Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Responder
AMMRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 04 ago 2016, 00:07

Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por AMMRibeiro »

Bom dia companheiros

Tenho de fazer uma instalação de um quadro trifásico para 20,70kVa, os fios que passei do contador da EDP para o QE são (3x6+N).

O interruptor diferencial principal é de 4 polos (40A 30 mA).

A loja pode vir a ter uma inspecção elétrica se o cliente pedir para confirmar a instalação.

Agora surgem algumas dúvidas:

1. Tenho de pôr um interruptor de corte geral (4 polos) antes do interruptor diferencial principal?

2. Depois do interruptor diferencial de 4 pólos a instalação está monofásica, a dúvida é se tenho de instalar disjuntores de 10A e 16A de um pólo (F) ou sou obrigado em caso de inspecção elétrica a colocar disjuntores de 2 polos (F+N) em todos os circuitos.

3. Tenho de instalar 3 sinalizadores de corrente ou isso pode ser dispensável?

4. Tenho ou não de pôr ponteiras em todos os circuitos que estão ligados aos disjuntores e diferenciais?

5. Existe um quadro parcial no 1 andar, posso pôr no QE principal um disjuntor de 25A (2 pólos) para proteger o circuito de curto-circuitos que vai para o quadro da cave (cabo secção 4 monofásico FN+T). O ID que está no 1 andar é monofásico 25A 30mA?

6. A casa de banho têm somente um circuito de iluminação (não tem tomadas), tenho de colocar um ID 25A 30mA só para esse circuito, ou basta o ID principal?

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

Bom trabalho para todos.


Itapretinho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 out 2020, 17:59
Localização: São Paulo
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por Itapretinho »

Respostas

1. Tenho de pôr um interruptor de corte geral (4 polos) antes do interruptor diferencial principal?
R: Sim para dar manutenção de 01 QDC a outro QDC e trabalhar com segurança.

2. Depois do interruptor diferencial de 4 pólos a instalação está monofásica, a dúvida é se tenho de instalar disjuntores de 10A e 16A de um pólo (F) ou sou obrigado em caso de inspecção elétrica a colocar disjuntores de 2 polos (F+N) em todos os circuitos.
R: Para circuito monofásico trabalhe com disjuntor mono neutro vc instala no barramento de neutro

3. Tenho de instalar 3 sinalizadores de corrente ou isso pode ser dispensável?
R: não precisa

4. Tenho ou não de pôr ponteiras em todos os circuitos que estão ligados aos disjuntores e diferenciais?
R: precisa e fica melhor na estética e segurança.

5. Existe um quadro parcial no 1 andar, posso pôr no QE principal um disjuntor de 25A (2 pólos) para proteger o circuito de curto-circuitos que vai para o quadro da cave (cabo secção 4 monofásico FN+T). O ID que está no 1 andar é monofásico 25A 30mA?
R: Deve colocar sim

6. A casa de banho têm somente um circuito de iluminação (não tem tomadas), tenho de colocar um ID 25A 30mA só para esse circuito, ou basta o ID principal?
R: ID já tem no principal não precisa instalar outro.
AMMRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 04 ago 2016, 00:07

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por AMMRibeiro »

Muito obrigado pela ajuda
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por lcmmonteiro »

AMMRibeiro Escreveu: 02 nov 2020, 11:00 Bom dia companheiros

Tenho de fazer uma instalação de um quadro trifásico para 20,70kVa, os fios que passei do contador da EDP para o QE são (3x6+N). sem conhecer o comprimento Do cabo não posso afirmar se 6mm será suficiente mas eu tinha optado por 10mm.

O interruptor diferencial principal é de 4 polos (40A 30 mA).

A loja pode vir a ter uma inspecção elétrica se o cliente pedir para confirmar a instalação.

Agora surgem algumas dúvidas:

1. Tenho de pôr um interruptor de corte geral (4 polos) antes do interruptor diferencial principal?

não e obrigado a instalar disjuntor. a proteção do cabo e garantida através do fusível a montante. O id de 300mA pode funcionar como corte geral

2. Depois do interruptor diferencial de 4 pólos a instalação está monofásica, a dúvida é se tenho de instalar disjuntores de 10A e 16A de um pólo (F) ou sou obrigado em caso de inspecção elétrica a colocar disjuntores de 2 polos (F+N) em todos os circuitos.
color=#FF0000]pode usar disjuntor de 1P alimentados através de barramentos.[/color


3. Tenho de instalar 3 sinalizadores de corrente ou isso pode ser dispensável?
color=#FF0000]não existe qualquer obrigação[/color]

4. Tenho ou não de pôr ponteiras em todos os circuitos que estão ligados aos disjuntores e diferenciais?
as ponteiras isoladas devem ser utilizadas em condutores multifilares. Condutores rígidos não necessitam.

