Disjuntores

Responder
PaulinhoSoh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 19 fev 2014, 01:15

Disjuntores

Mensagem por PaulinhoSoh »

Boa noite,
Estou instalando um circuito elétrico para ar condicionado Split de 18000 BTU's e já tenho 2 disjuntores monopolares de 25A cada. Posso utilizar 1 para cada fase para proteção? Abraço.


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Os circuitos devem ser monofásicos e não bifásicos!!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Disjuntores

Mensagem por Mário »

Boas
PaulinhoSoh Escreveu:Boa noite,
Estou instalando um circuito elétrico para ar condicionado Split de 18000 BTU's e já tenho 2 disjuntores monopolares de 25A cada. Posso utilizar 1 para cada fase para proteção? Abraço.
Duzia12 Escreveu:Os circuitos devem ser monofásicos e não bifásicos!!
Não fazem a apresentação.
Não tem o perfil "profile" preenchido.
Nós temos que adivinhar qual o local da instalação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Texugoelectrico
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 04 fev 2009, 10:45
Localização: Santarém

Re: Disjuntores

Mensagem por Texugoelectrico »

Dois disjuntores, porquê? Duas fases, bifásico é isso?

Não percebo muito de AC mas parece-me que é a unidade emissora de ar que controla o condensador. Desta forma a alimentação deverá chegar ao controlador e deste deverá existir uma saída para o condensador (para lhe pedir o ar necessário).

Se não estou enganado também não estou a perceber o porquê de dois disjuntores, a não ser, lá está, se o circuito for bifásico mas ainda assim, nesse caso, deverá ser instalado um disjuntor bipolar e não dois em separado, correndo o risco de se perder uma fase ao disparar apenas um...

Como disse não sou expert na matéria mas parece-me que falta alguma informação.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Texugoelectrico Escreveu:Dois disjuntores, porquê? Duas fases, bifásico é isso?

Não percebo muito de AC mas parece-me que é a unidade emissora de ar que controla o condensador. Desta forma a alimentação deverá chegar ao controlador e deste deverá existir uma saída para o condensador (para lhe pedir o ar necessário).

Se não estou enganado também não estou a perceber o porquê de dois disjuntores, a não ser, lá está, se o circuito for bifásico mas ainda assim, nesse caso, deverá ser instalado um disjuntor bipolar e não dois em separado, correndo o risco de se perder uma fase ao disparar apenas um...

Como disse não sou expert na matéria mas parece-me que falta alguma informação.


Se precisa de duas fases deve levar dois circuitos separados senão só pode fazer contrato trifásico.
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Disjuntores

Mensagem por rebelocruz »

Boas

há equipamentos de ac multisplit em que a unidade exterior alimenta duas unidades interiores.
A alimentação é feita à unidade exterior a através com duas alimentações independentes monofásicas, 25A, e outra também, 10A, mono para o comando.
Por exemplo a 42 VKG da Daikini.
Cpt

Rebelo Cruz
Texugoelectrico
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 04 fev 2009, 10:45
Localização: Santarém

Re: Disjuntores

Mensagem por Texugoelectrico »

Duzia12 Escreveu:Se precisa de duas fases deve levar dois circuitos separados senão só pode fazer contrato trifásico.

Pela vocabulário parece-me que é brasileiro, pelo que admiti que se pudesse tratar de uma rede bifásica (por lá ainda se usa).

Mas é perfeitamente possível que sejam dois circuitos separados (um para o controlo e outro de potência para o condensador é isso?), ou então a ideia do "rebelocruz", disso já me apercebi em alguns casos, um só condensador com dois "ventiladores".

Em todo o caso é adivinhação:p
Avatar do Utilizador
vitor1997
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 07 mai 2013, 10:29
Localização: Portugal

Re: Disjuntores

Mensagem por vitor1997 »

voçe tem que ver que potencia e que o cirquito tem e calcular o cabo e a proteção ok


dempois ve se tem quenda de tensão inferior a 4%
Hapl
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 03 mar 2015, 09:00
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disjuntores

Mensagem por Hapl »

Num ar condicionado que tem o consumo maximo de 19,2A medidos. Que disjuntor devo usar?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Disjuntores

Mensagem por nelmindo »

Hapl Escreveu:Num ar condicionado que tem o consumo maximo de 19,2A medidos. Que disjuntor devo usar?
Para proteger o AC?
Se for para proteger o AC, é o fabricante que deve responder... se for para proteger a canalização que o alimenta, aí a conversa é outra...
Se a resposta "pender" para última opção, é preciso saber em que condições será feita a instalação da canalização.
Hapl
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 03 mar 2015, 09:00
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disjuntores

Mensagem por Hapl »

Boas, decidi utilizar um disjuntor de 20A.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Texugoelectrico Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Se precisa de duas fases deve levar dois circuitos separados senão só pode fazer contrato trifásico.

Pela vocabulário parece-me que é brasileiro, pelo que admiti que se pudesse tratar de uma rede bifásica (por lá ainda se usa).

Mas é perfeitamente possível que sejam dois circuitos separados (um para o controlo e outro de potência para o condensador é isso?), ou então a ideia do "rebelocruz", disso já me apercebi em alguns casos, um só condensador com dois "ventiladores".

Em todo o caso é adivinhação:p

Se houver circuitos bifásicos ou trifásicos já que em alguns fornos tem as 3 ligações possíveis, monofásico, bifásico e trifásico, o bifásico não sei se é autorizado, não pode o contrato ser monofásico, pois junta no neutro 15 ou 30 ou 45 A monofásicos 2,5 mm^2 com Iz =26 A

Esta é uma situação muito caricata na prática em escritórios que se faz a linha geral a 2,5 trifásico e as baixadas monofásico a 2,5 A e contratos de 6,9 KVA.---1x30 A

Este assunto já foi discutido aqui exaustivamente.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”