Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Pedro Mihuel »

Numa loja sonae do pais houve uma complicação eletrica que já durava á cerca de tres dias:


-Chamado á loja porque a iluminação do armazém não se mantinha ligada.
-Rearmei o ID (da iluminação do armazém) e passados cerca de 20 minutos desarmou.
-Rearmei-o de novo.
-Pus o microondas a funcionar e não desarmou, deixei-o parado, mas ligado á tomada.( funcionários disseram que não se podia ligar o microondas poruque desarmava logo).
(Ao fim duns minutos).
-Desarmou outra vez o ID (da iluminação do armazém) , e rearmei de novo.
-Desmontei duas armaduras de 80w x 2 e cada uma tinha o respectivo balatro electrónico e kit de emergência tambem.
-Dois funcionários foram aquecer os almoços e mesmo no fim do segundo, desarmou outra vez o ID (da iluminação do armazem) , mas o microondas continuou a trabalhar que está ligado a um ID diferente. :shock:
-Ao tentar rearmar o ID (da iluminação do armazem) com o microndas a funcionar, não rearmava. :lol: :roll: (tentei varias vezes).
-Mudei o microndas de tomada, e coloquei-o a funcionar. O ID (da iluminação do armazem), desarmava e tambem não rearmava.
-O ID (da iluminação do armazém) tem mais tres disjuntores , duas reservas monofasicas (confirmei que não tinham nada ligado) e um trifasico que quando se liga :lol: vai toda a loja abaixo! 8)

Espero não estar confuso o texto.


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por jaimereis »

efeito vigi dos diferenciais....verifique as ligações de neutro....
Jaime Reis
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Pedro Mihuel »

Ok.
O quadro com o cotão que tem dentro assumo que manutenção preventiva é inexistente.
Re-apertar todas as reguas de bornes do quadro será a solução.

Como é que o microondas faz desarmar outro diferencial e não o deixa rearmar???Continuando o microondas a funcionar!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Mihuel Escreveu: 25 mai 2017, 18:16 Ok.
O quadro com o cotão que tem dentro assumo que manutenção preventiva é inexistente.
Re-apertar todas as reguas de bornes do quadro será a solução.

Como é que o microondas faz desarmar outro diferencial e não o deixa rearmar???Continuando o microondas a funcionar!
Mede a tensão.
Podes ter o neutro na sucata.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Pedro Mihuel »

Tenho ideia de ter medido 244v !


Para o ID de um circuito não rearmar enquanto o microondas está a funcionar, (sabendo que este está ligado a outro ID), quer dizer que o microondas quando está a funcionar está a usar parte do neutro do primeiro ID?
Isto não provocaria o desarme do ID que o alimenta?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por ohmico »

Pedro Mihuel Escreveu: 24 mai 2017, 22:53 Numa loja sonae do pais houve uma complicação eletrica que já durava á cerca de tres dias:


-Chamado á loja porque a iluminação do armazém não se mantinha ligada.
-Rearmei o ID (da iluminação do armazém) e passados cerca de 20 minutos desarmou.
-Rearmei-o de novo.
-Pus o microondas a funcionar e não desarmou, deixei-o parado, mas ligado á tomada.( funcionários disseram que não se podia ligar o microondas poruque desarmava logo).
(Ao fim duns minutos).
-Desarmou outra vez o ID (da iluminação do armazém) , e rearmei de novo.
-Desmontei duas armaduras de 80w x 2 e cada uma tinha o respectivo balatro electrónico e kit de emergência tambem.
-Dois funcionários foram aquecer os almoços e mesmo no fim do segundo, desarmou outra vez o ID (da iluminação do armazem) , mas o microondas continuou a trabalhar que está ligado a um ID diferente. :shock:
-Ao tentar rearmar o ID (da iluminação do armazem) com o microndas a funcionar, não rearmava. :lol: :roll: (tentei varias vezes).
-Mudei o microndas de tomada, e coloquei-o a funcionar. O ID (da iluminação do armazem), desarmava e tambem não rearmava.
-O ID (da iluminação do armazém) tem mais tres disjuntores , duas reservas monofasicas (confirmei que não tinham nada ligado) e um trifasico que quando se liga :lol: vai toda a loja abaixo! 8)

Espero não estar confuso o texto.
Boas,

Como conclui que tem a haver com o micro-ondas?
Parecem existir mais "coisas" estranhas como por exêmplo o disj. trif. que faz disparar o geral.
A instalação não foi mexida?
Esse tipo de loja obedeceu a projecto e teve de certeza acompanhamento por fiscalização.

Ohmico
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Pedro Mihuel »

ohmico Escreveu: 25 mai 2017, 20:57

Boas,

Como conclui que tem a haver com o micro-ondas?
Parecem existir mais "coisas" estranhas como por exêmplo o disj. trif. que faz disparar o geral.
A instalação não foi mexida?
Esse tipo de loja obedeceu a projecto e teve de certeza acompanhamento por fiscalização.

