Remodelar totalmente o T2

Responder
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Remodelar totalmente o T2

Mensagem por Pedro Mihuel »

Boa noite:

Comprei casa e vou (pagar para) remodelar totalmente o T2,mas senti que quem vai fazer a obra não tem eletricista certificado, sinto que a parte elétrica não irá ficar muito bem feita.(se calhar estou totalmente enganado).
Mas como também tenho orçamento limitado, lá terá que ser. Vou acompanhar a obra diariamente ,mas na parte de eletricidade queria mesmo garantir que ficava o melhor possível.

Infelizmente estou inscrito como TRISPE, mas como não exerço, tenho poucas certezas de como fazer uma obra o melhor possível. Penso que é uma boa oportunidade para aprender umas coisas.

Cozinha:
Vou ter um termoacumulador de 1500w. Um diferencial de 10 ou 30ma? Disj. de 16A?
Maquina de loiça um disjuntor de 16A?
Maquina de roupa um disjuntor de 16A?
Maquina secar um disjuntor de 16A?
Frigorifico tomada normal.
Placa de indução um cabo de 4mm2 com um disjuntor de 32A?
Forno um cabo de 4mm2 com um disjuntor de quanto 32A?
Exaustor tomada normal.
Total ( 2 dif.30ma+1dif.10ma) + (6Disj.16A+2Disj.32A)


WC: Um diferencial de 10 ou 30ma?
Toalheiro elétrico 300w
Extração
2 tomadas
Total (2 Dif.30ma) + (2 disj. de 16A) Será suficiente?

Uma sala e dois quartos:
Sala teto em pladur:
Qual a maneira que os cabos devem estar passados? Tubo? Qual?
Cabos presos á armação do teto falso? Com braçadeira?
Caixas para os wagos na repicagem da iluminação? Quais?
Por cada divisão 1 disj. para tomadas e 1 disj. para iluminação.
2 Dif. para estas 3 divisões?
Total (2 Dif 300ma) + (3disj16A).


Já sei que o tubo é isogris de 20mm para as tomadas que vão pelo chão.
Sendo assim, garantidamente vou ter que fazer um aumento de potência:

Obrigado desde já


rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Remodelar totalmente o T2

Mensagem por rio »

Eu aconselhava a. Que na placa de indução puse se 6mm
Ou então tenha em atenção a potência da placa que vai comprar .
O cabo de 4mm. Não aguenta 32A
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Remodelar totalmente o T2

Mensagem por amoreira »

Se vai ter de realizar um aumento de potencia não se esqueça que para potencias superiores a 10,35 kVA necessita de projeto.

Se morar numa moradia a coisa é relativamente fácil, se morar num edificio multifamiliar terá de apresentar projeto das zonas comuns do prédio (coluna montante)
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Remodelar totalmente o T2

Mensagem por Pedro Mihuel »

Obrigado a todos desde já

Sim vou pedir para ser colocado cabo de 6mm para placa e forno.
A potencia contratada vai ser a de 4,60 pode ser que chegue.

Cabo de rede vai a uma caixa na entrada e depois vai em serie? ou tem que ser um cabo cada cabo?

Obrigado
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Remodelar totalmente o T2

Mensagem por travassos »

Aponte para os 6,9 kVA e ainda assim não é demais para os equipamentos que pretende instalar.

pode usar este simulador de potência da EDP
https://www.edp.pt/particulares/apoio-c ... -potencia/

Cabo de rede vai a uma caixa na entrada e depois vai em serie? ou tem que ser um cabo cada cabo?
Cabo de rede sai do ATI para cada tomada
Travassos
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Remodelar totalmente o T2

Mensagem por lcmmonteiro »

Pedro Mihuel Escreveu: 15 jan 2021, 23:41 Boa noite:

Comprei casa e vou (pagar para) remodelar totalmente o T2,mas senti que quem vai fazer a obra não tem eletricista certificado, sinto que a parte elétrica não irá ficar muito bem feita.(se calhar estou totalmente enganado).

a empresa que contratou para a remodelação da habitação não tem habilitação para executar a instalação elétrica ?? Se assim o é, talvez seja sensato sondar alternativas que garantam a correta execução e posterior responsabilidade.

Mas como também tenho orçamento limitado, lá terá que ser. Vou acompanhar a obra diariamente ,mas na parte de eletricidade queria mesmo garantir que ficava o melhor possível.
Já experimentou conhecer outros orçamentos ? solicite pelo menos 3 orçamentos e compare as descrições e os valores e, sempre fazendo-se acompanhar das certificações e seguro de responsabilidade civil.

Infelizmente estou inscrito como TRISPE, mas como não exerço, tenho poucas certezas de como fazer uma obra o melhor possível. Penso que é uma boa oportunidade para aprender umas coisas.

