Ramal

J.P.
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 30 ago 2007, 04:32

Ramal

Mensagem por J.P. »

Boas ,

Numa rua onde todas os ramais sao aereos para todas as casas e nao havendo armario de distribuiçao posso pedir ramal subterraneo sendo que o poste mais proximo esta do meu lado da rua a 6 mets? Ficará muito mais caro do que se pedir aereo?


Obgd
cumps


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode pedir ramal subterrâneo, eventualmente vai custar-lhe um pouco mais, mas a diferença também não será assim tanta, e esteticamente ficará muito melhor.

J.P. Escreveu:Boas ,

Numa rua onde todas os ramais sao aereos para todas as casas e nao havendo armario de distribuiçao posso pedir ramal subterraneo sendo que o poste mais proximo esta do meu lado da rua a 6 mets? Ficará muito mais caro do que se pedir aereo?


Obgd
cumps
Cpts.
Energy
J.P.
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 30 ago 2007, 04:32

Re: Ramal

Mensagem por J.P. »

Obrigado pela ajuda :D posso ser eu a abrir a vala e colocar o tubo de 63mm da portinhola ao poste?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a portinhola estiver no muro da vedação, e o poste da EDP se encontrar junto ao muro do seu terreno, pode sempre abrir a vala pelo interior do seu terreno, e fazer o tubo sair junto do poste.
Agora se vai andar com o tubo pela via publica, deve deixar esse trabalho para um empreiteiro credenciado pela EDP, pois necessita de licença para abrir e repor os estragos na via publica, etc.

J.P. Escreveu:Obrigado pela ajuda :D posso ser eu a abrir a vala e colocar o tubo de 63mm da portinhola ao poste?
Cpts.
Energy
J.P.
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 30 ago 2007, 04:32

Re: Ramal

Mensagem por J.P. »

Obrigado amigo Energi.

cumps
Joel Pereira
futsal78
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 07 ago 2014, 13:14

Re: Ramal

Mensagem por futsal78 »

Boas!
Construí casa à 6 anos e paguei quase 600€ pelo ramal, na altura de obras/definitivo, depois cancelei a luz, pk não fui viver para lá, agora pedi a luz e já ando nisto à 1 mês, dizem que o ramal não existe, etc..... agora querem que pague 300€ para virem os técnicos verificar e se assim for devolvem o valor...
É normal?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se já teve energia defenitiva ligada, apenas lhe compete fazer prova, apresentando a certificação da Instalação da Certiel, ou apresentando um recibo de luz.
O ramal de obras só era defenitivo se o Técnico o pedisse como tal, e a EDP assim aceitasse, caso contrário o ramal de obras, era apenas para obras, e no final da obra tinha de se pedir ramal defenitivo, que apesar de por vezes não ter qualquer alteração por parte da EDP, esta cobrava logo algo mais.

futsal78 Escreveu:Boas!
Construí casa à 6 anos e paguei quase 600€ pelo ramal, na altura de obras/definitivo, depois cancelei a luz, pk não fui viver para lá, agora pedi a luz e já ando nisto à 1 mês, dizem que o ramal não existe, etc..... agora querem que pague 300€ para virem os técnicos verificar e se assim for devolvem o valor...
É normal?
Cpts.
Energy
futsal78
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 07 ago 2014, 13:14

Re: Ramal

Mensagem por futsal78 »

Eu já tive luz, tenho faturas, mas na altura é de obras 20kv, tenho o ramal e contador no muro, tudo direitinho, como luz normal (6kv) não, tenho a certiel aprovada e tudo mais...
Paguei quase 600€ na altura pelo ramal, agora querem que pague 300€ para vir um técnico verificar...
Não faltava mais nada andar a rebentar muros, chão(alcatrão), etc....
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se tem tudo direitinho como diz e regulamentar, não tem que ter problemas, mas vai ter de pagar o que lhe estão pedindo, para que o assunto do ramal fique como defenitivo, e só depois pode pedir certificação da Instalação na Certiel.
Se tudo estiver nas devidas condições, não vai ter de rebentar nada, muito menos na via publica.
No seu interesse fale com o Eletricista que lhe fez a instalação, para ver o que ele lhe diz sobre o assunto, pois vai necessitar de um Técnico de Eletricidade para depois pedir Certificação da Instalação, depois do ramal ser dado como concluido e defenitivo.
futsal78 Escreveu:Eu já tive luz, tenho faturas, mas na altura é de obras 20kv, tenho o ramal e contador no muro, tudo direitinho, como luz normal (6kv) não, tenho a certiel aprovada e tudo mais...
Paguei quase 600€ na altura pelo ramal, agora querem que pague 300€ para vir um técnico verificar...
Não faltava mais nada andar a rebentar muros, chão(alcatrão), etc....
Cpts.
Energy
futsal78
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 07 ago 2014, 13:14

