Telecontagem electricidade sem custos para consumidor

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4671
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Telecontagem electricidade sem custos para consumidor

Mensagem por admin »

Pinho: Telecontagem electricidade sem custos para consumidor

O ministro da Economia, Manuel Pinho, revelou hoje 18-01-2008 que o processo de introdução da telecontagem no fornecimento de energia eléctrica será feito de forma progressiva, assegurando que «não terá qualquer custo para os consumidores».

«É importante substituir os contadores (de energia eléctrica), mas só quando houver tecnologia segura e nunca sobrecarregando os consumidores», afirmou Manuel Pinho, numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo espanhol, Joan Clos, no âmbito da XXIII Cimeira Ibérica.

Segundo Manuel Pinho, «este é um passo que tem que ser dado com o cuidado necessário, à medida que a tecnologia se for desenvolvendo».

Os dois ministros assinaram hoje, em Braga, um acordo que representa «mais um passo» no caminho da concretização do Mercado Ibérico de Electricidade.

O acordo hoje assinado por Manuel Pinho e Joan Clos estabelece a fusão dos pólos português e espanhol, que ocorrerá três meses depois da ratificação do acordo, definindo ainda a estrutura societária, a nacionalidade e a rotatividade da presidência e da vice-presidência do operador ibérico, bem como os limites aos accionistas.

«Este é um marco importante nas relações entre os dois países ao nível da electricidade«, considerou Pinho, frisando que o mercado ibérico no sector »é uma realidade«.

Segundo o ministro, a criação deste mercado ibérico trouxe benefícios para os consumidores portugueses, que já tiveram »uma redução de 4,1 por cento nos custos da energia eléctrica«.

No mesmo sentido, Joan Clos salientou que este processo »já entrou em velocidade de cruzeiro«, considerando que »estão a ser cumpridos todos os passos previstos«.

Por outro lado, o ministro espanhol admitiu que a criação do Mercado Ibérico de Gás »não está tão avançado como o da electricidade«, considerando que a unificação regulamentadora entre os dois países é um passo »imprescindível« para o processo avançar.

Sobre este assunto, Manuel Pinho assegurou que »existe uma identidade estratégica entre os dois governos«, frisando que, se Portugal e Espanha, foram capazes de concretizar o mercado ibérico de energia »também o serão quanto ao gás«.

No quadro da Cimeira Ibérica que hoje começou em Braga, foi também assinado, na área económica, um protocolo entre o Centro para Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) e o Centro Tecnológico de Automotion de Galicia (CTAG).

Este acordo visa a concepção, desenvolvimento e produção de novas soluções de mobilidade sustentável para ambientes urbanos, de que é exemplo o projecto do 'carro verde'.
fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=314520


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”