »

Boa tarde, sou nova aqui no fórum e pouco ou nada entendo de eletricidade, pelo que peço desde já desculpa pela minha ignorância relativamente a este tema :D .

Resido numa casa arrendada há cerca de 3 anos, quando me mudei comprei um termoacumulador o qual foi instalado, na altura pelo meu sogro. O termoacumulador nunca deu problemas. Como é um aparelho que tem tendência a causar grandes consumos de eletricidade, comprei uma tomada inteligente TP-LINK Kasa para agendar uma hora para que o termoacumulador ligue, e uma hora para desligar, esta tomada permite-me inclusive monitorar os consumos do aparelho.

Hoje, pelas 08h30m ao acordar verifiquei que o meu candeeiro do quarto (candeeiro de mesa de cabeceira) não ligava, não liguei muito pois achei que podia ter sido apenas a lâmpada que tivesse "morrido", então voltei a dormir pois apenas teria de me levantar daí a 25 minutos. Ao acordar pela segunda vez, verifiquei que o meu telemóvel não estava a carregar, apesar de estar conectado ao carregador, que por sua vez estava conectado a uma extensão. Verifiquei o quadro, e percebi que o diferencial tinha disparado. Este diferencial engloba o quarto, a cozinha e a sala (é um T1 com kitchenette), e o quadro elétrico é BASTANTE antigo. Achei um pouco estranho pois a minha potência aguenta com o termoacumulador e a máquina de lavar ligados ao mesmo tempo, apenas não aguenta se tiver ligado, por exemplo, termoacumulador e fervedor de água, ou termoacumulador e aquecedor, ou fervedor de água e aquecedor. Voltei a ligar o diferencial e até agora não voltou a disparar.

Será que se pode tratar de um caso isolado? Não consigo saber ao certo a que horas o diferencial terá disparado, pois o termoacumulador aos domingos está programado para ligar às 06h30m e desligar às 08h00m, e reparei que o termoacumulador estava no máximo, ou seja, pelo menos uma hora esteve ligado certamente. Ao verificar na app, ele diz-me que o termoacumulador esteve ligado 1h50m o que também não bate certo, pois é suposto desligar-se ao fim de 1h30m (ligar às 06h30m e desligar às 08h00m).

O termoacumulador está programado para ligar amanhã de manhã pelas 04h30m e desligar às 06h00m, pelo que vou deixar como está e verificar se entretanto o diferencial volta a disparar.

Agradecia se me pudessem dar algumas luzes neste tópico, não sei se me devo preocupar, ou se poderá ter-se tratado de um caso isolado.

Obrigada.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por joao-pt »

O termoacumulador deveria ter um diferencial de alta sensibilidade. É recomendável que contactes um técnico para que a instalação possa ser vista. É possível que o problema seja no termoacumulador (resistência).
Inkedpie
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 abr 2021, 12:30
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por Inkedpie »

Obrigada pela resposta, talvez seja o melhor. Vou ver o que acontece esta madrugada, e caso volte a acontecer, é mesmo isso que vou fazer. Só acho estranho porque ainda há pouco o liguei, tendo desligado ao fim de uns 15 minutos e tudo normal, o diferencial não disparou. O termoacumulador não é muito antigo, é possível que já esteja a dar problemas na resistência?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas..como foi dito e caso não tenha o diferencial de 30ma aconselho a coloca-lo o mais depressa possivel, pois é obrigatorio, isso pode ser sintomas da resistencia, que por vezes da passagem cump
Inkedpie
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 abr 2021, 12:30
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por Inkedpie »

Olá e obrigada pela resposta.

Caso ajude, fica em baixo uma fotografia do meu quadro elétrico, pois não entendo de todo de eletricidade.

https://ibb.co/vZ2dK81

Obrigada.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas . é que eu pensava contate um tecnico de modo a colocar um quadro com as devidas proteções. cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por lcmmonteiro »

esse quadro já é muito antigo e já não se encontra de acordo com as normas atuais.

pelas suas informações têm equipamentos de médio/alto consumo e a inexistência de circuitos (são poucos) suficientes e individuais acabam por criar problemas a médio/longo prazo.

o melhor conselho que alguém lhe pode dar, é contactar um técnico para analisar essa instalação e analisar as soluções de melhoria por forma a garantir a segurança da instalação e de seus utilizadores.

cumprimentos.
Inkedpie
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 abr 2021, 12:30
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por Inkedpie »

Olá, muito obrigada. Já cá tinha estado um técnico da EDP para alterar a potência na altura que me mudei para cá, e ele também já tinha dito que o quadro devia de ser mudado, o problema é que a casa é arrendada, e o meu senhorio é um pouco forreta, por isso não sei até que ponto aceitará alterar o quadro.

