Certificação gases fluorados

Responder
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mestreclima »

corvo Escreveu:viva,
estou para ir a exame e tenho duvidas sobre como retirar todo o fluido do recuperador. No fim de repor o fluido no grupo compressor, o fluido que fica no recuperador tenho-o colocado no grupo através de várias purgas(rodando o botão de recolha par 3/4) mas essa operação requer algum tempo. haverá maneira mais rápida de fazer essa operação?
Boas, se tem acesso ao anexo podes ver que tiras o fluido e este entra na garrafa pela valvula de gas , e como vais repor o mesmo não tens que tirar as mangueiras e como já foi referido só tens que perguntar se podes levar o grupo a vacuo. Levando a vacuo tanto o fluido da garrafa como o resto da maquina vão para o grupo compressor.
Cump.

Rochinha
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Mensagem por Mestreclima »

Mestreclima Escreveu:
corvo Escreveu:viva,
estou para ir a exame e tenho duvidas sobre como retirar todo o fluido do recuperador. No fim de repor o fluido no grupo compressor, o fluido que fica no recuperador tenho-o colocado no grupo através de várias purgas(rodando o botão de recolha par 3/4) mas essa operação requer algum tempo. haverá maneira mais rápida de fazer essa operação?
Boas, se tem acesso ao anexo podes ver que tiras o fluido e este entra na garrafa pela valvula de gas , e como vais repor o mesmo não tens que tirar as mangueiras e como já foi referido só tens que perguntar se podes levar o grupo a vacuo. Levando a vacuo tanto o fluido da garrafa como o resto da maquina vão para o grupo compressor.
Confirma sempre se a garrafa tem gas (após vacuo das mangueiras), dica: vais fazer relatorio de tudo o que fizes-te incluindo registar fluido que tiras-te e o que metes-te, menciona que entrou mais 20 ou 30 gramas que aquele que tiras-te.
Cump.

Rochinha
corvo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 set 2013, 16:24

Mensagem por corvo »

mestreclima obrigado pela dica mas infelizmente não tenho acesso ao anexo que enviaste(sou novo no forum) em todo o caso vou fazer experiências na oficina a ver se consigo chegar ao que explicaste
115
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 out 2013, 11:36

Mensagem por 115 »

Bom dia
Seguem em anexo alguns ficheiros que poderão ser uteis para quem esteja em processo de certificação de manuseamento de gases fluorados.
Trata-se do meu resumo para o exame teórico e dois esquemas de montagem do sistema 6 mangueiras, um com instruções e outro sem.
Sei que não têm toda a informação, mas para mim serviu perfeitamente.
Espero que ajude.
Esquema montagem.pdf
Esquema montagem1.pdf
Resumo exame DL 56.pdf
Promax RG5410A-E (Manual) PT.pdf
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Instalador81
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 out 2013, 15:05

Mensagem por Instalador81 »

Eu cá fui fazer uma formação de preparação para o exame na Ixus, uma empresa de formação no Porto, gostei bastante, os formadores estão por dentro do que sai nos exames. Cheguei a Centerm e foi 5 estrelas.
Duti
Curioso
Curioso
Registado: 21 out 2013, 23:54

Mensagem por Duti »

Tem muito por aqui que se espelha e bem na realidade deste pais.

Impelis-mente a vida por cá e dos espertos, não dos honestos.

Já agora achei interessante esse teste do óleo, alguém tem uma imagem da ligação da mangueiras.

tem um amigo meu que fala disso e diz que é o pior teste que la fazem e o mais importante na nota.

Duti
Spinosa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 out 2013, 16:38

Mensagem por Spinosa »

Já fiz o exame de CAT I para os F Gases. Não foi fácil. Logo ainda estou não apto. O meu exame foi dos mais dificeis entre aqueles que lá foram. Aviso os exames não são todos iguais. Mas o "base" é o mesmo. A recuperação do Oléo é a prova mais critica e mais pontuada. Com mais tempo irei aqui colocar step by step o que fiz no exame.