5. Existe um quadro parcial no 1 andar, posso pôr no QE principal um disjuntor de 25A (2 pólos) para proteger o circuito de curto-circuitos que vai para o quadro da cave (cabo secção 4 monofásico FN+T). O ID que está no 1 andar é monofásico 25A 30mA?

color=#FF0000]se vai usar condutores de 4 mm recomendo proteção disjuntor 20A. a proteção residual de 30mA só e obrigatória em circuitos em zonas húmidas e exterior. Mas se usar não tem problema.[/color]

6. A casa de banho têm somente um circuito de iluminação (não tem tomadas), tenho de colocar um ID 25A 30mA só para esse circuito, ou basta o ID principal?
color=#FF0000]se tiver como geral.ja está protegido a 30mA.[/color]


Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

Bom trabalho para todos.
AMMRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 04 ago 2016, 00:07

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por AMMRibeiro »

Muito obrigado Sr. Monteiro, o comprimento do cabo é tipo 40 cm, percebo a secção de 10 no caso do cliente optar no futuro por monofásico 45A, a questão é que os fios que vêm dos fusiveis até ao contador são de 6 e o diâmetro do tubo está no limite, penso que não seria aceite no caso de inspecção o fio de 10. E colocar de 10 do contador ao QE não servia de muito se não alterar os fios de 6 que vêm da portinhola.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por lcmmonteiro »

AMMRibeiro Escreveu: 02 nov 2020, 21:01 Muito obrigado Sr. Monteiro, o comprimento do cabo é tipo 40 cm, percebo a secção de 10 no caso do cliente optar no futuro por monofásico 45A, a questão é que os fios que vêm dos fusiveis até ao contador são de 6 e o diâmetro do tubo está no limite, penso que não seria aceite no caso de inspecção o fio de 10. E colocar de 10 do contador ao QE não servia de muito se não alterar os fios de 6 que vêm da portinhola.
O comprimento do cabo desde a portinhola até ao quadro e só 40cm??

O cálculo da secção não e única e estritamente baseado na In ou seja existem outros fatores a ter em conta. Tal como o diâmetro do tubo também de ser igualmente calculado.

Note que se pretende certificar uma instalação para essa potência tem que cumprir o regulamento caso contrário corre o risco de não ser certificada para a mesma potência.
AMMRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 04 ago 2016, 00:07

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por AMMRibeiro »

lcmmonteiro Escreveu: 02 nov 2020, 21:59
AMMRibeiro Escreveu: 02 nov 2020, 21:01 Muito obrigado Sr. Monteiro, o comprimento do cabo é tipo 40 cm, percebo a secção de 10 no caso do cliente optar no futuro por monofásico 45A, a questão é que os fios que vêm dos fusiveis até ao contador são de 6 e o diâmetro do tubo está no limite, penso que não seria aceite no caso de inspecção o fio de 10. E colocar de 10 do contador ao QE não servia de muito se não alterar os fios de 6 que vêm da portinhola.
O comprimento do cabo desde a portinhola até ao quadro e só 40cm??

O cálculo da secção não e única e estritamente baseado na In ou seja existem outros fatores a ter em conta. Tal como o diâmetro do tubo também de ser igualmente calculado.

Note que se pretende certificar uma instalação para essa potência tem que cumprir o regulamento caso contrário corre o risco de não ser certificada para a mesma potência.
Pelas normas para uma PMA 20,70 kVa o fio mínimo é de 3x6+N e tubo de 40mm
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por lcmmonteiro »

AMMRibeiro Escreveu: 02 nov 2020, 23:08
lcmmonteiro Escreveu: 02 nov 2020, 21:59
AMMRibeiro Escreveu: 02 nov 2020, 21:01 Muito obrigado Sr. Monteiro, o comprimento do cabo é tipo 40 cm, percebo a secção de 10 no caso do cliente optar no futuro por monofásico 45A, a questão é que os fios que vêm dos fusiveis até ao contador são de 6 e o diâmetro do tubo está no limite, penso que não seria aceite no caso de inspecção o fio de 10. E colocar de 10 do contador ao QE não servia de muito se não alterar os fios de 6 que vêm da portinhola.
O comprimento do cabo desde a portinhola até ao quadro e só 40cm??

O cálculo da secção não e única e estritamente baseado na In ou seja existem outros fatores a ter em conta. Tal como o diâmetro do tubo também de ser igualmente calculado.

Note que se pretende certificar uma instalação para essa potência tem que cumprir o regulamento caso contrário corre o risco de não ser certificada para a mesma potência.
Pelas normas para uma PMA 20,70 kVa o fio mínimo é de 3x6+N e tubo de 40mm
Num sistema trifásico o fio de 6mm pode ser suficiente contudo e como ainda não indicou o comprimento do cabo não sei se os 6mm respeitaram a queda de tensão máxima permitida. Daí eu ter dito que optaria sempre por 10mm no mínimo, sujeito ao cálculo de acordo com a queda de tensão mínima.

Note que para potências acima de 10.35KVA é obrigatório projeto.

Nota adicional, sendo que se trata de um espaço comercial (para estes casos é sempre necessário projeto), se tiver inspeção vai ter que apresentar projeto.

