Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema
- Mário
- Team Apoio

- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 222 vezes
Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema
Boas ze ganhao
Explica-me o teu desenho, porque não percebi nada.
Cump.
Mário
Explica-me o teu desenho, porque não percebi nada.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Caro sr, O "boneco" que fez não tem nada a haver com uma comutação de escada.Se procurar, neste tópico encontra o que pretende.No entanto vou-lhe mandar um esquema.
ze ganhao Escreveu:Boas, eu sou apenas um curioso na matéria e pergunto.
Será que assim também funciona o comutador de escada?
Desculpem o desenho mal feito, mas acho que dá para perceber...
cumprimentos e obrigada pelos esclarecimentos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Carissimos amigos peço desculpa por estar a intrometer-me mas aos botões não se ligam neutros só fazes e retornos ou seja voltas das lâmpadas. eu vou fazer o esquema multifilar e ponho cá para todos verem.
Abraços
Abraços
mais uma vez acho que não é preciso fazer o esquema o esquema que o amigo ferreira ai tem está corretissimo.
Abraços
Abraços
Obrigada Sr. Ferreira.
Mas a minha duvida continua.
Assim pelo esquema que mostra, pareçe-me que as lampadas ficam sempre acesas, não?
Cumprimentos e obrigada
Mas a minha duvida continua.
Assim pelo esquema que mostra, pareçe-me que as lampadas ficam sempre acesas, não?
Cumprimentos e obrigada
bem caro colega não estou a falar a favor do srº Ferreira mas as Lâmpadas não continuam sempre acesas não. o esquema esta bem feito, como se tem 2 comutadores de escada os 2 fios castanhos que lá estão a ir directos de botão para botão é para fazer o retorno da corrente.
Abraços
Zé Maurício
Abraços
Zé Maurício
Pronto!
Esclarecido Sr. Ze Mauricio.
Está desfeita a minha duvida.
Muito obrigada
cumprimentos
Esclarecido Sr. Ze Mauricio.
Está desfeita a minha duvida.
Muito obrigada
cumprimentos
- petite grenouille
- Faça a sua apresentação

- Registado: 03 dez 2008, 22:06
- Contacto:
Olá,
venho de descobrir este fórum, e este tópico recordou-me tempos mais antigos.
quando em 92/93 ou 93/94 estava a tirar o meu curso de eletricista aqui em Paris, tive um professor que nos lançou o mesmo desafio (ele chamou-lhe comutador de escadas chinês), tempos mais tarde tentei eu realizar o mesmo esquema e fazer a ligação para experiencia e não consegui, ficco agora contente por rever, embora como já fui repetido mais que uma vez, este tipo de ligação não é para utilisar
quanto ao funcionamento, para aqueles que tenham duvida, uma lampada para funcionar precisa de uma diferença de potencial, é o que acontece quando um comutador está sobre o neutro e o outro sobre a fase, ao contrário quando os dois comutadores se encontram sobre o mesmo potencial ( fase ou neutro ) a lampada não acende.
Um abraço
zézito
venho de descobrir este fórum, e este tópico recordou-me tempos mais antigos.
quando em 92/93 ou 93/94 estava a tirar o meu curso de eletricista aqui em Paris, tive um professor que nos lançou o mesmo desafio (ele chamou-lhe comutador de escadas chinês), tempos mais tarde tentei eu realizar o mesmo esquema e fazer a ligação para experiencia e não consegui, ficco agora contente por rever, embora como já fui repetido mais que uma vez, este tipo de ligação não é para utilisar
quanto ao funcionamento, para aqueles que tenham duvida, uma lampada para funcionar precisa de uma diferença de potencial, é o que acontece quando um comutador está sobre o neutro e o outro sobre a fase, ao contrário quando os dois comutadores se encontram sobre o mesmo potencial ( fase ou neutro ) a lampada não acende.
Um abraço
zézito
-
schurayy

- Registado: 07 abr 2008, 14:31
BOA! Peguei o problema um pouco atrasado mas já desfiz algumas ligações desta maneira
- nelmindo
- Team Apoio

- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 24 vezes
- Agradecimento recebido: 219 vezes
E que o dizem desta?
Por mim, eu uso a clássica. Condeno quem usa aquela, que o colega "petite grenouille" chama de comutação de escada chinêsa (mas funciona!!!).
Esta que apresento, funciona também mas não recomendo.
Esta que apresento, funciona também mas não recomendo.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
DarK|star|*

- Registado: 02 abr 2009, 19:43
Boa noite,
Caros amigos a terra apenas liga aos casquilhos das lampadas, que nem todas têm(como devem saber).
Tenhem que rever um pouco o que sabem, porque na comutação de escada o borno central de um comutador liga a faze e o do outro cumutador liga a lampada(s) e os restantes bornos ligam entre si, assim se faz uma comutação de escada eficiente.
Cmps
Caros amigos a terra apenas liga aos casquilhos das lampadas, que nem todas têm(como devem saber).
Tenhem que rever um pouco o que sabem, porque na comutação de escada o borno central de um comutador liga a faze e o do outro cumutador liga a lampada(s) e os restantes bornos ligam entre si, assim se faz uma comutação de escada eficiente.
Cmps
- Varejo
- Team Apoio

- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 24 vezes
Boas, desculpem desenterrar este tópico, mas já meti vários técnicos a fazerem esta comutação de escada com 3 fios e quase nenhum a resolveu!! 
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- patinhofeio
- Quadro de Honra

- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...
para fazer a comutação do post inicial com 4 fios(sem terra), basta fazer da forma correcta e usual. Alem do mais, se esse modo de ligações já não são permitidas, qual o interesse em matar a cabeça com esse problema? Podemos tentar matar a cabeça a pensar como produzir electricidade através do vento, através do sol, ou quem sabe, podemos também discutir como inventar a roda.(ironic)
Abraço e quando chegarem a uma conclusão quanto a isto, mandem publicar. Ainda entram no guiness.
para fazer a comutação do post inicial com 4 fios(sem terra), basta fazer da forma correcta e usual. Alem do mais, se esse modo de ligações já não são permitidas, qual o interesse em matar a cabeça com esse problema? Podemos tentar matar a cabeça a pensar como produzir electricidade através do vento, através do sol, ou quem sabe, podemos também discutir como inventar a roda.(ironic)
Abraço e quando chegarem a uma conclusão quanto a isto, mandem publicar. Ainda entram no guiness.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- Varejo
- Team Apoio

- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 24 vezes
O esquema inicial é que só podem passar 3 fios(sem terra) entre caixas, como tal é uma "comutação de escada" com 3 fios e não 4, ai é que o é problema de a colocarem a funcionar só com 3 fios!
não se pode fazer, mas funciona!
não se pode fazer, mas funciona!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!