Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ohmico »

Varejo Escreveu:Boas, na alimentação a um fogão trifásico com cabo 2.5mm temos por fase por exemplo 10A + 10 A + 10A = 30 A retorno pelo neutro 30A.
Ao passar para mono vamos ter a fase shuntada, vão passar na mesma fase dividida pelos 3 condutores 10A + 10A + 10A = 30A e no neutro vai dar na mesma o total de 30A, não percebo qual a diferença no caso do fogão, que dizem que pode arder!

p.s só falo na alimentação ao fogão existente!

Boas

era preciso que o fogão só consumisse esses tais 10A, mas o forno costuma estar associado ao mesmo circuito.

De qualquer modo, há um outro problema, que é não poder ter três circuitos monofásicos distintos, isto é com protecções independentes enfiados no mesmo tubo.

ohmico


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Duzia12 »

ohmico Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, na alimentação a um fogão trifásico com cabo 2.5mm temos por fase por exemplo 10A + 10 A + 10A = 30 A retorno pelo neutro 30A.
Ao passar para mono vamos ter a fase shuntada, vão passar na mesma fase dividida pelos 3 condutores 10A + 10A + 10A = 30A e no neutro vai dar na mesma o total de 30A, não percebo qual a diferença no caso do fogão, que dizem que pode arder!

p.s só falo na alimentação ao fogão existente!

Boas

era preciso que o fogão só consumisse esses tais 10A, mas o forno costuma estar associado ao mesmo circuito.

De qualquer modo, há um outro problema, que é não poder ter três circuitos monofásicos distintos, isto é com protecções independentes enfiados no mesmo tubo.

ohmico

O Varejo tá a ver mal se a alimentação fosse trifásica o fogão podia consumir 10 A +10 A+ 10 A , mas no Neutro não 30 A mas Zero (0) Ampéres se estiver equilibrado, no maximo 10 x raiz3 se for duas fases, nunca pondo em perigo os 2,5 mm^2 do Neutro.

Já no caso de 6.9 KVA mono o neutro mesmo a 2,5 pode ter 10+10+10= 30 A




......................by duzia12
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Varejo »

Boas, muitos fornos são trifásicos, mas nas "resistências" são monofásicos, apenas tem entrada trifásica!

p.s Apenas respondi ao seguimento do tópico, por se referir que no "fogão" ao passar de tri a "mono" podia arder o neutro!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
hoffman
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 19 mai 2011, 21:10
Localização: Almada

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por hoffman »

boas noites nao li a fundo o topico =P

mas neste momento para se fazer uma alteração de trifásico para mono dos 10,45 ( 15 amperes trifásico) para os 3,45 (15 amperes monos )
e necessário retirar o corte geral trifásico do quadro do cliente e por um corte monofasico, os técnicos da edp vao ao local e desligao as 2 saidas do contador o contador fica alimentado a trifásico com o R S T certo ( pelo menos na teoria ) e é desligado 2 fases ha saida do diferencial



comprimentos hoffman
ivancouras
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 03 mai 2009, 12:32

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ivancouras »

Viva!
Estou com um pedido de alteração na EDP de trif para mono em que me indicaram que só avançam para a alteração qd eu entregar uma Declaração de repartição de cargas devidamente assinada por um técnico credenciado.
Sendo eu Eng.º electrotécnico poderei ser eu a fazer essa declaração? Existe alguma minuta?
Se já alguem tiver feito alguma, agradeço uma ajuda.

Cumpt
Ivan

Os Homens da Luz Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

Este assunto já passou aqui pelo forum, mas é bom lembrar que têm sido feitas montes de alterações de trifásiico para monofásico sem tomar em consideração que nem sempre isso devia ser feito sem a devida alteração da instalação eléctrica.

Estou a referir-me a casos que conheço, de alterações executadas sem ter em atenção a circuitos trifásicos com neutro, (por exêmplo circuitos de fogão em instalações antigas), que com o shunt executado nas três fases na entrada, fazem com que o neutro fique subdimensionado.

Claro que como a EDP hoje está preocupada com a facturação de energia não quer saber das borradas que os subempreiteiros executam.

É evidente que para o diferencial não faz diferença nenhuma.

ohmico
A minha questão prendesse somente se o interruptor diferencial actua da mesma forma tendo 3 fases ou a mesma nos 3 pólos.
ivancouras
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 03 mai 2009, 12:32

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ivancouras »

Viva!
Estou com um pedido de alteração na EDP de trif para mono em que me indicaram que só avançam para a alteração qd eu entregar uma Declaração de repartição de cargas devidamente assinada por um técnico credenciado.
Sendo eu Eng.º electrotécnico poderei ser eu a fazer essa declaração? Existe alguma minuta?
Se já alguem tiver feito alguma, agradeço uma ajuda.

Cumpt
Ivan
nup
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 17 ago 2009, 09:36

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por nup »

Eu sou eltricista encartado e também me deparei agora com uma situação em que a EDP pede uma declaração.
Sei que posso fazer essa declaração, mas conhecem alguma minuta?

Cumprimentos
Nup
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por damon »

Boas,

A pedido do meu cliente alterei o quadro electrico de trifasico para monofasico. Entreguei lhe um termo de responsabilidade para agendar com a EDP está alteração.
O meu cliente disse me que a EDP pede uma "Declaração de repartição de cargas devidamente assinada por um técnico credenciado"
Isto é o que?
é só dizer que sim! verifiquei a repartição das cargas do edifício??
nup
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 17 ago 2009, 09:36

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por nup »

Já fiz alguns... Vai por email!
Dantes era o [email protected] mas agora acho que é outro, que ainda não usei, mas é o [email protected]
Basta identificarem-se, mandei sempre em anexo a carteira profissional, uma fatura do cliente e disse que verifiquei as cargas do edificio, e verifiquei mesmo... normalmente numa hora de cheio vejo a que tem menos carga e fica nessa...
nunoking
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 21 dez 2018, 11:52
Localização: Porto

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por nunoking »

Boas

Alguém consegue enviar uma minuta dessa declaração. Tb me estão a solicitar.

Obrigado
magic_maker
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 16 out 2008, 15:15
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por magic_maker »

Alguém tem uma minuta da declaração do diagrama de cargas da coluna para alterar de Tri para Mono ?
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por maxxis »

Boa noite,

Também estou a precisar desta declaração.

Alguém consegue a tal minuta?

E quanto à repartição de cargas vou deslocar-me ao prédio 10 vezes para analisar qual a fase que tem menos carga, como costumam fazer??


Obrigado e bom trabalho a todos!

NOTA: O email é este [email protected]
adalpt
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 02 set 2008, 11:07
Localização: Distrito Porto

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por adalpt »

Boa pessoal
alguem tem experiencia de ter conseguido alterar o sistema trifasico para mofasico com a declaração de distribuiçao de cargas falada?
Quem tem uma minuta que possa disponibilizar.?
obrigado
Olinda Branco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 24 ago 2021, 12:17
Localização: Portimão

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por Olinda Branco »

Não sei se posso colocar esta questão, mas preciso urgentemente de um eletricista credenciado que emita a dita declaração de repartição de cargas para enviar à E-redes. Sou de Portimão, já contactei vários electricistas e ninguém se quer responsabilizar. Estou neste impasse há 3 meses...
bmb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 28 dez 2021, 11:21
Localização: Setúbal

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por bmb »

Bom dia,
Algum dos caríssimos pode enviar uma minuta da distribuição de cargas?
Antecipadamente grato,
Bruno
Responder

Voltar para “Dúvidas”