Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Responder
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Mensagem por helioneves »

Estou às voltas com o circuito 555 para gerar uma onda quadrada ( com dutty cycle de 50% ).
Pelo que vi na net, isso obtém-se colocando uma resistência da saída 3 para o pino 2/6, e ligando o condensador nos mesmos pinos habituais ( entre pino1 e os 2/6). Estou a usar uma resistência de 1Mega e um condensador de 1micro, o tempo total de ciclo é de cerca de 2 segundos, mas o tempo "low" é (perceptivelmente) mais curto que o "high".
Não que eu tenha condições de aferir o circuito, mas já tentei com dois integrados de marcas diferentes e acontece o mesmo…
O que estou a fazer mal? Existe alguma fórmula para cálculo de tempo especifica para a onda quadrada, ou é tipo tentativa- erro?


justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Mensagem por justme »

Boas,

os seguintes circuitos são mais flexíveis permitindo alterar os tempos em que a saída está ALTA ou BAIXA.

O primeiro circuito (com 2 potenciometros) tem a vantagem de poder alterar também o periodo da oscilação.

O segundo circuito mantém o periodo mas varia os tempos de saída ALTA ou BAIXA


555.png
Um abraço
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Mensagem por helioneves »

( Acho que ) já dei com o problema… o efeito de carga sobre o pino 3 altera o dutty cycle da onda de saída.
Cheguei a essa conclusão ao passar do circuito 1 para o circuito 2. O tempo "Low" aumentou face ao "High".
A questão que se coloca agora é; isto é suposto acontecer? Ou será que tive apenas azar com os circuitos 555 que comprei?
[ além de que continuo a não saber como calcular as temporizações para o caso da onda quadrada… ]
Anexos
teste.gif
teste.gif (12.34 KiB) Visto 1673 vezes
fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Mensagem por fiat_uno »

Boa noite
Este circuito abaixo faz o que pretende. Se o duty-cycle está a ser influenciado pela carga pode estar com um consumo exagerado na saída, para o que o 555 consegue fornecer. Experimente utilizar um MOSFET de baixo nível de tensão na saída, ver se resolve. Alimentado aí a 9V deve fazer disparar o MOSFET na perfeição.

Imagem
Imagem
https://www.electronics-tutorials.ws/wa ... lator.html
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Mensagem por helioneves »

Então o que estava a faltar era a resistência de 100k entre o Vcc e o pino 2, é isso?
É que pelo que eu tinha visto na net, essa resistência não aparecia nos esquemas para obter uma onda quadrada...
Quanto à possibilidade do consumo exagerado na saída, penso que não é o caso, pois estou a usar uma fonte de 5V, ao que corresponderia uma corrente de cerca de 1.3mA para o caso do led ligado em série com a resistência de 2.7k na saída , o que não é nada de mais para o 555.
Penso que o facto de deixar o pino 5 desligado não deve influenciar o comportamento do circuito, pelo menos a esta frequência de operação...
Lembrei-me entretanto de uma coisa: será que o facto do condensador de 1uF ser eletrolítico, sendo este o tipo de condensador com menor resistência de fugas, em conjugação com a resistência de 1M ohm, que dá origem ao "dutty cycle" desequilibrado?
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”