Sabem-me dizer se mudar o quadro acarreta custos muito elevados?

Obrigada.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por lcmmonteiro »

Inkedpie Escreveu: 18 abr 2021, 15:08 Olá, muito obrigada. Já cá tinha estado um técnico da EDP para alterar a potência na altura que me mudei para cá, e ele também já tinha dito que o quadro devia de ser mudado, o problema é que a casa é arrendada, e o meu senhorio é um pouco forreta, por isso não sei até que ponto aceitará alterar o quadro.

Sabem-me dizer se mudar o quadro acarreta custos muito elevados?

Obrigada.
O técnico da EDP permitiu o aumento de potência para 30A com o equipamento da EDP antigo e com esse quadro com apenas 2 circuitos? Hummm... talvez fosse sensato a recusa e deixar o documento a informar as condições da instalação...

Não é fácil apresentar orçamento sem ir ao local analisar as condições da instalação. Essa instalação é muito antiga e provavelmente nunca sofreu alterações de melhoria. Certamente os condutores mesmo para as tomadas devem ser de secção inferior a 2.5mm2 sem terra e já com bastante desgaste adquirido com a evolução dos equipamentos que consomem muito mais do que a instalação permite.

A renovação do quadro elétrico apenas permitirá garantir que este se encontra com equipamentos atualizados que garantem a proteção de acordo com as normas. Contudo e, quem o fizer terá que confirmar a secção dos fios do circuito de tomadas e adequar o disjuntor de acordo com a mesma secção e estado dos fios.

Um quadro elétrico até nem o mais caro para esta situação, mesmo que seja apenas um quadro de 8 módulos, 1 ID 40A 30mA e dois disjuntores (16A + 10A), partindo do principio que será esta a análise correta, é algo que à partida rondará os 100 a 150€ talvez...

A questão principal passa pela garantia de que a restante instalação tem condições para a utilização dos equipamentos que indicou e, principalmente no seu uso em simultâneo.

O melhor mesmo será solicitar a deslocação de um técnico certificado que poderá presencialmente analisar toda a instalação e, apresentar um relatório com todas as anomalias existentes e recomendações necessárias.

Relembro que após a conclusão dos trabalhos, independentemente dos que forem feitos, solicite sempre, mas sempre, o termo de responsabilidade pelos serviços realizados e descritos no mesmo termo. Desta forma evita problemas no futuro associados aos maus trabalhos com vista em apenas receber o dinheiro do cliente, tal como exemplo, existem muitos "profissionais" que se apresentam como eletricistas e garantem tudo e mais alguma coisa mas no final o barato acaba por sair muito dispendioso ao cliente quando os problemas surgem.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos.
Inkedpie
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 abr 2021, 12:30
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por Inkedpie »

Olá,

Muito obrigada pela ajuda! Sim, esteve cá e mencionou que o quadro devia ser mudado. Como não entendo nada de eletricidade aceitei que me aumentasse a potência com o quadro que tenho, até porque o meu senhorio nunca me referiu nada relativamente ao quadro elétrico. Vou tentar conversar com ele, pois estes gastos terá de ser o mesmo a ter.

Não me esquecerei da situação do termo de responsabilidade. Muito obrigada mais uma vez.

Cumprimentos.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas esse quadro tem 2 ou 3 circuitos?parece-me que são 3 o dijuntor de baixo é de 16a, tambem não vejo o corte geral, secalhar até está mais aldrabado, por detras da tabua, muitas vezes faziam as ligações por detras . cump
Inkedpie
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 abr 2021, 12:30
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por Inkedpie »

Boa noite. Não entendo de todo de eletricidade então não saberia responder, mas não me admirava nada que estivesse aldrabado. Já nas canalizações há muita coisa que está mal feita ao ponto do último canalizador que cá esteve ter chamado aldrabão ao meu senhorio. Estou reticente em chamá-lo porque gosta muito de resolver as coisas pela própria mão e por norma não fica bem feito. Tenho o termoacumulador ligado há cerca de 45 minutos e ainda não disparou nada. Vamos ver. A verdade é que este quadro precisa mesmo de ser updated.
Inkedpie
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 abr 2021, 12:30
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por Inkedpie »

Mas parecem-me ser 3 circuitos. Têm três "interruptores" mais o "interruptor" geral. Só o que disparou controla metade da eletricidade da casa, o que achei estranho desde o início porque sempre estive habituada a ver quadros com imensos controladores.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial Dispara

Mensagem por joao-pt »

Esse quadro é peça de museu, possivelmente a restante instalação estará desde o tempo desse quadro e é recomendável que seja vista por um técnico.

Esse tipo de obras geralmente são por conta do senhorio e só em material são umas centenas de euros.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”