Condensador nas armaduras fluorescentes

Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Condensador nas armaduras fluorescentes

Mensagem por Electro_PT »

Saudações

Uma das coisas que me faz espécie é o seguinte:

- Nas armaduras fluorescentes duplas, sejam elas de 36 como de 58 Watts, num dos circuitos dessas armaduras normalmente existe um condensador entre o ponto de ligação de corrente e o balastro. Para que serve exactamente esse condensador? :shock:

É que já me deram tantas explicações diferentes que eu já não sei em que acreditar... :cry:

Desde já agradecendo a aula de teórica :wink:


Imagem
light
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 09 jan 2007, 16:35

Mensagem por light »

Pelo que descreves o condensador está em série com balastro certo?
Se sim penso que será para reduzir o arco eléctrico no interruptor.
Mas existe uma outro aplicação do condensador nas armaduras duplas, que é para acabar com o efeito estroboscópio, ou seja se não existrir condensador as duas lâmpadas vão cintilar ao mesmo tempo á frequência da rede (50Hz). mas um condensador em série com o balastro na saída deste para uma das lâmpadas, vai se conseguir que elas cintilem desfasadamente!
Esta cintilação não se nota, mas provoca muito cansaço visual!
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4667
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Nunca tinha pensado nisso sempre aprender :idea: :D
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

A explicação "mais lógica" que alguém alguma vez me foi dada seria que o condensador filtrava a corrente eléctrica...

Eu atribuia o cansaço visual mas na côr das fluorescentes (aquela de côr muito amarela que se usa em escritórios cujo número da côr não me lembro qual seja- será a 827?)
Imagem
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4667
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Eu trabalho com dois tipos de cor as brancas e as amarelas as brancas são as 840 e as amarelas realmente são as 827 . :wink:
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4667
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Eu conheço dois tipos de cores as 840 que são as brancas e essas tais amarelas que realmente são 827 :wink:
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

admin Escreveu:Eu conheço dois tipos de cores as 840 que são as brancas e essas tais amarelas que realmente são 827 :wink:
Na realidade eu sei que existem em fluorescentes 3 côres diferentes...

as 827 não são as tais super-amarelas que referia... (não me soube explicar)...

Se não estou em erro as:
- 827 são da côr da luz do dia (meias amareladas);
- 840 são brancas do tipo do branco do frigorífico (as minhas favoritas);
- as tais super-amarelas não sei o número delas (tenho de ver no catálogo da Philips na Segunda Feira lá no emprego);
Imagem
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4667
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Pois essas super-amarelas não sei realmente qual o numero de cor :oops:
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Mensagem por pauloviegas »

Na verdade a mais cores com aplicações especificas. por acaso ja repararam que nos talhos, peixarias, frutarias,etc quando os alimentos estao nas vitrines tem sempre muito bom aspecto e que depois em casa nem sempre é assim??? jogassse com a cor das lampadas................. qaumto ao condensador serve para eleiminar o efeito estroboescopico e para reduzir a quantidade de electricidade reactiva nas linhas de distribuição.
alarmixii
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 11 jan 2007, 21:33

Mensagem por alarmixii »

o light
tem razao serev para eveitar o efeito estroboscopico e tb para diminuir a reactiva narede

Abraços
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

alarmixii Escreveu:o light
tem razao serev para eveitar o efeito estroboscopico e tb para diminuir a reactiva narede

Abraços
Na verdade, em muitas armaduras fluorescentes com o condensador ligado em série, ao retirá-lo as lâmpadas ainda duram uns bons mesitos. Sim porque muitas das avarias em armaduras acabam por ser o condensador a dar o berro... :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Condensador nas armaduras fluorescentes

Mensagem por nelmindo »

