Aumento do número de pontos de entrega

Responder
luisfrf24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 18 abr 2009, 19:29

Aumento do número de pontos de entrega

Mensagem por luisfrf24 »

Boa tarde

Fui contactado por alguém que comprou um apartamento que ainda não tem CPE criado e pediu-me ajuda na resolução do problema.
Segundo o que me contou, trata-se de um prédio antigo com 3 andares e 2 apartamentos por andar com 6,9kVA cada (do 1º ao 3º andar).
Tem também um CPE para os comuns com 6,9kVA (mono). Antigamente no R/C tinha um estabelecimento comercial que ao que parece era alimentado pelo contador das zonas comuns. Fizeram obras e o R/C foi dividido em mais dois apartamentos à semelhança dos restantes pisos.
O problema agora está na criação de mais dois CPE para o R/C.
Depois de ter contactado a EDP disse-me que só lhe pediram uma ficha eletrotécnica. Se for só isso é fácil de resolver mas suspeito que seja necessário projeto. Caso seja necessário fazer projeto é necessário incluir as instalações particulares de cada apartamento cuja instalação já se encontra certificada e em exploração? Se fosse um edifício completamente novo não tinha grandes dúvidas mas nestas situações mais complicadas, como nunca efetuei nenhum projeto fico com muitas dúvidas.

Obrigado


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento do número de pontos de entrega

Mensagem por lcmmonteiro »

Se o ramal for partilhado o projeto tem que incluir todas as fracções alimentadas pelo respetivo.

No caso de um edifício normalmente só tem um ramal tem que incluir no projeto todas as fracções bem como reforço de ramal e talvez ainda a renovação da coluna montante.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Aumento do número de pontos de entrega

Mensagem por amoreira »

Sugiro que como ponto de partida comece por consultar o NIP da instalação no site da DGEG.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
luisfrf24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 18 abr 2009, 19:29

Re: Aumento do número de pontos de entrega

Mensagem por luisfrf24 »

amoreira Escreveu: 12 nov 2020, 14:45 Sugiro que como ponto de partida comece por consultar o NIP da instalação no site da DGEG.
Isso foi logo a primeira coisa que fiz por isso é que já sei os locais de consumo que existem e respetivas potências.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Aumento do número de pontos de entrega

Mensagem por amoreira »

luisfrf24 Escreveu: 13 nov 2020, 11:10
amoreira Escreveu: 12 nov 2020, 14:45 Sugiro que como ponto de partida comece por consultar o NIP da instalação no site da DGEG.
Isso foi logo a primeira coisa que fiz por isso é que já sei os locais de consumo que existem e respetivas potências.
Estamos perante um projeto de aumento de potencia, e a criação de 2 novos locais de consumo, se as frações novas não vão ter potencia superior a 10,35kVA não carece de projeto, terá sim de apresentar um projeto da coluna montante de todo o edifício incluindo os cálculos e dimensionamento.

Para não ficar apenas com a opinião aqui dos colaboradores do fórum, sugiro que ligue para a ANALITICA (ex CERTIEL) felizmente continuam a dar apoio aos projetistas, coloque a sua questão que eles certamente vão esclarecer.... depois partilhe aqui com a comunidade essa informação :-)
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”