Cumprimentos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por luisilva78 »

AMMRibeiro Escreveu: 02 nov 2020, 11:00 Bom dia companheiros

Tenho de fazer uma instalação de um quadro trifásico para 20,70kVa, os fios que passei do contador da EDP para o QE são (3x6+N).

O interruptor diferencial principal é de 4 polos (40A 30 mA).

A loja pode vir a ter uma inspecção elétrica se o cliente pedir para confirmar a instalação.

Agora surgem algumas dúvidas:

1. Tenho de pôr um interruptor de corte geral (4 polos) antes do interruptor diferencial principal?

2. Depois do interruptor diferencial de 4 pólos a instalação está monofásica, a dúvida é se tenho de instalar disjuntores de 10A e 16A de um pólo (F) ou sou obrigado em caso de inspecção elétrica a colocar disjuntores de 2 polos (F+N) em todos os circuitos.

3. Tenho de instalar 3 sinalizadores de corrente ou isso pode ser dispensável?

4. Tenho ou não de pôr ponteiras em todos os circuitos que estão ligados aos disjuntores e diferenciais?

5. Existe um quadro parcial no 1 andar, posso pôr no QE principal um disjuntor de 25A (2 pólos) para proteger o circuito de curto-circuitos que vai para o quadro da cave (cabo secção 4 monofásico FN+T). O ID que está no 1 andar é monofásico 25A 30mA?

6. A casa de banho têm somente um circuito de iluminação (não tem tomadas), tenho de colocar um ID 25A 30mA só para esse circuito, ou basta o ID principal?

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

Bom trabalho para todos.
Se a instalação pode vir a ter inspecção, para essa potência, peça o projecto ao cliente e execute a instalação de acordo com estse. Vai ser necessário apresentar esse projecto na altura da inspecção e vai ser verificado se foi cumprido ou não.
Zé Jano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 25 ago 2020, 11:18
Localização: Setúbal
Enviou: 1 vez

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por Zé Jano »

Bom dia a todos,

Agora surgem algumas dúvidas:
1. Tenho de pôr um interruptor de corte geral (4 polos) antes do interruptor diferencial principal?
Sim, deve proceder à instalação.
2. Depois do interruptor diferencial de 4 pólos a instalação está monofásica, a dúvida é se tenho de instalar
disjuntores de 10A e 16A de um pólo (F) ou sou obrigado em caso de inspecção elétrica a colocar disjuntores
de 2 polos (F+N) em todos os circuitos.
As RIEBT (473.3.2), sobre a proteção do condutor neutro no esquema TT), refere o seguinte:
Quando a secção do condutor neutro não for inferior (ou for equivalente) à dos condutores de fase, não é necessário prever deteção de sobreintensidades nem dispositivo de corte no condutor neutro;
Quando a secção do condutor neutro for inferior à dos condutores de fase, é necessário prever uma deteção de sobreintensidades no condutor neutro adequada à sua secção.

Esta deteção pode ser dispensada se forem verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
o condutor neutro estiver protegido contra os curtos-circuitos pelo dispositivo de proteção dos condutores de fase dos circuitos;
a corrente máxima suscetível de percorrer o condutor neutro for, em serviço normal, nitidamente inferior ao valor da corrente admissível neste condutor.


3. Tenho de instalar 3 sinalizadores de corrente ou isso pode ser dispensável?
Os sinalizadores permitem identificar visualmente anomalias (a não existência de corrente) nas fases.

4. Tenho ou não de pôr ponteiras em todos os circuitos que estão ligados aos disjuntores e diferenciais?
Depende dos condutores a instalar.

5. Existe um quadro parcial no 1 andar, posso pôr no QE principal um disjuntor de 25A (2 pólos) para proteger o
circuito de curto-circuitos que vai para o quadro da cave (cabo secção 4 monofásico FN+T). O ID que está no 1
andar é monofásico 25A 30mA?
Pode se explicar melhor..

6. A casa de banho têm somente um circuito de iluminação (não tem tomadas), tenho de colocar um ID 25A 30mA
só para esse circuito, ou basta o ID principal?

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.
Bom trabalho para todos.
Zé Jano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 25 ago 2020, 11:18
Localização: Setúbal
Enviou: 1 vez

Re: Quadro trifásico DÚVIDAS na instalação

Mensagem por Zé Jano »

Bom dia,

6. A casa de banho têm somente um circuito de iluminação (não tem tomadas), tenho de colocar um ID 25A 30mA
só para esse circuito, ou basta o ID principal?

Os calibres das proteções são dimensionadas a partir da seção do cabo e da intensidade de corrente presumivel de percorrer esse cabo, etc.
Para circuitos de iluminação deve-se instalar D 10A, circuito tomadas D16A. O DR é uma proteção contra contatos indiretos e que deve ser instalado(sempre que a situação o permita). A escolha da sensibilidade deste equipamento deve ter em conta o tipo de instalação e local a proteger(wc, piscinas, cozinhas, sala, quarto),etc..
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”