Re: Ramal

Mensagem por futsal78 »

Eu tenho a certiel aprovada e na altura paguei quase 600€ por ramal obras/definitivo...
Agora e EDP diz que não consta nada nos dados deles, que o ramal expirou....
Agora querem que pague este valor só para vir um tecnico ao local verificar o ramal...
Eles não aceitam fotos nem do ramal, nem do contador que já possuo...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se tem a Certificação da Instalação feita pela Certiel, significa que o ramal já é defenitivo e para a potência que tem no certificado emitido pela certiel, portanto é só contratar energia e mais nada.
Que eu saiba o NIP defenitivo, com o qual se pede a certificação na Certiel, só é dado depois do ramal definitivo estar concluido.

O NIP que consta no seu Certificado de Exploração, identifica a instalação em causa, e todo o processo existente na EDP/Certiel, desde o ramal, até à certificação, como pode agora a EDP lhe dizer que não consta nada no sistema informático da EDP, algo aqui não está a ser bem contado.

Quando existe contrato de fornecimento de enrgia para obras, o corte de energia é feito logo no dia seguinte ao termo da licença de obras, se diz que tem contador instalado, é tudo muito estranho, pois diz que já passaram 6 anos desde a Certificação da Instalação, e o "contador de obras" ainda lá continua instalado.

Fale com o Técnico que lhe fez a Inatalação Elétrica, para ele lhe dar uma ajuda na resolução desse seu problema.

Todos os contatos que fizer com a EDP, deve faze-los por escrito, e não presencialmente ou por telefone, para depois poder agir de acordo com as respostas escritas da EDP.

O que acontecia no inicio da Certiel, era que as certificações por vezes eram feitas para potências superiores aos ramais instalados, depois começõu a haver polémica com os consumidores, a irem aos balcoes a exigir aumentos de potência em função do Certificado da Certiel, mas o pessoal só tinha pago um ramal por exemplo de 10.35Kvas e tinha certificação de 20.7Kvas, e como tal queria esse aumento de potência, claro que a EDP não ia nisso e exigia o pagamento do reforço de ramal, alguns pagavam, outros não, e a EDP não procedia a esse aumento de potência.
Hoje essa situação já não acontece, o pedido de Certificação da Certiel, tem de ser de acordo com a potência do ramal previamente executado, e que consta no sistema informático da EDP/Certiel.

futsal78 Escreveu:Eu tenho a certiel aprovada e na altura paguei quase 600€ por ramal obras/definitivo...
Agora e EDP diz que não consta nada nos dados deles, que o ramal expirou....
Agora querem que pague este valor só para vir um tecnico ao local verificar o ramal...
Eles não aceitam fotos nem do ramal, nem do contador que já possuo...
Cpts.
Energy
futsal78
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 07 ago 2014, 13:14

Re: Ramal

Mensagem por futsal78 »

ENERGY Escreveu:Boas
Se tem a Certificação da Instalação feita pela Certiel, significa que o ramal já é defenitivo e para a potência que tem no certificado emitido pela certiel, portanto é só contratar energia e mais nada.
Que eu saiba o NIP defenitivo, com o qual se pede a certificação na Certiel, só é dado depois do ramal definitivo estar concluido.

O NIP que consta no seu Certificado de Exploração, identifica a instalação em causa, e todo o processo existente na EDP/Certiel, desde o ramal, até à certificação, como pode agora a EDP lhe dizer que não consta nada no sistema informático da EDP, algo aqui não está a ser bem contado.

