Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Responder
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

Viva,

Tenho em alguns cômodos da casa leds t8 de 120 e 60cm que substituíram florescentes.

Quando o electricista estava a mudar o sistema (Substituição) sem tirar balastro mas com os fios do balastro costados, ou seja sem o balastro a funcionar, uma armadura dupla de 60 os leds começaram a piscar eu avisei-o e ele foi lá e resolveu o problema. OBS Tem fusíveis no lugar dos arrancadores.

Ontem dei com 4 led 120cm a piscar, desligava e ligava e estavam a dar normalmente, passado algum tempo, piscam de novo.
Nessa instalação tem um interruptor duplo em que 1 tecla acende 2 led 1 em cada armadura e a outra tecla acende as outras 2 ao lado em cada armadura respectivamente.

Ainda não vi como estava a instalação, mas tenho alterado algumas armaduras de fluorescentes para led e não deu problema em nada, mas tiro balastro e faço a ligação só de um lado.

Lembro-me que numa ligação do electricista, virei o led ao contrario e dava uma Prilux t8 120, quando eu já fiz o mesmo numa OSRAM t8 120 ligando ao contrário e queimou um pouco, dá na mesma mas ficou um pouco roxa na ponta que não é de ligar.

Mas voltando ao que interessa, alguém sabe o porquê de elas piscarem?

Quem puder ajudar sff
Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por joao-pt »

O piscar pode ser da qualidade, neste caso falta dela, das lâmpadas LED.

Atenção que nem todas as lâmpadas LED se podem inverter.
marciomiguelteixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 ago 2020, 19:47
Localização: Lisboa

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por marciomiguelteixeira »

Primeiro, eu verifico o esquema de ligação da lâmpada. Se tiveres dúvida, poderás confirmar com multímetro. Algumas marcas ligam-se os fios em cada extremidade ou não.
Segundo, eu ligo directamente sem balastro e arrancador.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

As minhas ligações também são sem balastro.

Eu reparei que ele cortou os fios do balastro, mas dá ligação dos 2 lados, ou seja se eu inverter o led tambem dá e a marca é a mesma 3m todas que meteu, PRILUX, tenho em mais comodos onde ficam a funcionar muito mais tempo, como mesmo esquema, 2 armaduras ondr acende 2 led 1 em cada armadura e na outra t3cla o resto, mais 2 em separado, noutro caso acende 2 armaduras 4 led, até agora nada ja lá vão 2 meses, outro comodo, um imterruptor duplo onde 1 tecla acende uma armadura dupla, outra tecla outra dupla.

Ou seja, tenho varios tipos de ligação nos interruptores que já estavam das fluorescentes.

Só num corredor como referi, no dia da instalação piscava e ele resolveu, ai são 2 conotadores paralelos mas isso até agora está bem, agora tem estas duas armaduras que acende os bornes, acho que é assim que se chama em separado, 1 tecla acende 1 led em cada uma das 2 armaduras.

Resumindo, está tudo a funcionar normalmente, tudo da mesma marca, e só nesse comodo é que pisca mas nem sempre, será do interruptor? Sistema de ligação? Que ainda não vi.

Já liguei uma t8 60cm das que o electricista trosse num hall está quase sempre ligada e não pisca, mas ai fiz eu a ligação, tudo fora, balastro e fios, mas está com fusível, pois o borne ou suporte, já agora aproveito para saber como se diz, é em conjunto como o antigo arrancador, que agora tem fusivel.

São uni laterais, as que eu compro também, mas compro OSRAM, menos Watts e um branco mais agradável que as mais baratas.

Ou seja, para me ajudarem, só tirando uma foto?

Obrigado pela atenção

Edit: aproveito para perguntar, os led t8, ou t5, mas neste caso t8, tanto vale ligar F N como N F certo? Já fiz a experiência e deu como numa tomada.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas. acho estranho umas piscarem e outras não deve haver ai algum misterio. porque não experimenta a ligar essas numa tomada, se piscar é das lampadas . cump
marciomiguelteixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 ago 2020, 19:47
Localização: Lisboa

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por marciomiguelteixeira »

Verifica a ligação dos fios brancos ao suporte T8. Poderá existido algum puxam na ligação e solta-se algumas vezes. Verifica funcionamento do interruptor.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

Viva,

Vi hoje as ligações, esta F numa extremidade e N na outra, as são uni laterais ou pelos menos tem indicação disso.

