Bomba para poço

Responder
pimpware
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 25 jul 2007, 20:20
Localização: Lisboa

Bomba para poço

Mensagem por pimpware »

Boas mais uma vez venho aqui fazer umas perguntas

Tenho uma bomba de água que já esteve a funcionar numa propriedade que foi vendida, agora queria montar a bomba mas por erro meu não tomei nota das caracteristicas das ligações electricas e também já não tenho o manual.

Em principio terei de ter um disjuntor no quadro e outro no local da bomba + 1 vareta de terra independente, certo ?

As minhas dúvidas são :

Que disjuntores usar ?
Qual a secção de fio ? 2.5 ?

Deixo aqui 2 fotos para terem uma ideia das caracteristicas:
IMG_1462.JPG
(1.51 MiB) Transferido 317 vezes
IMG_1465.JPG
(1.7 MiB) Transferido 318 vezes

Este é o disjuntor que estava anteriormente ligado, não sei se será o indicado :
IMG_1483.JPG
(1.56 MiB) Transferido 310 vezes


Obrigado desde já


Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Bomba para poço

Mensagem por Fernando »

Boas Noites

O "disjuntor" que mostras é apenas um Interruptor Diferencial para protecção contra defeitos de terra, podes associar-lhe um disjuntor de 6A para protecção do circuito, quanto ao cabo podes utilizar FVV de 3x1,5mm.

No entanto essa será a protecção mais barata, mas que acarreta alguns riscos

A instalação correcta deveria de ser com colocação de um Disjuntor Motor de 3 a 6 Amperes associado a um contacto auxiliar de disparo.

Por sua vez esse contacto auxiliar estaria ligado a uma sonda de nível (para o caso de falta de agua)

Desta forma o motor estava protegido contra sobrecargas, sub-aquecimento, e também a bomba ficaria salvaguardada contra o risco de gripar por falta de agua.

[[[]]]
pimpware
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 25 jul 2007, 20:20
Localização: Lisboa

Re: Bomba para poço

Mensagem por pimpware »

Seguindo a opção mais barata ...


Ponho o disjuntor de 6A no quadro( dentro de casa) + fio 1.5 que segue até ao poço (no terreno).

Aí ligo os fios ao diferencial que por sia vez vai tambem fazer a ligação com a vareta da terra, certo ?


cumps
Nefelim

Re: Bomba para poço

Mensagem por Nefelim »

Olá


Eu vou ver se encontro um esquema para montares, é só fazer uma pesquisa na internet, "Controlador de nível"
http://industrial.omron.pt/pt/products/ ... fault.html

Um abraço
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”