Tenho apontamentos que posso disponiblizar, caso queiram.

Abraço, e boa sorte a quem lá vai.
Duti
Curioso
Curioso

Mensagem por Duti »

Não é fácil mesmo, tendo em conta que eles fazem muito para chumbar quem la vai.

Já escutei historias muito complicadas, casos até de alguém que burlou o sistema.
É o que eles querem, dinheiro e mais nada.

São pessoas muito frias, calculistas e sem escrupuloso.

E a arte é que paga.

Quem la vai tem que ficar muito na sua, fazer somente o que eles querem e não falar muito com eles.
Pois o que diz ou faz, por mais humilde que seja pode ser arma para vos chumbarem.

Este pais assim não cresce afunda.
Duti
Curioso
Curioso

Mensagem por Duti »

corvo Escreveu:mestreclima obrigado pela dica mas infelizmente não tenho acesso ao anexo que enviaste(sou novo no forum) em todo o caso vou fazer experiências na oficina a ver se consigo chegar ao que explicaste
Se precisares de ajuda envia-me PM

Fica bem.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
ISQ, está a dar curso de preparação para esses exames
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cpts.
Energy
Spinosa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 out 2013, 16:38

Mensagem por Spinosa »

ENERGY Escreveu:Boas
ISQ, está a dar curso de preparação para esses exames
Tirei lá o meu curso de preparação com o Sr. Isac Novo. Gostei, faltou um bocadinho mais de pratica!
José Costa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jul 2008, 09:03

Mensagem por José Costa »

Spinosa Escreveu:Já fiz o exame de CAT I para os F Gases. Não foi fácil. Logo ainda estou não apto. O meu exame foi dos mais dificeis entre aqueles que lá foram. Aviso os exames não são todos iguais. Mas o "base" é o mesmo. A recuperação do Oléo é a prova mais critica e mais pontuada. Com mais tempo irei aqui colocar step by step o que fiz no exame.

Tenho apontamentos que posso disponiblizar, caso queiram.

Abraço, e boa sorte a quem lá vai.

Bom dia,

sou novo na comunidade, e pelo que tenho lido, acho muito interessante a ideia da partilha.
Vou realizar em breve o exame para os fluidos fluorados, se fosse possível disponibilizarem os pdf e os apontamentos, agradecia, quando acabar o exame, vou tentar fazer um resumo e post aqui

Obrigado a todos
José Costa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jul 2008, 09:03

Mensagem por José Costa »

115 Escreveu:Bom dia
Seguem em anexo alguns ficheiros que poderão ser uteis para quem esteja em processo de certificação de manuseamento de gases fluorados.
Trata-se do meu resumo para o exame teórico e dois esquemas de montagem do sistema 6 mangueiras, um com instruções e outro sem.
Espero que ajude.
Esquema montagem.pdf
Esquema montagem1.pdf
Resumo exame DL 56.pdf

Bom dia, como é possível aceder a toda essa informação?

Obrigado pela informação
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 213 vezes

Mensagem por nelmindo »

José Costa Escreveu:
115 Escreveu:Bom dia
Espero que ajude.
Esquema montagem.pdf
Esquema montagem1.pdf
Resumo exame DL 56.pdf

Bom dia, como é possível aceder a toda essa informação?

Obrigado pela informação
Bem, para ter acesso a toda informação precisa de ser um participante assiduo (ou "forista" como já aqui foi discutido...).
Faça a sua apresenação como manda as regras e se mesmo assim tem muita pressa, fale com o admin. para o desbloquear.
corvo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 set 2013, 16:24

Mensagem por corvo »

boas amigos é só para informar que já sou certificado em gases fluorados, não teria conseguido sem a vossa ajuda.
no exame de facto saiu os temas que já foram mencionados e daquilo que eu vi lá o exame é mais vocacionado para a refrigeração... a malta do avac vai ter mais dificuldades.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”