Contador JANZ HJ23

Responder
IRS-48
Curioso
Curioso
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Profissão: Reformado

Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Gostaria de obter uma informação fidedigna de algum técnico deste forum que me possa elucidar se o contador antigo JANZ HJ23 dispõe de número decimal (o número mais à direita que faz a contagem dos Watts e ao fim dum volta completa adiciona mais um número às unidades de KW).
Este contador tem os números mais à direita ladeados duns tracinhos que, na minha opinião, correspondem a segmentos de KW.
É que faz toda a diferença ter ou não ter número decimal, ou seja, para os possuidores de contadores deste tipo, poderá estar a ocorrer uma sobrefacturação, se a EDP não considerar o dígito mais à direita como sendo decimal, fazendo as contas, não em KW mas em Watts e facturando como sendo KW.
Daí ser extremamente útil este esclarecimento.
Obrigado pela vossa colaboração.
Última edição por IRS-48 em 10 jan 2020, 17:25, editado 2 vezes no total.

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Profissão: pre- oficial
Enviou: 116 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas. de fato a casa mais á direita é decimal porque tem 5 digitos max e virgula, não conta como kw, no meu caso é assim so quando a roda dá 600 voltas é que dá 1kw. cump

IRS-48
Curioso
Curioso

Mensagem por IRS-48 »

O contador do Pedro Caetano também é um JANZ HJ23?
A minha convicção é a de que o número mais à direita é decimal mas eu preciso mesmo duma confirmação técnica fidedigna.
Obrigado.

IRS-48
Curioso
Curioso

Mensagem por IRS-48 »

Gostaria de saber como poderei anexar uma foto do referido contador.

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. o meu não é esse mas é janz e tem essa casa separada por virgula os numeros dessa casa vão do 1 ao 10 ou seja 0. essa casa não conta por kw. ainda á pouco tempo tive com um contador que ficou esquecido, e posso ver se é esse. cump

IRS-48
Curioso
Curioso

Mensagem por IRS-48 »

Eu estou convencido de que a generalidade dos contadores electromecânicos funcionam todos com base no mesmo princípio e que, mesmo não tendo o número mais à direita destacado, com vírgula ou quadrado vermelho, esse número é decimal. Nos contadores mais antigos, como é o caso do JANZ HJ23, não dispõem dessa separação duma forma tão visível: têm, apenas, uns tracinhos à volta da roda numerada de 0 a 9.

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. pois o contador que estava esquecido não tem essa parte conta logo os kw. mas nesses conta as decimas, não ha duvida nenhuma nisso. cump

IRS-48
Curioso
Curioso

Mensagem por IRS-48 »

Obrigado pela sua ajuda.
Mesmo assim, eu gostava de lhe enviar a foto do contador, para uma análise visual.
Por favor, veja se consegue aceder ao seguinte link.
Caso a imagem não seja clara, peço-lhe que me envie o seu e-mail para eu lhe enviar uma mais nítida.
inacio.silwa@hotmail.com

https://db3pap004files.storage.live.com ... height=196

Nexans
Curioso
Curioso
Registado: 27 mar 2008, 20:13
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por Nexans »

IRS-48 Escreveu:
10 jan 2020, 13:24
Gostaria de obter uma informação fidedigna de algum técnico deste forum que me possa elucidar se o contador antigo JANZ HJ23 dispõe de número decimal (o número mais à direita que faz a contagem dos Watts e ao fim dum volta completa adiciona mais um número às unidades de KW).
Este contador tem os números mais à direita ladeados duns tracinhos que, na minha opinião, correspondem a segmentos de KW.
É que faz toda a diferença ter ou não ter número decimal, ou seja, para os possuidores de contadores deste tipo, poderá estar a ocorrer uma sobrefacturação, se a EDP não considerar o dígito mais à direita como sendo decimal, fazendo as contas, não em KW mas em Watts e facturando como sendo KW.
Daí ser extremamente útil este esclarecimento.
Obrigado pela vossa colaboração.
Boa tarde,
Nesse contador os decimais são os tracinhos gravados no digito mais à direita sendo a leitura total em kW.
Pode ver também aqui https://www.edpdistribuicao.pt/pt-pt/po ... contadores

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Dúvidas”