É possiverl - Certiel
É possiverl - Certiel
É possivel deixar no muro de jardim fios condutores sem electricidade na inspecção da CERTIEL?
cpts,
cpts,
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 199 vezes
Re: É possiverl - Certiel
A instalação deverá estar completa, sob pena de ficar com uma não conformidade (de gravidade desconhecida)
É o mesmo que se passa, quando se colocam tubos vazios, do quadro até ao jardim.
É o mesmo que se passa, quando se colocam tubos vazios, do quadro até ao jardim.
Pode ser mais especifico?É possivel deixar no muro de jardim fios condutores sem electricidade na inspecção da CERTIEL?
A instalação deverá estar sem tensão aquando da inspecção, para que o inspector possa fazer as medições de isolamento, medir a terra e sua continuidade e verificar o que quiser verificar sem perigo.
Os circuitos no exterior não podem ser feitos a fio V mas sim em cabo dentro de tubos griz.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasvav Escreveu:Boas
então não se pode deixar tubagem, (vazia) de reserva?
Eu penso que sim, tal como por vezes deixamos tubagens de reserva para cima de tectos falsos, e até ao momento nenhum inspector levantou problemas.
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
Sim, os inspectores nunca classificaram isso como uma não conformidade. No entanto eles nas observações do relatório da inspecção que efectuaram, declaram que foram encontrados tubos de reserva num quadro de entrada (por exemplo).ENERGY Escreveu:Boasvav Escreveu:Boas
então não se pode deixar tubagem, (vazia) de reserva?
Eu penso que sim, tal como por vezes deixamos tubagens de reserva para cima de tectos falsos, e até ao momento nenhum inspector levantou problemas.
Cpts.
É necessário o instalador ter o medidor de resistência de terra para a vistoria ou é o inspector que leva o equipamento?
Obrigado.
Obrigado.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
É obrigatório,l como é que vai indicar o valor da terra, no pedido de inspeção, sem ter aparelho para medir a terra.
É obrigatório,l como é que vai indicar o valor da terra, no pedido de inspeção, sem ter aparelho para medir a terra.
david Escreveu:É necessário o instalador ter o medidor de resistência de terra para a vistoria ou é o inspector que leva o equipamento?
Obrigado.
Cpts.
Energy
Energy
Boas,
Eu compreendo, a minha questão era mais no sentido se o inspector aceita o valor medido por um medidor do electricista ou se trás um que esteja certificado e calibrado.
Obrigado
Eu compreendo, a minha questão era mais no sentido se o inspector aceita o valor medido por um medidor do electricista ou se trás um que esteja certificado e calibrado.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
Em caso de dúvida usam o deles, que costuma estar aferido/calibrado/certificado.david Escreveu:Boas,
Obrigado
Agora não se deve é ir com ela fiada de que eles trazem e deixar o nosso em casa...
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Geralmente o que é utilizado é o equipamento do Inspetor que é "XPTO" e basta ligar numa tomada para verificar todas as medições necessárias para a inspeção, o que pode dar erro é se por exp: quando se mediou a terra com o nosso equipamento o mais baratinho na para o efeito media 150 euros! para pedido da certificação, possa dar erro com a diferença do que se mediou na altura com a atual, devido a vários fatores do solo! e para isso o inspetor pede que se messa com o nosso equipamento para ver se existe diferença nos testes antes e depois! geralmente é necessário levar os aparelhos de medida necessários mesmo que não sejam utilizados! geralmente costumo colocar os vários aparelhos de medida junto entrada, para que o inspetor se for necessário peça algum para corrigir medidas.