Fotovoltaico para aquecimento de agua

JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por JFFP »

Sim man.macedo77, poderá fazer isso e na minha opinião será uma boa opção.


Powerdriver22
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 13 nov 2022, 20:40
Profissão: Tecnico de refrigeração e climatização
Localização: Quarteira

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por Powerdriver22 »

Boa noite. Uma vez que você tem uma instalação offgrid e baterias associadas ao sistema. Teoricamente você consegue mas depende do consumo elétrico que terá na habitação e das horas de funcionamento do depósito. No entanto aconselho o a falar com quem instalou o seu sistema offgrid
torrado
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 09 ago 2009, 01:47
Localização: Coimbra
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por torrado »

Creio que há aqui muita confusão neste tema do aquecimento de água através de paineis fotovoltaicos.
Por principio será má ideia produzir energia elétrica através de paineis solares e depois consumi-la em resistências para aquecimento de água. Uma boa opção seria aplicar uma bomba de calor, com potência de algumas centenas de Watts, muito mais eficiente (e mais caro, claro).
Aquecer com resistência é possível mas cuidado com as potência, se as resistências forem de 1500W ou mesmo 1000W e tiverem 1000W de paineis a probabilidade de consumir energia da rede é bastante alta. Se quiserem tirar partido do fator tempo podem arranjar resistências de uns 500W e aí já é mais garantido que o fotovoltaico dá conta do recado.
Atenção que os sistema convencionais só funcionam em paralelo com a rede, eventuais esquemas ad-hoc de ligar inversores e paineis diretamente a resistências não vão funcionar. Guardar energia em baterias de lítio para depois consumir em resistências de aquecimento de água é também uma péssima ideia.
lsdigital
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 06 abr 2023, 19:40
Profissão: Programador
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por lsdigital »

A quem ainda tiver dúvidas sobre o assunto: Cá em casa só uso eletricidade. Tenho 4 paineis (1300w de pico) que uso sobretudo para aquecer a água do termo (800w). Não é ligação ad-hoc mas se quiser, o termo nunca vai buscar eletricidade á rede. Com a ajuda de um medidor de consumo (junto ao termo) e outro de produção e com a ajuda de um redutor de potência (junto ao termo) consigo regular os consumos para os Watts que eu quiser. Assim, num dia de inverno em que tenha apenas 500w de produção, consigo facilmente colocar o termo a consumir apenas 500w e não preciso de trocar a resistência todos os dias!
Se é seguro/recomendável ou não, já é outro assunto (mas parece-me que sim).

Posso ainda com uma app (Tuya) ligar e desligar o termo automaticamente em tempo real consoante a produção dos paineis.
Paulo-Ferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 16 nov 2023, 18:25
Profissão: Eletricista
Localização: Bombarral

Re: Fotovoltaico para aquecimento de agua

Mensagem por Paulo-Ferreira »

Boas.

Pesquise por "Solar Diverter"
é o que tenho em casa e recomendo vivamente.

Tenho Fotovoltaico.
Tenho 1 cilindro.

O solar diverter (compra por uns 200 e poucos euros), tem um medidor no quadro que mede o excedente fotovoltaico,
e tem uma unidade que alimenta o termoacumulador.

Basicamente o que faz é alimentar o termo com a energia que sobraria pelo contador fora e que ninguém lhe pagaria.
O ajuste de potência do termo é feito ao segundo.

É equivalente ao seu sistema que descreveu, mas automático, (como se lá estivesse alguém o dia todo a rodar o manípulo para equivaler o consumo à produção.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”