Hoje só piscava uma, mudei de suporte e a mesma piscava.
Levei a uma tomada e piscava na mesma.

Ela acende e começa a piscar passados uns segundos.

Vi mas duas armaduras e esta F numa extremidade e N na outra, nas duas armaduras.

Depois foi colocala na armadura ao lado e depois não piscava, porque elas não piscavam, começaram à pouco tempo.

Acho estranho é estar ligado F e N em extremidades e não na mesma.

Tenho feito umas alterações de flurescente para led e faco F e N do messo lado, essa é a norma.

Estar F e N em cada extremidade não fará com que se estraguem mais rápido? E não sera por causa disso que elas tem 2 meses de funcionamento e já estão com problemas?

Por ela piscar podia fazer com que a outra t8 na outra armura piscasse também, o circuito é o mesmo. Embora hoje só piscava uma a do video.

Estava assim:



Cumps
marciomiguelteixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 ago 2020, 19:47
Localização: Lisboa

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por marciomiguelteixeira »

Experimenta com condensador na entrada entre fase e neutro.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Varejo »

O melhor é comprar lâmpadas de qualidade, certamente que não avariam com meia dúzia de horas de funcionamento.

Do que vejo, lâmpadas T8 led, com fase de um lado e neutro do outro, são sempre material manhoso, barato e bom é difícil.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por amoreira »

Boas

Não sei se ajuda a resolver o problema mas as lâmpadas LED para retrofit têm de estar em conformidade com as normas IEC 62776 e IEC 60598-1 não podem ser utilizadas todos os tipos de lâmpadas no mercados apenas estas.

Caso disponham de outra informação partilhem
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

Perceberam mal acho eu, a instalação é que está F e N em extremidades diferentes, a t8 é uni lateral funciona de um lado, que tenho uma num hall que foi eu que fiz a alteração para led e está a dar sem problemas mas com ligação unilateral, da mesma marca, aliás foi uma das que o electricista trouxe.

Já liguei uma t8 osram ao contrário e deu curto circuito, ficou a dar mas na extremidade que não é para ligar um pouco rouxa :)

Poderá ser da lâmpada, sim. Mas dai a essa lampada fazer as outrs t8 piscar? No mesmo circuito?

Já agora o que para vocês é qualidade? Que marcas?
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Varejo »

Philips, Osram, Threeline(o que mais uso).
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
marciomiguelteixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 ago 2020, 19:47
Localização: Lisboa

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por marciomiguelteixeira »

Eu já utilizei várias marcas Philips, Osram, etc Nós utilizarmos as lâmpadas led v-tac (campânulas) na empresa. Eu comprei alguns anos, as lâmpadas para substituir preço/qualidade da v-tac ( lâmpadas normais a60 com rosca e27, lâmpadas candeeiro c35 com rosca e14, lâmpadas gu10 e lâmpadas t8). As lâmpadas da cozinha t8 v-tac foi 6000k e ligam-se de um lado.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

Viva,

Hoje em outro comodo onde tem 2 armaduras duplas, acendendo 1 led alterando em cada, uma
T8 começou a piscar.
Liguei a outra tecla, ligando as 4 t8 e piscava na mesma, piscava e parava. Depois desliguei e liguei as 4 ou 2 e nada.

Sinceramente não estou a ver o erro, lampadas?
Será dos interruptores, mas já são 2 comodos, acho que é das lampadas, mas em outro comodo tem 4 t8, são as que mais se utilizam e nunca piscaram, a marca é a mesma, 4000k também instalado tudo no mesmo dia pelo electricista.

Alguém com problema idêntico?

Ajuda sff
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas.já pensou em testar as lampadas ligando numa tomada, assim nunca vai perceber onde reside o problema, e fica a saber se o problema é das lampadas. cump
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”