Cozinha:
Vou ter um termoacumulador de 1500w. Um diferencial de 10 ou 30ma? Disj. de 16A? Circuito independente condutores 3Gx2.5mm protegido por disjuntor 16A e ID 25A 30mA
Maquina de loiça um disjuntor de 16A? Circuito independente condutores 3Gx2.5mm protegido por disjuntor 16A
Maquina de roupa um disjuntor de 16A? Circuito independente condutores 3Gx2.5mm protegido por disjuntor 16A
Maquina secar um disjuntor de 16A? Circuito independente condutores 3Gx2.5mm protegido por disjuntor 16A
Frigorifico tomada normal. Recomendo circuito independente se possível ou associar ao circuito de tomadas de bancada. condutores 3Gx2.5mm protegido por disjuntor 16A
Placa de indução um cabo de 4mm2 com um disjuntor de 32A? Circuito independente condutores 3Gx4mm (no mínimo, se possível 6mm) protegido por disjuntor 20A no caso de condutores 4mm ou disjuntor 25A no caso de condutores de 6mm
Forno um cabo de 4mm2 com um disjuntor de quanto 32A? Circuito independente condutores 3Gx2.5mm protegido por disjuntor 16A
Exaustor tomada normal. Pode ficar no mesmo circuito do forno.
Total ( 2 dif.30ma+1dif.10ma) + (6Disj.16A+2Disj.32A) A obrigação do ID é para tomadas em zonas húmidas que, naquilo que informou, pode ficar nos circuitos de tomadas de wc (que não indicou), tomadas na cozinha e termoacumulador. O resto da casa pode ficar com ID 300mA. A seletividade passa um pouco por quem executa o serviço com o conhecimento da instalação existente por forma a garantir as devidas proteções de acordo a legislação.


WC: Um diferencial de 10 ou 30ma? Como referi no ponto anterior analisar a instalação existente e selecionar as proteções de acordo com as regras técnicas. Aqui a obrigação é ID de 30mA. Devem-se ser verificados os valores da terra existente.
Toalheiro elétrico 300w
Extração
2 tomadas
Total (2 Dif.30ma) + (2 disj. de 16A) Será suficiente?

Uma sala e dois quartos:
Sala teto em pladur:
Qual a maneira que os cabos devem estar passados? Tubo? Qual? A passagem dos cabos deve ser feita de forma a que os mesmos fiquem protegidos e principalmente não rocem na estrutura metálica. Pode usar tubo isogris que pessoalmente considero o melhor. Se usar condutores do tipo V tem que obrigatoriamente usar tubo. Se usar cabo do tipo VV pode ficar solto. Contudo recomendo usar sempre que possível tubagem.
Cabos presos á armação do teto falso? Com braçadeira? Evite abraçar os cabos a estrutura ou pontos de fixação. Se amanhã necessitar por alguma razão aceder aos cabos não vai conseguir movimentar.
Caixas para os wagos na repicagem da iluminação? Quais? Existe uma grande variedade no mercado. Depende do tipo de ligações pretendidas.
Por cada divisão 1 disj. para tomadas e 1 disj. para iluminação. Dependendo do número de tomadas (normalmente tomadas de uso comum até 8 em série). Tanto na iluminação como nas tomadas dever-se-á ter em conta a forma como se projetam os circuitos e tentar dividir ao máximo.
2 Dif. para estas 3 divisões?
Total (2 Dif 300ma) + (3disj16A).


Já sei que o tubo é isogris de 20mm para as tomadas que vão pelo chão.
Sendo assim, garantidamente vou ter que fazer um aumento de potência:

Obrigado desde já
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Remodelar totalmente o T2

Mensagem por Pedro Mihuel »

Obrigado a todos os que se interessaram pelo tema.

Deixo algumas fotos.
Tenho consiencia que está mau, quase horrivel, mas não consegui melhor.
Caixas sem boquilhas( apesar da maioria delas ter), caixa de derivação podiam ter ficado melhor(mas tenho acesso a todas com facilidade(por baixo de iluminação led).
O quadro eletrico foi o primeiro que montei e podia ter ficado melhor.
Enfim não contratei um bom eletricista, é o que dá.

Esta semana vou começar a instalar os shelly.
Já liguei o termoaculmulador com o diferencial de 10ma.


Agora a dificuldade que tenho é em ter internet nas 5 tomadas que instalei, visto que o vendedor disse-me que a legrand só tem tomadas finais.E aparentemente preciso de caixas de rede de passagem/cascata.

Obrigado
Anexos
IMG_20210528_161927.jpg
IMG_20210415_221808.jpg
IMG_20210401_113127.jpg
IMG_20210318_104447.jpg
IMG_20210222_095340.jpg
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Remodelar totalmente o T2

Mensagem por luisilva78 »

Essa parte das tomadas de rede, se eu estou a perceber bem, vai ficar uma porcaria. Têm que ficar cabos directos de cada tomada para o ATI (ou em alternativa se não quiser cumprir as regras do manual de ITED, para outra tomada que fica na zona onde vai ficar o router). Se não for assim, só vai ter numa tomada.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”