Boas pessoal,
Tenho 5 pontos de iluminação exterior na frente de uma moradia e preciso instalar 3 comutadores simples para ligar/desligar estes 5 pontos de iluminação. Estou a ter dificuldade em efetuar esta ligação, alguém pode-me ajudar com o esquema eletrico?
Comutador de escada 3 acessos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 jun 2018, 17:46
- Enviou: 1 vez
Re: Comutador de escada 3 acessos
Aquilo que tu queres é comutação de escada com inversor. Tens inúmeros esquemas na net e de certeza já algum aqui no fórum.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
- Contacto:
Re: Comutador de escada 3 acessos
Boa noite.
Para realizar o processo que indica, tal como foi referido anteriormente, necessita de dois comutadores de escada e um inversor de grupo.
Basicamente a fase vai a um comutador, o inversor recebe os dois retornos de cada comutador, e o outro comutador leva a fase à lâmpada.
Com uma rápida pesquisa no google encontra um esquema do género. Indico um simples de entender.
Para realizar o processo que indica, tal como foi referido anteriormente, necessita de dois comutadores de escada e um inversor de grupo.
Basicamente a fase vai a um comutador, o inversor recebe os dois retornos de cada comutador, e o outro comutador leva a fase à lâmpada.
Com uma rápida pesquisa no google encontra um esquema do género. Indico um simples de entender.