BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Responder
ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por ruicarlov »

Boa tarde

Tenho uma dúvida em relação a escolher ter-se numa instalação BTN ou BTE. Quando a potência é superior a 41,4kVA, naturalmente que só pode ser em BTE. Mas quando se necessita de uma potência contratada de 41,4kVA, esta tanto existe em BTN como em BTE.
Pelo que tenho visto, parece-me que as tarifas para os clientes BTN são bastantes mais vantajosas do que BTE. Ou há alguma vantagem escondida na BTE?
Uma empresa que veja que esteja a ser prejudicada por ter BTE a esta potência pode mudar para BTN ou é um ninho de complicações?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por joao-pt »

Baixa Tensão Normal (BTN) – Fornecimentos ou entregas em Baixa Tensão (BT) com uma potência contratada igual ou inferior a 41,4 kVA.
Baixa Tensão Especial (BTE) – Fornecimentos ou entregas em BT com uma potência contratada superior a 41,4 kW.

A vantagem é relativa, quem tem contratos de BTE é porque não se enquadra na BTN, podemos ainda adicionar MT, AT e MAT. Podes alterar o contrato.
ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por ruicarlov »

Provavelmente que tem 41,41kVA em BTE, 41,40kVA em BTN devem chegar à mesma para as necessidades. Mas tendo em conta que faturas de BTE são algo complexo, se calhar há detalhes que me escapam.
pessoa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 out 2019, 19:08
Localização: coimbra

Re: BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por pessoa »

Atenção que as caixas para as entradas são diferentes. Em BTE (baixa tensão especial) a contagem é indireta usando transformadores de intensidade ligados ao contador.
ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por ruicarlov »

Sim, já percebi que mesmo uma mudança para baixo exige mudança de equipamentos logo não é trivial.
LJRP
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 ago 2021, 16:22
Localização: LX

Re: BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por LJRP »

Boa tarde.
Necessito de um contacto na zona Lisboa para alterar instalação BTE para BTN.
Conseguem-me facultar algum nome?
Obrigado
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por mpinto »

A vantagem da BTE é que tem preços diferentes para a energia, ponta, cheias e vazio até super vazio. E dependendo do contrato, diário ou semanal, tem muitas vantagens. Pode deslocar consumos para a noite ou fim de semana. Executar diversas tarefas nos períodos em que a energia é mais barata. Havendo reactiva (embora possa ser compensada nos dois tipos de contrato) na BTN é paga ao mesmo preço, na BTE é muito mais barata. Tudo depende dos seus consumos.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: BTE vs BTN quando se tem 41,4kVA

Mensagem por mromeiro »

@mpinto, até agora, tinha a ideia que em BTN (que inclui as ligações a casas residenciais, pequenos negócios, etc.), não pagavam pela energia reativa, ou seja, em termos de encargos, as pessoas não precisavam de se preocupar com isso nas suas casas.
A consequência, era apenas que não poderiam tirar o máximo da potência contratada, caso tivessem aparelhos a gerar energia reativa.
Com o seu comentário fiquei baralhado.
Assim, caso alguém tenha a certeza desta situação, por favor esclareça.
Obrigado.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”