Efeito Biefeld-Brown

Bloqueado
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4705
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 114 vezes
Agradecimento recebido: 140 vezes
Contacto:

Efeito Biefeld-Brown

Mensagem por admin »



1. Introdução

Em experimentos realizados com válvulas de raios-X na década de 1920, Thomas Townsend Brown (1905-1985) descobriu uma força resultante atuando na válvula quando esta era ligada. Desde então este fenômeno ficou conhecido como efeito Biefeld-Brown e acreditou-se tratar de um novo princípio do eletromagnetismo e gravidade. Esta descoberta é creditada a Brown, porém leva também o nome de seu orientador Paul Alfred Biefeld (1867-1940), professor de física na Universidade de Denison, Ohio, na América do Norte.

A descoberta de Brown mostra que quando uma alta voltagem (~ 1 kV DC) é aplicada em um capacitor assimétrico, uma força resultante na direção de um dos eletrodos é observada. Por capacitor assimétrico quer se dizer um capacitor cujas dimensões físicas de seus eletrodos são bastante diferentes. Por exemplo, um com grande área (uma placa metálica) e outro com área muito pequena (um fio). Segundo Brown o fenômeno se dá no vácuo, porém quando nas condições ambientes acredita-se que seja favorecido pelo 'vento iônico' que acaba por acentuar seu efeito fazendo com que a força resultante exceda o seu peso.

Existem inúmeras patentes sobre métodos para gerar propulsão utilizando-se tais capacitores, que se atribuem ao efeito Biefeld-Brown. O próprio Brown patenteou sua descoberta ('aparato eletrocinético') nos anos de 1960, 1962 e 1965. Entretanto a descoberta de Brown não teve maior repercussão e praticamente pouco se fez até o final do século XX. A partir do ano 2000 houve uma 'redescoberta' do fenômeno e atualmente existem inúmeras demonstrações deste efeito na internet [1] em capacitores assimétricos denominados 'lifters' ('levitadores'). Há uma grande quantidade de informação, porém nos textos encontrados na rede de computadores é usual encontrarmos expressões como 'antigravidade' e 'eletrogravidade' para tentar explicar o fenômeno e que são estranhas à física tal como estabelecida atualmente. Praticamente nada se encontra sobre capacitores assimétricos nas revistas especializadas de física.

O propósito deste trabalho foi investigar o fenômeno usando equipamentos de construção própria, submeter o capacitor a diferentes tensões, variar os parâmetros geométricos e as características físicas a fim de se propor uma lei empírica da força atuante neste tipo de capacitor em atmosfera terrestre. Assim, este trabalho é uma tentativa de trazer algum entendimento, com base em dados experimentais, sobre as forças existentes em capacitores assimétricos. Este é um trabalho preliminar onde a abordagem, do ponto de vista teórico, é bastante simplificada face à complexidade do problema em questão, pois o campo elétrico entre as placas do capacitor tem intensidade suficiente para ionizar as moléculas do ar em sua volta.

Continua....


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Bloqueado

Voltar para “Artigos”