Quando existe contrato de fornecimento de enrgia para obras, o corte de energia é feito logo no dia seguinte ao termo da licença de obras, se diz que tem contador instalado, é tudo muito estranho, pois diz que já passaram 6 anos desde a Certificação da Instalação, e o "contador de obras" ainda lá continua instalado.

Fale com o Técnico que lhe fez a Inatalação Elétrica, para ele lhe dar uma ajuda na resolução desse seu problema.

Todos os contatos que fizer com a EDP, deve faze-los por escrito, e não presencialmente ou por telefone, para depois poder agir de acordo com as respostas escritas da EDP.

O que acontecia no inicio da Certiel, era que as certificações por vezes eram feitas para potências superiores aos ramais instalados, depois começõu a haver polémica com os consumidores, a irem aos balcoes a exigir aumentos de potência em função do Certificado da Certiel, mas o pessoal só tinha pago um ramal por exemplo de 10.35Kvas e tinha certificação de 20.7Kvas, e como tal queria esse aumento de potência, claro que a EDP não ia nisso e exigia o pagamento do reforço de ramal, alguns pagavam, outros não, e a EDP não procedia a esse aumento de potência.
Hoje essa situação já não acontece, o pedido de Certificação da Certiel, tem de ser de acordo com a potência do ramal previamente executado, e que consta no sistema informático da EDP/Certiel.

futsal78 Escreveu:Eu tenho a certiel aprovada e na altura paguei quase 600€ por ramal obras/definitivo...
Agora e EDP diz que não consta nada nos dados deles, que o ramal expirou....
Agora querem que pague este valor só para vir um tecnico ao local verificar o ramal...
Eles não aceitam fotos nem do ramal, nem do contador que já possuo...
Eu tb acho tudo muito estranho, mas eles pelo telefone, empurram uns para os outros( edp comercial-edp distribuição), e já ando nisto á 1 mês... dizem que não consta nada nos sistemas, que caducou, etc..... agora querem que pague um valor base para vir o tecnico ver o ramal... já não sei o que fazer....
futsal78
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 07 ago 2014, 13:14

Re: Ramal

Mensagem por futsal78 »

Acha possivel tratar deste assunto através de outro fornecedor?
Ou terá sempre que passar primeiro pela edp?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode tratar da contratação de energia, com qualquer fornecedor de energia, mas se o assunto não estiver regularizado na EDP, nada feito.
Vá diretamente a um balcão da EDP com o Certificado da Certiel, e tente fazer o contrato de fornecimento de energia, se eles não o fizerem, peça esclarecimentos sobre o assunto, pois por telefone, essa situação nunca mais se vai resolver.
Se necessário faça reclamação por escrito, dirigida à EDP, deve fazer acompanhar a sua reclamação do Certificado da Certiel, e de eventuais faturas de energia, e do pagamento do ramal, de fotografias do Ramal/Portinhola/Contador, etc.
Ou então reclamar junto do Provedor do Cliente da EDP, aqui fica o link:
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 6100,d.bGQ

futsal78 Escreveu:Acha possivel tratar deste assunto através de outro fornecedor?
Ou terá sempre que passar primeiro pela edp?
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ramal

Mensagem por joaoosvaldo »

J.P. Escreveu:Boas ,

Numa rua onde todas os ramais sao aereos para todas as casas e nao havendo armario de distribuiçao posso pedir ramal subterraneo sendo que o poste mais proximo esta do meu lado da rua a 6 mets? Ficará muito mais caro do que se pedir aereo?


Obgd
cumps
O ponto de ligação com disponibilidade técnica pode não ser o apoio mais próximo, quem define o ponto com disponibilidade é a EDP Distribuição. Quanto a ser subterrânea se essa for a sua opção pode ser executado não há nada contra mas é um pouco mais caro de facto. Os preços das ligações são preços em €/m (isto para o Uso Partilhado e Uso Exclusivo; existem outras parcelas nomeadamente os serviços de ligação e a comparticipação nas redes).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Dúvidas”