Os condensadores têm 3 funcões, dependendo do seu tamanho (capacidade)
*Eliminar transitórios (para resolver problemas relacionados com pequenas cristas injectadas na rede por causa da faisca no arrancador. É conhecido pelo condensador para Supressão de Interferências Electromagnéticas. É o pequeno condensador que por vezes se apresenta do outro lado do ligador, onde efectuamos a alimentação da armadura.
*Corrigir o factor de potência, provocado pelo consumo de energia reactiva por parte do balastro, para o seu correcto funcionamento. O condensador vai "produzir" essa energia necessária localmente, evitando que esta passe pelos condutores, fazendo que tenhamos que sobredimensionar a instalação para prever esse acrescimo.
*Para diminiução do efeito estroboscópio, caso exista mais do que uma lâmpada no mesmo local de iluminação.

Um sitio onde isto estava bem explicado, era no sitio do fabricante de armaduras fluorescente IEA, de Águeda, mas parece que já não existe, na altura deste post.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Condensador nas armaduras fluorescentes

Mensagem por ecastro »

Em relação aos condensadores concordo com o colega Nelmindo, no que diz respeito ás cores das lampadas, as que eu coloco da Philips são as seguintes:
54-765 branco (as mais correntes)
840 branco intenso (para ambiente hospitalar por exemplo)
33-640 branco "amarelo"
Avatar do Utilizador
elect69
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 03 jan 2008, 19:14
Localização: Algarve

Re: Condensador nas armaduras fluorescentes

Mensagem por elect69 »

Oa condensadores nas armaduras fluorescentes sevem para duas funções

1º Quando instalados em série na alimentação servem para diminuir o efeito estroboscópio das lampadas
2º quando ligados em paralelo na alimentação servem para ajudar a compensar o factor de potencia da instalação isto quando á uma grade quantidade de armaduras instaladas
por isso se só tiverem 2 ou 3 armaduras instaladas podem retirar os condensadores da inatalação

Quanto ás cores da lampadas fluorescentes existen um senfim de cores que vão desde o branco (day light) até ao preto a famosa luz negra das dicotecas que realça o branco.
Podemos emcintrar no mercado a amrelo em várias tonalidades, o vermelho usado nas vitrines dos talhos igualmente em várias tonalidades, o verde usado nas frutarias para realçar as verduras
Enfim temos cores para todos os gostos e carteiras p+orque as cores mais expecificas sã tambem as mais caras podendo chegar a custar para mais de 50 euros cada, mas a instalação é a mormal balastro, arrancador etc ou então só o balastro electronico mas este não dó para todo o tipo de lampadas
Espero que isto vos ajude
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Condensador nas armaduras fluorescentes

Mensagem por ohmico »

elect69 Escreveu:Oa condensadores nas armaduras fluorescentes sevem para duas funções

1º Quando instalados em série na alimentação servem para diminuir o efeito estroboscópio das lampadas
2º quando ligados em paralelo na alimentação servem para ajudar a compensar o factor de potencia da instalação isto quando á uma grade quantidade de armaduras instaladas
por isso se só tiverem 2 ou 3 armaduras instaladas podem retirar os condensadores da inatalação
Não seria melhor confirmar essas afirmações..!

1- Os condensadores referidos ligados na alimetação da luminária, que tanto o podem ser em série como em paralelo, destinam-se à correcção do factor de potência. Os valores de capacidade é que não são os mesmos em ambos os casos.

2- A referida correcção deve ser efectuada em instalações comerciais ou industriais e obedece a regras (cálculos), não são instalados condensadores em quantidades "tipo pra´i...mais ou menos".

3- Não sei onde foram buscar essa da correcção do efeito estroboscópico com estes condensadores, mas... se calhar...

4- Para além dos condensadores já referidos são instalados outros, pelo fabricante, mas estes com a função de filtrar as chamadas "ondas parasitas", comuns a muitos outros equipamentos.

5- Penso que a empresa EEE em tempos distribuia uns manuais onde estas dúvidas poderiam ser tiradas. De qualquer modo, eles têm gabinete de apoio para os profissionais da área, assim como outras marcas.
Responder

Voltar para “Dúvidas”