Ohmico
Neste momento já concluo que o problema está no neutro. Que era a minha desconfiança.
O disj trifasico alimenta dois paineis á entrada com o nome da loja e acho que estão no interior do centro comercial.
É muito provavel que esteja toda mexida, muitas vezes por "eletroartistas" e sem esquemas.
Sim. De certeza. O que foi feito de origem parece ter sido bem feito, mas sem manutenção preventiva, vários técnicos de varias empresas ao longo dos anos a mexer e sem esquemas. É também possível outras coisas mal feitas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por ENERGY »

Pedro Mihuel Escreveu: 25 mai 2017, 22:41
ohmico Escreveu: 25 mai 2017, 20:57

Boas,

Como conclui que tem a haver com o micro-ondas?
Parecem existir mais "coisas" estranhas como por exêmplo o disj. trif. que faz disparar o geral.
A instalação não foi mexida?
Esse tipo de loja obedeceu a projecto e teve de certeza acompanhamento por fiscalização.

Ohmico
Neste momento já concluo que o problema está no neutro. Que era a minha desconfiança.
O disj trifasico alimenta dois paineis á entrada com o nome da loja e acho que estão no interior do centro comercial.
É muito provavel que esteja toda mexida, muitas vezes por "eletroartistas" e sem esquemas.
Sim. De certeza. O que foi feito de origem parece ter sido bem feito, mas sem manutenção preventiva, vários técnicos de varias empresas ao longo dos anos a mexer e sem esquemas. É também possível outras coisas mal feitas.


Boas
Ao que tudo indica existe algum neutro de um ID ligado no barramento do outro ID, e daí esse tal disparo.
Verificar os diversos neutros dos diversos circuitos desses IDs e respetivas ligações.
Cpts.
Energy
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Pedro Mihuel »

Já tinha pensado nisso, mas isso não iria provocar o desarme de dois IDs?
E em todo o quadro é o unico ID a desarmar!
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por edeluz »

Olá,

O que é o ID e o que significa a expressão de "Podes ter o neutro na sucata."?

Obrigado e boa sorte com a obra
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por joao-pt »

ID = Interruptor Diferencial
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por ENERGY »

Pedro Mihuel Escreveu: 26 mai 2017, 19:57 Já tinha pensado nisso, mas isso não iria provocar o desarme de dois IDs?
E em todo o quadro é o unico ID a desarmar!
Boas
Esse tipo de avaria pode estar num qualquer ponto da instalação, e quando desarma o ID (A) ao ligares o (A) faz desarmar o (B)
Se desarma o ID (B) ao armares este faz desarmar o (A)
Por curiosidade essa manutenção e com a LP?
Cpts.
Energy
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Pedro Mihuel »

Não sei o queres dizer com LP.

Já percebi que vou ter de fazer re-apertos a todos os neutros do quadro. E já agora limpar o cotão
Confirmar onde estão ligados os IDs do microondas e da iluminação do armazém.
E fazer varias medições de corrente e tensões.

Respondendo a um colega , a expressão "neutro da sucata" quer dizer que o neutro não está como deveria estar.

Para o ID de um circuito não rearmar enquanto o microondas está a funcionar, (sabendo que este está ligado a outro ID), quer dizer que o microondas quando está a funcionar está a usar parte do neutro do primeiro ID?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por ohmico »

Boas,

a eventual troca de neutros parece-me de difícil justificação.

Reportou-nos disparos de diferenciais variados, mas não nos disse se se trata de diferenciais dependentes uns dos outros, isto é, na mesma linha a montante.

Ohmico
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Desarmes de ID muito estranhos em loja Sonae

Mensagem por Pedro Mihuel »

Obrigado a todos os intervenientes deste tópico.
ohmico Escreveu: 27 mai 2017, 14:04 Boas,

a eventual troca de neutros parece-me de difícil justificação.

Reportou-nos disparos de diferenciais variados, mas não nos disse se se trata de diferenciais dependentes uns dos outros, isto é, na mesma linha a montante.

Ohmico
São só dois IDs que desarmam, em um quadro com cerca de 10 IDs.
O ID do armazem desarma ao fim de 20 minutos se o microondas não estiver a funcionar.
Com o microondas a funcionar , não deixa rearmar o ID do armazem.
Eu acho que os ID estão todos na mesma linha a montante, não tenho esquemas!

Pode não ser troca de neutros. Mas eu sempre achei que a avaria se relacionava com neutros, visto que é o ID que desarma.
E tenho um microondas que faz desarmar um ID diferente (ID iluminação armazem) daquele a que está ligado, e não o deixa ligar enquanto o microondas estiver a funcionar. Leva-me a crer que o microondas quando está a funcionar, a consumir corrente, necessita para funcionar, do neutro do ID do armazem.

Começo a achar que tenho que confirmar o neutro desde o seu ponto de origem!!!
Não tem PT , é numa loja dentro de um centro comercial, poderei pedir á manutenção do centro que me mostre a caixa de coluna onde tenho os fusíveis para fazer medições e começar dai!
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”