Ajuda motor trifásico

Acesso total utilizadores
firebladerr
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 17 ago 2016, 11:52
Enviou: 3 vezes

Ajuda motor trifásico

Mensagem por firebladerr »

Peço ao administrador que apague a mensagem anterior pois inseri no local errado...


Ora boas, preciso da vossa ajuda. Tenho um motor trifásico, que preciso de ligar em rede monofásica. que soluções me podem dar? já li aqui no forum tanta coisa que estou um pouco baralhado. Desde os condesadores de ligação permanente aos de só de arranque, enfim já me perdi. deixo aqui também as fotos do motor com as descrições do mesmo.

obrigado desde já
IMG_20160817_134633.jpg
IMG_20160817_134524.jpg
IMG_20160817_134720.jpg


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por jaimereis »

eu optaria por um variador de velocidade...de entrada monofasica de 230V e saída 230V trifásico....


sendo o motor ligado em triângulo...
Jaime Reis
firebladerr
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 17 ago 2016, 11:52
Enviou: 3 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por firebladerr »

ok já agora obrigado pela rapidez na resposta.

Onde posso comprar um variador de velocidade para este motor e os preços já agora na zona de lisboa e já agora. se eu optasse pela soluçao dos dois condesadores perderia muita potencia? e anivel de desgaste do motor tambem seria mutio maior? quais os riscos de por motor a monofasico? já agora é para trabalhar numa estufa de pintura em que se liga uma a duas vezes por dia em periodos de uma hora seguidos.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por CF,Lda »

Vivam
Só acrecentar que esse variador, para além de ser a solução mais recomendada, a sua aquisição deve ter em linha de conta a potência do motor, sob pena de estar sempre em avaria.

Cps
A.Castro
firebladerr
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 17 ago 2016, 11:52
Enviou: 3 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por firebladerr »

obrigado já agora pode dar um exemplo de um variador para este motor é que nao econtro nenhuma referencia nem loja que possa indicar para o efeito.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Faça uma pesquisa no Google por "variadores de velocidade"; vai obter montes de informaçao sobre essa matéria. Até existem no mercado de usados e, talvez no e-bay (está muito na moda comprar por aqui...).
Não se esqueça de pedir um com entrada monofásica e saída trifásica para motor de 3cv, que é o que está escrito na chapa de características.
Quando o ligar tenha em atenção as ligações electricas: estas devem ser feitas conforme está no desenho que tem o triangulo.
Cps
A. Castro
firebladerr
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 17 ago 2016, 11:52
Enviou: 3 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por firebladerr »

ok estive a ver e ver melhor as minhas opções, estou voltado para os condensadores pois é mais económica e não perco muita potencia, visto estar perante um extractor de ar para uma cabine de pintura e nao fazer grande diferença. Ja agora que condensadores me recomendam? acham que posso por os dois ao mesmo tempo o de arranque bem como o de corrente permanente?

obrigado
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por luisilva78 »

firebladerr Escreveu:ok estive a ver e ver melhor as minhas opções, estou voltado para os condensadores pois é mais económica e não perco muita potencia, visto estar perante um extractor de ar para uma cabine de pintura e nao fazer grande diferença. Ja agora que condensadores me recomendam? acham que posso por os dois ao mesmo tempo o de arranque bem como o de corrente permanente?

obrigado
Eu penso que faz mal optar por essa solução. Se o motor é o que já vem com o equipamento, o fabricante escolheu esse motor com essa potência para que o equipamento funcione correctamente, se agora lhe tira potência poderá sobrecarregar o motor ou então não conseguir o funcionamento correcto do sistema. Com a solução que lhe sugeriram isso já não acontece.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por Mário »

Boas
firebladerr Escreveu: acham que posso por os dois ao mesmo tempo o de arranque bem como o de corrente permanente?
obrigado
Não, não podes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
firebladerr
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 17 ago 2016, 11:52
Enviou: 3 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por firebladerr »

ok, tenho estado a pesquisar no ebay e nao o encontro. podem me indicar ou um link ou o nome em ingles para os variadores de corrente que preciso para comprar um que possa servir?

novos dados, encontrei este da Schneider ATV320v22n4c a rondar os 500 euros. Estou a achar um pouco alto. Com os condensadores fica muito mais barato, podem indicar quais as reais desvantagens que tenho ao instalar os condensadores.

caso eu venha a optar pelos condensadores qual a melhor ligaçao? em estrela ou triangulo
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por jaimereis »

ver ATV12HU22M2
Jaime Reis
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por luisilva78 »

O nome em inglês para este tipo de dispositivos é VFD (iniciais de Varible Frequency Drive). Um exemplo retirado do e-bay é o seguinte:
http://www.ebay.co.uk/itm/NEW-2-2KW-3HP ... 1642848522

Em relação às desvantagens o que há a referir é que com o variador consegue usufruir de toda a potência que o motor tem disponível. O motor foi desenhado para trabalhar ligado a um sistema trifásico e é nessas condições que tem o seu melhor desempenho. Já o equipamento (ventilador) foi desenhado para trabalhar com esse motor (que por sua vez foi pensado para ser ligado a um sistema trifásico). Se "cortar" potência ao motor, o sistema não vai trabalhar nas melhores condições e, no limite, pode até queimar o motor.
firebladerr
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 17 ago 2016, 11:52
Enviou: 3 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por firebladerr »

ok obrigado mais uma vez fiquei devidamente esclarecido. Ja percebi que com os condensadores há o problema dos motores trabalharem mancos, mas e terem a possibilidade de maior desgaste e consequente avaria precoce. Mas fiquei com uma duvida com um condensador permanente nao fica o motor a trabalhar com todas as suas potencialidades mas com menos potencia?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por Mário »

Boas
firebladerr Escreveu: Mas fiquei com uma duvida com um condensador permanente nao fica o motor a trabalhar com todas as suas potencialidades mas com menos potencia?
Não sei como é que, "com todas as suas potencialidades mas com menos potencia" se tem menos potencia, não tem todas as potencialidades!

Quem projectou o ventilador fez com uma determinada característica de aspiração e de uma elevação de massa de ar e temperatura, e deu (no projecto) para ter um motor eléctrico com determinada potencia e rotação.

Se queres alterar tudo o que foi projectado, vai para condensadores. Mas não esperes ter as características iniciais, nem que o motor venha a ter uma duração de vida média.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
firebladerr
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 17 ago 2016, 11:52
Enviou: 3 vezes

Re: Ajuda motor trifásico

Mensagem por firebladerr »

ok Mário obrigado, decidi entao pelo variador. Outra questao que se me levantou aqueles dois fios amarelos ligados a uma caixa de derivaçao servem para que? conseguem perceber?
Responder

Voltar para “Curiosos”