Diferencial a 25 metros do contador

Sergiio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 16 abr 2020, 15:03
Localização: Odivelas

Re: Diferencial a 25 metros do contador

Mensagem por Sergiio »

Será que tenho que colocar o meu perfil verdadeiro com fotografia de mini saia?


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial a 25 metros do contador

Mensagem por lcmmonteiro »

Pessoalmente penso que as novas regras da protecao de dados o protegem de tal acção...

Mas seria justo correto e sensato que tivesse o minimo de conhecimento da realidade que enfrenta...

Em nenhum dos seus comentários mostrou ter o minimo conhecimento do que pretende realizar...

Foi lhe recomendado procurar um técnico responsável por forma a analisar a instalação e entender o que existe e a melhor forma de intervir.

E apesar de eu ja ter apresentado a minha duvida pergunto agora diretamente.


Vive em Portugal?

Este projeto que refere é em Portugal?

Onde adquiriu os conhecimentos dos equipamentos e cabos que referiu? E ja agora explique me qual e o cabo que referiu por favor.

Apos conhecer estas respostas darei a minha resposta oficial a este topico que em todo o forum tem como objectivo ajudar de uma forma segura legal e de acordo com as regras técnicas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Diferencial a 25 metros do contador

Mensagem por ENERGY »

Sergiio Escreveu: 17 abr 2020, 07:31 Agradeço a vossa resposta.

Vou tentar descrever, sou mais de desenhos e esquemas mas em papel.

Instalação antiga com cabos de 1,2.

Cabo descia do poste, entrava dentro do edifício, e por sua vez ia ao contador, caixa de fusíveis, e seguia para o segundo edifício. Foi tudo eliminado.

Cabo desce do poste, vai a p100, segue para o contador, 25 Mt tem a caixa dos disjuntores. Sai para o segundo edifício, para uma caixa de disjuntores, que fica aproximadamente a 25 Mt.
Cada caixa de disjuntores fica com uma terra independente. Segundo julgo quanto mais varas de terra tiver melhor.
Boas
Como diz " sou mais de desenhos e esquemas mas em papel."
Venha daí esse desenho ou esquema e talvez todos ficaremos a saber do que fala e aí podermos ajudar.
Cpts.
Energy
fiuzatec
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 17 jul 2014, 13:21
Enviou: 2 vezes

Re: Diferencial a 25 metros do contador

Mensagem por fiuzatec »

Passei por este post sem querer e apesar de ter 2 anos nao pude deixar de responder.
As pessoas, por muita experiencia que tem nao podem escolher material na base do "que acham" ou porque viram assim em outras instalaçoes.
Por isso ha os engenheiros e depois ha os executantes.
Acabo de ler que bla bla, portinhola nova e depois cabo de 10mm para QE a 25 metros.
PRIMEIRO
O dimensionamento da canalizaçao (eletrica) vai ter a haver com a potencia a alimentar e o tipo de canalizaçao (enterrado, calha, esteira, etc etc)
OK, FEZ AS CONTAS contas e chegou à conclusao que devido às intensidades percorridas naquele cabo, vai precisar de 10mm (por ex)

SEGUNDO
Falou que o quadro eletrico está a 25 metros. TEM DE FAZER as contas da queda de tensao.
Entre a portinhola e o QE sao admissiveis no maximo uma queda de tensao de 2%. Se o calculo que fez lhe deu os 10mm res-ves, quase de certeza que vai precisar de cabo de 16mm ou de 25mm

Mas como digo, é preciso fazer as contas, saber se é monofasico, trifasico, cabo a utilizar, como vai ser passado. E DEPOIS, com toda a certeza e segurança vao chegar à conclusao do que é que tem de ser.

Segurança acima de tudo. Nao inventem !

Bem hajam
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial a 25 metros do contador

Mensagem por asalopes »

Caro "fiuzatec",

Afirmou:

"Entre a portinhola e o QE sao admissiveis no maximo uma queda de tensao de 2%."

No entanto, a subsecção 803.2.4.4.2 das RTIEBT refere 1,5% para a situação em apreço.


Cumprimentos
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”