Covid e ar condicionado

Responder
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Covid e ar condicionado

Mensagem por Mestreclima »

Boas, já alguém sabe quais as regras ou proibições em relação ao ar condicionado em locais públicos?
Já tive uma empresa que pediu orçamento para renovação de ar, a pedido do HACCP. que só tendo renovação de ar podem trabalhar com o ac.
Eu disse que ainda não tinha dados nem referencias para tal.


Cump.

Rochinha
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Covid e ar condicionado

Mensagem por joao-pt »

Orientação da DGS nº 023/2020 de 08/05/2020. Ver ponto m. relativo a empresas.
https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/o ... 0-pdf.aspx
m. Assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar nas áreas do restaurante, por exemplo através da abertura de portas e janelas. Em caso de utilização de ar condicionado, esta deve ser feita em modo de extração e nunca em modo de recirculação do ar. O equipamento deve ser alvo de uma manutenção adequada (desinfeção por método certificado).
A orientação é para estabelecimentos de restauração e bebidas mas está a ser seguida por outras empresas.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Covid e ar condicionado

Mensagem por Mário »

Boas

A Apirac já fez saber o que se deve fazer, e estalou a guerra. A Dgs e a ministra dizem coisas sem sentido sobre ar condicionado, falam sem saber se ventilação é ar condicionado, falam sem saber qual a velocidade do ar numa sala etc.
O polígrafo da SIC na segunda feira diz que o ar condicionado faz mal provoca vírus, a Apirac exige direito de resposta, hoje o correio da manhã tem o que a Apirac pagou para publicar.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Covid e ar condicionado

Mensagem por Mário »

" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”