Botoneira de corte na casa das máquinas

Responder
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por Pimenta »

Boa tarde!
As RTIEBT no ponto 801.4.3.1 dizem que para uma "casa das máquinas", devemos ter um dispositivo de corte a energia dentro e fora da mesma!
Porém, tenho uma situação em que toda a fachada frontal da mesma é realizada por grades, ou seja, um braço consegue atravessar a mesma. Neste caso, será necessário colocar as duas ou poderá ser colocada apenas uma?
De referir que o local é uma escola, apesar de ser uma zona onde as crianças não têm acesso...


MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por MPChambel »

Apesar de conseguir atravessar as grades com o braço,este não é considerado um acesso é um ornamento
Se fosse eu metia as duas.........
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por Pimenta »

MPChambel Escreveu:Apesar de conseguir atravessar as grades com o braço,este não é considerado um acesso é um ornamento
Se fosse eu metia as duas.........
Pois, acredito bem que sim!
Neste casos, terão de vir dois circuitos da bobine MX ou pode-se fazer repicagem de uma botoneira para outra?
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por angel_of_diablo »

Pimenta Escreveu:Boa tarde!
As RTIEBT no ponto 801.4.3.1 dizem que para uma "casa das máquinas", devemos ter um dispositivo de corte a energia dentro e fora da mesma!
Porém, tenho uma situação em que toda a fachada frontal da mesma é realizada por grades, ou seja, um braço consegue atravessar a mesma. Neste caso, será necessário colocar as duas ou poderá ser colocada apenas uma?
De referir que o local é uma escola, apesar de ser uma zona onde as crianças não têm acesso...
Olá "Pimenta".

A secção que indica diz o seguinte:
RTIEBT - Secção 801.4.3.1 Escreveu: Junto à porta de entrada dos locais de centrais de aquecimento ou de ar condicionado, e do lado de fora dos mesmos, deve existir um dispositivo de corte de emergência que desligue os equipamentos que, em caso de avaria, possam tornar-se perigosos.
A secção anterior indica que a botoneira (1 só botoneira) deve ficar junto à porta de entrada, mas do lado de fora.

Quanto a haver crianças não à problema, se a mesma for estanque, de dupla ação e colocada fora do alcançe das mesmas (min. 1,5 m), ou seja, quebrar o vidro e carregar no botão.
Tens por exemplo a Botoneira Série 42 RV da Gewiss, que além de IP55 são da classe II.
Anexos
Botoneira Gewiss.pdf
(494.79 KiB) Transferido 83 vezes
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por Pimenta »

angel_of_diablo Escreveu:
Pimenta Escreveu:Boa tarde!
As RTIEBT no ponto 801.4.3.1 dizem que para uma "casa das máquinas", devemos ter um dispositivo de corte a energia dentro e fora da mesma!
Porém, tenho uma situação em que toda a fachada frontal da mesma é realizada por grades, ou seja, um braço consegue atravessar a mesma. Neste caso, será necessário colocar as duas ou poderá ser colocada apenas uma?
De referir que o local é uma escola, apesar de ser uma zona onde as crianças não têm acesso...
Olá "Pimenta".

A secção que indica diz o seguinte:
RTIEBT - Secção 801.4.3.1 Escreveu: Junto à porta de entrada dos locais de centrais de aquecimento ou de ar condicionado, e do lado de fora dos mesmos, deve existir um dispositivo de corte de emergência que desligue os equipamentos que, em caso de avaria, possam tornar-se perigosos.
A secção anterior indica que a botoneira (1 só botoneira) deve ficar junto à porta de entrada, mas do lado de fora.

Quanto a haver crianças não à problema, se a mesma for estanque, de dupla ação e colocada fora do alcançe das mesmas (min. 1,5 m), ou seja, quebrar o vidro e carregar no botão.
Tens por exemplo a Botoneira Série 42 RV da Gewiss, que além de IP55 são da classe II.
Botoneira Gewiss.pdf
Boa tarde!
"Angel", então pela sua interpretação coloca-se apenas uma botoneira fora da casa das máquinas? Dentro não é preciso colocar nenhuma?
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por angel_of_diablo »

Pimenta Escreveu: Boa tarde!
"Angel", então pela sua interpretação coloca-se apenas uma botoneira fora da casa das máquinas? Dentro não é preciso colocar nenhuma?
Sim, até porque na secção em causa nada diz que tem de ser 2 botoneiras.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por Mário »

Boas

É uma dentro da sala e outra fora da sala.

Quando estás dentro da sala tens que ver a botoneira!
Quando estás fora da sala tens que ver a botoneira!

Se tiveres que actuar de emergência a botoneira, é na posição frontal (à tua frente). Esta é a minha interpretação, do espírito da norma, "segurança".

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por Pedro Barradas »

Em termos de SCIE, a botoneira de corte, será sempre fora do local de risco....
Se for necessário efectuar o corte em caso de emergência, possivelmente teremos lugar afuga, pelo que no exterior do espaço, junto ao acesso deve ser aplicada a referida botoneira.

Duplicar... acho desnecessário. até porue dentro com compartimento, deve haver o quadro de comando.. e dai desliga-se o equipamento também ;)
Quem cria renasce todos os dias...
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Botoneira de corte na casa das máquinas

Mensagem por angel_of_diablo »

Mário Escreveu:Boas

É uma dentro da sala e outra fora da sala.

Quando estás dentro da sala tens que ver a botoneira!
Quando estás fora da sala tens que ver a botoneira!

Se tiveres que actuar de emergência a botoneira, é na posição frontal (à tua frente). Esta é a minha interpretação, do espírito da norma, "segurança".

Cump.
Mário
A secção mencionada não refere a existência de 2 botoneiras, mas sim que a botoneira deve estar junto à porta e do lado exterior.
O texto ao princípio induz em erro, mas lendo com calma acaba-se por perceber.
Pedro Barradas Escreveu:Em termos de SCIE, a botoneira de corte, será sempre fora do local de risco....
Se for necessário efectuar o corte em caso de emergência, possivelmente teremos lugar afuga, pelo que no exterior do espaço, junto ao acesso deve ser aplicada a referida botoneira.

Duplicar... acho desnecessário. até porue dentro com compartimento, deve haver o quadro de comando.. e dai desliga-se o equipamento também ;)
Concordo.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”