Fiscalização ANACOM

Responder
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Fiscalização ANACOM

Mensagem por Mestreclima »

Boas, como já alguem referiu os Srs Dr. vem fazer a fiscalização e é palmadinhas nas costas são muito compreensivos e depois ...

Contraordenação muito grave.

Passo a explicar pois para mim serviu de exemplo.
Certo senhor comprou casa pré-fabricada em madeira em que vinha com as especialidades todas montadas, os homens montaram a casa receberam e pronto.
Tendo que apresentar os termos para a câmara liberar licença pediu se eu podia passar o termo. Eu até aqui só tinha tratado da baixada electrica.
Ok pedi para me fazerem os ensaios e visto não ter PAT instalada, falei com o cliente e este com o responsavel pela imovel o qual disse que perderia a garantia caso furasse o tecto. Na altura houve uma solução de, em vez de ir para o telhado, deixar para o chão e caso o cliente pretendesse antena iriam montar numa estrutura lateral.
Na inspecção frisaram a falta da PAT mesmo vendo que esta estava feita mas para o chão. No entendimento deles e referindo a descrição da PAT esta só pode ser instalada na parte superior da instalação. Mas olhando as caracteristicas do imovel (madeira) e tendo o cliente dito que perdia a garantia caso fosse para o telhado, eles até admitiram que não podem prever todas as situações e que de facto era um caso de exepção.
Contudo pediram para fazer então um acesso aéreo no exterior da casa (tipo baixada). foi feito e enviado ao cuidado deles.
Agora recebi um auto em que diz que alem de ter feito a PAT depois da inspecção ainda fui negligente pois não fiz como mandam as regras técnicas.
Contraordenação muito grave 1000 a 10000€ de coima. Mas dizem que agora já não tiram a carteira profissional, só conta a coima.

Ainda vou responder para ver se eles anulam a contraordenação de muito grave pois não privei o cliente de nenhum serviço como eles afirmam.


Cump.

Rochinha
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por nelmindo »

Obrigado pela partilha.
São estes exemplos que gostamos que sejam utilizados como alerta, para os restantes colegas, de forma a dignificar as respectivas profissões.
asmith
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 06 dez 2012, 21:35
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por asmith »

Uma pessoa pensa que é só aos outros depois elas acontecem...

Por curiosidade, há quanto tempo foi feito o projeto?
E já agora o auto foi enviado para o responsável ou para a empresa que projetos?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por ENERGY »

Mestreclima Escreveu: 26 mai 2020, 18:11 Boas, como já alguem referiu os Srs Dr. vem fazer a fiscalização e é palmadinhas nas costas são muito compreensivos e depois ...

Contraordenação muito grave.

Passo a explicar pois para mim serviu de exemplo.
Certo senhor comprou casa pré-fabricada em madeira em que vinha com as especialidades todas montadas, os homens montaram a casa receberam e pronto.
Tendo que apresentar os termos para a câmara liberar licença pediu se eu podia passar o termo. Eu até aqui só tinha tratado da baixada electrica.
Ok pedi para me fazerem os ensaios e visto não ter PAT instalada, falei com o cliente e este com o responsavel pela imovel o qual disse que perderia a garantia caso furasse o tecto. Na altura houve uma solução de, em vez de ir para o telhado, deixar para o chão e caso o cliente pretendesse antena iriam montar numa estrutura lateral.
Na inspecção frisaram a falta da PAT mesmo vendo que esta estava feita mas para o chão. No entendimento deles e referindo a descrição da PAT esta só pode ser instalada na parte superior da instalação. Mas olhando as caracteristicas do imovel (madeira) e tendo o cliente dito que perdia a garantia caso fosse para o telhado, eles até admitiram que não podem prever todas as situações e que de facto era um caso de exepção.
Contudo pediram para fazer então um acesso aéreo no exterior da casa (tipo baixada). foi feito e enviado ao cuidado deles.
Agora recebi um auto em que diz que alem de ter feito a PAT depois da inspecção ainda fui negligente pois não fiz como mandam as regras técnicas.
Contraordenação muito grave 1000 a 10000€ de coima. Mas dizem que agora já não tiram a carteira profissional, só conta a coima.

Ainda vou responder para ver se eles anulam a contraordenação de muito grave pois não privei o cliente de nenhum serviço como eles afirmam.
Boas
Então essa casa não tem uma chaminé na cozinha?
Se não tem, deveria ter a PAT a sair numa das paredes junto ao telhado.
E o Projetista não deveria ter acautelado isso tudo na memoria descritiva, e não fazer toneladas de projetos chapa 5 no gabinete sem conhecer sequer a obra para a qual está a projetar.
Cpts.
Energy
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por Mestreclima »

asmith Escreveu: 27 mai 2020, 16:14 Uma pessoa pensa que é só aos outros depois elas acontecem...

Por curiosidade, há quanto tempo foi feito o projeto?
E já agora o auto foi enviado para o responsável ou para a empresa que projetos?
Boas, o auto veio só para mim (instalador). o projeto é de 2015 foi alvo de inspeção em 06- 2017, em 10- 2018 respondi com justificação e recebi a 05-2020 a contraordenação o qual vou protestar pelo menos para não ser muito grave.
Fui notificado por telefone e e-mail, não pediram presença de mais ninguém
Cump.

