Disjuntor Geral Dispara de forma pendular

Responder
Carla_Alex_Martins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 09 abr 2021, 11:51
Localização: Lisboa

Disjuntor Geral Dispara de forma pendular

Mensagem por Carla_Alex_Martins »

Bom dia,

No domingo de Páscoa, quando cheguei a casa, após 2 semanas fora, tinha o quadro desligado. Todos os disjuntores estavam ligados à exceção do disjuntor geral.
Moro num apartamento e tenho uma arca na cozinha e outra numa arrecadação, na garagem do prédio. a maior parte das coisas já estavam descongeladas, mas fiquei com a ideia de que o disparo teria sido nesse dia (cheguei a casa por volta das 18h30). Nesse dia não voltou mais a acontecer, mas no dia seguinte voltou a repetir e a partir daí, de 5h em 5h, mais ou menos, o quadro dispara. Telefonei para o serviço Funciona, que funciona mal e só me enviou um técnico na quinta-feira de manhã. Deu uns apertos, fez umas medições com um aparelho e nada descobriu. Disse-me que tenho de ir desligando os eletrodomésticos até dar com aquele que está a provocar a situação. Já desliguei tudo o que era possível. Comecei pela arca da arrecadação. Continuou a disparar. Desliguei os disjuntores dos estores elétricos, da placa, do forno, do microondas, das máquinas de lavar a roupa e louça, da iluminação de toda a casa, das tomadas, enfim, neste momento só me falta experimentar desligar o disjuntor do frigorífico, da arca e da caldeira.
Tenho duas questões:
1ª: eu estou a desligar os disjuntores e não os eletrodomésticos às fichas, no caso dos eletrodomésticos grandes (máquinas, forno, etc), porque são encastrados. Para este tipo de teste é suficiente?
2ª: se depois de passar este calvário não encontrar nada, qual o passo seguinte? O que devo fazer a seguir? Eu não posso continuar noites sem dormir à espera do "clik" do disparo... tenho medo de sair de casa e acontecer alguma coisa, até quando vou levar os miúdos à escola. Alguém já passou por uma situação semelhante?
3ª: Não é estranho este fenómeno ter uma cadência tão certa?
Deixo a fotografia do meu quadro.
Obrigada, desde já, pela vossa atenção.
[
Imagem Disjuntor.jpg
img][/img]


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor Geral Dispara de forma pendular

Mensagem por lcmmonteiro »

Qual o equipamento que afirma que se desliga?

O de baixo com o número 1?

Ou o. Com o número 2?

Sendo estes equipamentos diferenciais apenas irão desarmar em caso de fugas de corrente.

E necessário analisar e realizar alguns testes para despite de eventuais fugas de corrente.

Cumprimentos
Carla_Alex_Martins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 09 abr 2021, 11:51
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor Geral Dispara de forma pendular

Mensagem por Carla_Alex_Martins »

Boa tarde,

É o equipamento com o número 1.

Que tipo de testes refere? Quem devo chamar para a sua realização?

Agradeço, desde já, a sua atenção.

Carla
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor Geral Dispara de forma pendular

Mensagem por lcmmonteiro »

Se o 1 então é um diferencial de 300mA.

Primeiro é necessário analisar se de fato é geral ou se protege apenas alguns circuitos. Tendo outro ID de 30mA se tiver em "série" a partida deveria ser este a dar sinal de falha primeiro.

Portanto é preciso analisar se o problema tem origem na sua instalação ou se no exterior.

Em resposta a sua questão deve chamar um técnico responsável por forma a despistar as possíveis hipóteses que causam esse problema.


Cumprimentos
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Disjuntor Geral Dispara de forma pendular

Mensagem por joao-pt »

Possivelmente será o equipamento marcado com 1 a disparar por uma corrente de defeito de 300 mA. Desligar 1 a 1 pode ajudar a identificar o circuito onde poderá estar o problema mas pode não ser suficiente ou pode até nem se chegar a nenhuma conclusão por consequência de correntes de fuga associadas a essa corrente de defeito.

É recomendável que contactes um técnico para que a instalação possa ser vista.

Sempre que existir um disparo, aponta a hora a que aconteceu e se for possível, que equipamentos estavam ligados. Os disparos de 5h em 5h parecem estranhos, há algum equipamento na instalação que tenha relógio?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Disjuntor Geral Dispara de forma pendular

Mensagem por Faiante »

Boas tardes Srª “Carla_Alex_Martins”

Apesar das informações dos colegas “lcmmonteiro e joao-pt “ estarem corretíssimas, devo ainda acrescentar se tal me for permitido.
1º - Atendendo a que só o diferencial de 300 ma dispara, deduzo que os dois diferenciais não estão em série. Daí que apenas o de 300 ma dispare, ou então, caso estejam em série, poderá este aparelho se encontrar em avaria.
2º Existe uma forma para saber se o dito aparelho se encontra ou não em avaria. Pegando na imagem postada, podemos verificar que o aparelho apresenta um botão para teste (T) inscrito no interior do botão branco. Ao pressionar com um dos dedos este botão para dentro, caso o aparelho se encontre em bom estado de funcionamento, irá deixar toda a instalação por ele protegida sem energia, caso em contrário nada se passará, ficando tudo na mesma.
3º - Poderá ainda haver uma outra hipótese, ainda que remota, para além da já mencionada passagem de corrente à terra. Esta anomalia apenas se pode verificar com êxito se o quadro geral da instalação apresentar disjuntores de protecção bipolares, isto é, disjuntores de fase e neutro ou também chamados disjuntores de dois polos.
4º - Assim sendo, podemos estar na presença de falta de neutro da rede exterior e consequentemente, alimentado pelo seu quadro geral uma canalização onde possa ligar um equipamento elétrico tipo ar condicionado ou outro, possuidor de componentes electrónicos, os quais podem alterara o sentido de circulação de corrente e, causar o tal disparo devido à falta de neutro nesse circuito.
5º - Todavia, o mais fácil para todos os técnicos intervenientes, será dizer que a Srª, possui na sua instalação uma passagem à terra. Daí o tal desarme do interruptor diferencial. E isto porquê?
Porque não nos foram facultadas as leituras que o técnico da EDP funciona fez no momento exacto aquando da realização da inspecção. Todavia, podemos estar na presença de uma anomalia sempre que se verifiquem as tais condições acima mencionadas.
Daí que, quando o técnico fez as tais medições nada tenha encontrado.
Espero ter sido esclarecedor, apesar da extensão do texto, pelo que a todos peço desculpa.

Cptos
JAG
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”