Rochinha
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por Mestreclima »

[/quote]

Boas
Então essa casa não tem uma chaminé na cozinha?
Se não tem, deveria ter a PAT a sair numa das paredes junto ao telhado.
E o Projetista não deveria ter acautelado isso tudo na memoria descritiva, e não fazer toneladas de projetos chapa 5 no gabinete sem conhecer sequer a obra para a qual está a projetar.
[/quote]

Boas, não tem chaminé inclusive os paineis solares foram instalado numa estrutura feita fora do edificio, dai ter deixado reserva para o subsolo da casa.
apesar do projecto contemplar o normal, também nunca pensei que levassem a letra.
Cump.

Rochinha
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por Varejo »

Mas nas auditorias, os projetistas também são notificados para comparecer.

Como de costume o instalador, paga sempre o pato.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
morim
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por morim »

Varejo Escreveu: 27 mai 2020, 22:36 Mas nas auditorias, os projetistas também são notificados para comparecer.

Como de costume o instalador, paga sempre o pato.
Geralmente além do projectista, chama tambem a empresa/tecnico com os equipamentos certificadores.
Entao como é que lhe pedem para efectuar uma certificação

Mas agora levanta-se outra "lebre", pois estas "casade madeira" sao considerados pré-fabricados aos olhos dos fabricantes, montando-se a casa por módulos por vezes (eu sei que estive a pensar comprar uma para um terreno que tenho).
Ou seja ou vem tudo ja instalado, ou não conseguimos instalar nada, senao como referido, perdemos a garantia.

Eu acho que deveria consultar o regulamento especifico para estas casa de madeira e como é que o seu fabricante consegue "cumprir" o ITED se não proporciona uma PAT? e Pedir o projecto ao fabricante.....
o mal vem logo de raiz...e colocar tambem esta questão aos senhores da ANACOM...para ver se ha leis que "eles não estejam a ver"
Que outros colegas vejam este post


Enfim....

espero que tenha mais sorte que eu..

ps: atenção que as custas do processo, mesmo sendo ilibado ficarão sempre a cargo do tecnico visado...
Na pratica, a teoria é outra!
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por damon »

estou a ver que estes gajos da anacom não brincam...
fogo só acontece em portugal coimas tão elevadas para uma instalação de telecomunicações,
até podia entender para instalações electricas que pode ser perigosa se for mal executadas...
agora para telecomunicações?
acho um abuso!
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por Mestreclima »

morim Escreveu: 15 jun 2020, 23:16
Varejo Escreveu: 27 mai 2020, 22:36 Mas nas auditorias, os projetistas também são notificados para comparecer.

Como de costume o instalador, paga sempre o pato.
Geralmente além do projectista, chama tambem a empresa/tecnico com os equipamentos certificadores.
Entao como é que lhe pedem para efectuar uma certificação

Mas agora levanta-se outra "lebre", pois estas "casade madeira" sao considerados pré-fabricados aos olhos dos fabricantes, montando-se a casa por módulos por vezes (eu sei que estive a pensar comprar uma para um terreno que tenho).
Ou seja ou vem tudo ja instalado, ou não conseguimos instalar nada, senao como referido, perdemos a garantia.

Eu acho que deveria consultar o regulamento especifico para estas casa de madeira e como é que o seu fabricante consegue "cumprir" o ITED se não proporciona uma PAT? e Pedir o projecto ao fabricante.....
o mal vem logo de raiz...e colocar tambem esta questão aos senhores da ANACOM...para ver se ha leis que "eles não estejam a ver"
Que outros colegas vejam este post


Enfim....

espero que tenha mais sorte que eu..

ps: atenção que as custas do processo, mesmo sendo ilibado ficarão sempre a cargo do tecnico visado...
Boas, não há volta a dar se ( eu neste caso) assinar o certificado a dizer que está tudo conforme projecto. essa, eles antes de tudo disseram logo.
Cump.

Rochinha
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por Mestreclima »

Boas tardes, venho então ao fim de 4 anos dar o veredito.
Obra executada em 02/2017 inspecionada pela Anacom em 06/2017 conforme o que já foi dito. O auto levantado e contestado em 2020, fui defender na sede da ANACOM com testemunhas a minha defesa em 02/2021 e vem agora a decisão final.
Em minha defesa aleguei que, ao contrario da acusação não privei o cliente da instalação mas sim alterei a PAT, ajustando assim face as condições em obra conforme descrito também nas regras tecnicas. O que foi feito após inspeção (uma subida lateral em PVC 40 para a PAT) foi com o entendimento dos envolvidos no acto de fiscalização.
Em relação a este ponto ou outro aconselho a solicitar por escrito a ANACOM antes de assinarem o termo.
No ponto da Fibra em que também alegavam privar o cliente da instalação, levei as fotos e aceitei como culpa ter falta da Fibra alegando em que na altura já executava o Ited 3, mas conforme fotos demonstradas na inspeção como antes desta os tubos de reserva já estavam passados tendo prontamente passado a fibra e feito os testes.
Deram o veredito final 07/2021 com uma Admoestação por escrito, que foi a pena pedida na minha defesa visto concordar que tinha assinado conforme projeto, e que na realidade tinha discrepâncias com o mesmo mas sem pôr em causa ou privar o cliente de quaisquer instalação conforme dito na acusação.
Cump.

Rochinha
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Fiscalização ANACOM

Mensagem por Varejo »

Obrigado pelo feedback.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”